ESECB - Dissertações de Mestrado
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- Do diálogo ao dialogismo na obra de Camilo Castelo BrancoPublication . Santos, Maria EduardaO presente estudo configura uma análise da narrativa de Camilo Castelo Branco segundo a perspectiva de uma atitude intrínseca ao texto, o diálogo, caracteristicamente enunciativo e estabelecido entre três entidades: o autor, o herói e o leitor. Deste modo se constitui uma polifonia especificamente camiliana que propicia uma relação dialógica intratextual, inerente às produções ficcionais do autor, e intertextual, ligando essas mesmas ficções a outros textos elaborados pela Literatura, pela História e pela Cultura.
- A criança no romance de Charles Dickens : contributo para o estudo da literatura infantil e juvenilPublication . Morgado, Margarida; Pina, Alvaro Luís AntunesA dissertação retoma um tema da vasta bibliografia dickensiana: o estudo da criança em Dickens, repensando-o no quadro da literatura infantil. O trabalho resulta num levantamento de possibilidades e perspetivas deixadas em aberto pelo romance dickensiano para a literatura infantil. O estudo explora modos de representação da criança no romance de Dickens, insistindo na sua variedade, qualidade e na profunda reflexão sobre o tema que lhes está subjacente, procurando demosntrar uma presença fundamental da literatura inglesa em meados do século XIX directamente influenciadora do modo de pensar a criança em termos literários, este por sua vez indissociável do contexto de progressiva autonomização da literatura infantil a partir das décadas centrais de oitocentos.
- A variabilidade dos comportamentos de ensino do professor de educação física : estudos longitudinais em níveis de ensino diferentes numa perspectiva de análise multidisciplinarPublication . Petrica, JoãoEsta pesquisa tem como objectivo fundamental o estudo da variabilidade intra-individual dos comportamentos de ensino do professor de Educação Física, encarados de uma perspectiva multidimensional relacionada com a gestão do tempo de aula, com as situações de ensino, com os comportamentos e com a promoção da actividade motora, em função da leccionação das modalidades desportivas ginástica, atletismo, voleibol e basquetebol.
- Contribuição para o estudo de construções nominais predicativas com o verbo-suporte fazerPublication . Brunheta, VírgíniaO objectivo deste trabalho consistiu no levantamento e estudo extensional dos nomes predicativos que se constroem com o verbo-suporte Fazer e na análise e descrição das características lexicais e sintácticas dessas construções nominais predicativas. Este estudo insere-se no quadro teórico do Léxico-Gramática, baseado na gramática de operadores de Z.S. Harris. Partiu-se do pressuposto de que existem numerosos substantivos que, tal como os verbos e os adjectivos, devem ser considerados como operadores que se constroem com um determinado número e tipo de argumentos, isto é, como predicados que têm sujeitos e complementos: são verdadeiros predicados semânticos e sintácticos exercendo funções construtoras. A recolha dos dados seguiu duas vertentes: listámos os nomes resultantes da nominalização de verbos e adjectivos, em que o suporte da nominalização é o verbo Fazer, os V-n, e simultaneamente recolhemos os nomes que, embora não obedecendo àquele critério, possuem as características que fazem de um nome autónomo um nome predicativo construído com o verbo-suporte Fazer : os N. Recenseámos 678 nomes que foram distribuídos por 7 Tábuas. Toda a base deste estudo foi, pois, constituída pelas listas dos nomes que, construídos com o Vsup Fazer são realmente frases simples, podendo constituir entradas lexicais, e que distinguimos das outras expressões que são frases mais complexas que põem em jogo duas frases simples pelo menos, ou um operador sobre uma frase simples. Em conclusão, pensamos ter dado, com este trabalho, o nosso modesto contributo para a elaboração de um léxico-gramática do português.
- Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades.Publication . Mesquita, HelenaA educação de crianças com necessidades educativas especiais tem sofrido algumas mudanças ao longo dos tempos. A partir da década de 70 as mudanças em Educação Especial direccionam-se no sentido de uma progressiva integração da criança com necessidades educativas especiais na escola regular. Neste processo o professor do ensino regular tem um papel importante, na medida em que este se confrontará cada vez mais com crianças com necessidades na sua sala de aula, o que o leva também a confrontar-se com metodologias diferentes, novas técnicas de trabalho e diferentes estratégias, daí que ele tenha que estar consciente do seu papel e da sua função. O sistema pretende proporcionar aos futuros professores, logo na sua formação inicial, uma sensibilização às necessidades educativas especiais, para que possam desempenhar melhor o seu papel. Assim, o presente trabalho de investigação procurou analisar se as opiniões sobre a formação inicial de professores em necessidades educativas especiais, coincidem entre professores que são responsáveis por essa formação e professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. O instrumento utilizado para recolher a opinião dos professores foi o questionário, tendo sido construído a partir de entrevistas e da análise da literatura. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto à ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos. A investigação termina deixando registadas algumas recomendações/sugestões para alterações curriculares.
- A corrosão metálica e o ensino da químicaPublication . Tomás, HelenaA presente dissertação versa o tema da corrosão metálica e está organizada em quatro capítulos. Após prévia consideração da importância económica da corrosão e das suas implicações técnicas e sociais (capítulo I), são apresentados, no capítulo II, os resultados de um estudo empírico realizado com o objectivo de se conhecer o que os alunos dos ensinos básico e secundário entendem por corrosão metálica. Seguidamente, no capítulo III, apresenta-se um texto sobre corrosão metálica dirigido a alunos do 12º ano de escolaridade. Este texto, que inclui leituras complementares, actividades experimentais, questões e um glossário, pretende contribuir para colmatar a ausência de literatura específica para alunos deste nível de escolaridade. O último capítulo da dissertação é inteiramente consagrado à identificação dos produtos de corrosão atmosférica do cobre e do alumínio. Após revisão bibliográfica do estado de conhecimento da corrosão atmosférica desses dois metais, apresentam-se os resultados da investigação realizada, ao nível do laboratório, com amostras expostas um, dois, três e quatro anos em três estações de ensaio portuguesas, com diferentes condições climáticas e de contaminação atmosférica. As técnicas utilizadas na identificação dos produtos de corrosão dos dois metais foram a espectrometria de absorção no infravermelho com transformada de Fourier e a difractometria de raios X.
- O vídeo como recurso didáctico para a identificação e desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática durante a resolução de problemasPublication . Afonso, PauloO presente estudo, de tipo exploratório, pretende analisar se o registo vídeo permite o desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de Matemática do Segundo Ciclo do Ensino Básico, aquando da resolução de problemas. O estudo principal desenrolou-se num período de onze sessões com a duração de hora e meia cada, no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, disciplina esta, na qual é docente o autor deste estudo e onde a temática da resolução de problemas constitui o foco central do programa curricular. Os participantes do estudo foram dezoito alunos do segundo ano do curso de Professores do Ensino Básico, Variante de Matemática e Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Formaram-se dois tipos de grupos de trabalho com nove sujeitos cada, sendo um deles (filmado) o grupo tipo experimental e o outro (não filmado) o grupo tipo controlo. As onze sessões de trabalho foram repartidas por quatro fases, sendo a primeira e a última de resolução livre de problemas de processo, seleccionados aleatoriamente de um bateria de problemas deste tipo; a segunda fase consistiu na leccionação dos conteúdos relacionados com a temática da resolução de problemas. Nesta fase fora resolvidos problemas de processo semelhantes aos da primeira fase, em termos das estratégias mais adequadas à sua resolução; a terceira fase consistiu em colocarmos os grupos filmados num processo de autoscopia, bem como de observação crítica das cópias dos registos escritos dos problemas que não haviam resolvido correctamente na primeira fase do estudo. Os grupos não filmados foram somente submetidos à observação dos registos escritos desses mesmos problemas, com o intuito de os analisarem e criticarem. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos, das respostas ao questionário metacognitivo e dos registos vídeo, atendendo às quatro categorias sugeridas pelo modelo de Lester (1985) – “orientação”,”organização”, “execução” e “verificação”. No caso dos registos escritos, os dados foram analisados recorrendo-se à escala holística focada, traduzida e adaptada, de Charles e al. (1987). No questionário, as respostas foram analisadas individualmente. Atendendo à frequência de respostas, assim rotulámos os sujeitos em “pouco”, ”medianamente” e “frequentemente” metacognitivos. No caso dos registos vídeo, os dados foram analisados através da grelha de análise, traduzida e adaptada, de Buchanan (1987). Os resultados obtidos, relacionados com as quatro categorias do modelo de Lester (1985), apontam para a confirmação de alguns aspectos relatados na literatura relativa a esta área da metacognição. Em termos gerais, quer os participantes dos grupos filmados, quer os dos grupos não filmados desenvolveram a sua capacidade de reflectirem sobre o seu próprio pensamento. Destacamos ainda que os participantes dos grupos filmados indiciaram ter estado mais vezes envolvidos em processos metacognitivos do que os dos grupos não filmados. Na maioria destes sujeitos filmados houve um aumento da tomada de consciência da metacognição utilizada, isto é, a relação entre a reflexão sobre a acção e a reflexão na acção passou a ser mais estreita. Os resultados sugerem, pois, que é possível o registo vídeo ter estado na base desta melhoria metacognitiva que ocorreu com os participantes dos grupos filmados. Apontam-se sugestões a ter em conta em investigações futuras do mesmo tipo. Pensamos que este estudo pode ser um contributo para a formação de futuros professores de Matemática em que se privilegia o “pensar sobre o pensar”, recorrendo-se ao registo vídeo.
- A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxisPublication . Abrantes, ManuelaCom o presente estudo pretendeu-se demonstrar a importância da análise da linguagem da sala de aula, realizada pelos próprios professores, e o seu papel no desenvolvimento profissional dos mesmos. Procurámos desenvolver, em professores, em professores acompanhantes da prática pedagógica de auto-observação e reflexão e reflexão, conducentes a uma melhoria das suas práticas. Para tal, centrámos o nosso estudo na clareza da linguagem utilizada para dar instruções aquando da organização de tarefas. Foram gravadas aulas de 6 professores e transcritas pela investigadora m48 instruções, com a finalidade de delas posteriormente uma análise detalhada. Esta análise foi feita pelas próprias professoras e pela investigadora em momentos distintos do processo. Os alunos responderam também a um curto questionário sobre a clareza das instruções dadas pelas suas professoras. Realizaram-se três sessões de formação em diferentes momentos do desenvolvimento do projecto, orientadas pela investigadora, mas sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo. Terminado o estudo, estamos convictos de que uma auto-observação crítica dos contextos de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores reflexivos.
- Caracterização de contextos educativos pré-escolares: o caso do sistema público no concelho de Castelo BrancoPublication . Pereira, Maria José Pinto Infante LopesNa valorização dos direitos da criança face às constantes mudanças operadas no seio familiar e no papel que a educação Pré-Escolar (EPE) pode exercer como alternativa educativa de qualidade, em co-responsabilidade com os pais, residem os pressupostos deste estudo. Acreditando que a melhor opção para a criança pode ser fornecida através do sistema público pré-escolar assumido pelo Estado, caracteriza-se a sua actual situação considerada, pela generalidade dos teóricos, profissionais e outros elementos da comunidade educativa, relativamente aos objectivos que se propunha atingir aquando da sua criação. Através da metodologia de estudo de caso, identificam-se características dos Jardins de Infância da Rede Pública do Ministério da educação no Concelho de Castelo Branco e procede-se igualmente ao levantamento de problemas actuais, de acordo com a opinião de vários elementos da comunidade educativa. Descrita a singularidade dos resultados, chegamos a algumas conclusões demonstrativas das problemáticas vividas no seio deste sector educativo, designadamente no que respeita às responsabilidades do Ministério da Educação, cujas ausências operativas são sentidas e denunciadas pelos sujeitos da investigação e à necessidade de reformulação de aspectos relativos ao seu funcionamento, por forma a conciliar os interesses das famílias, das crianças e de outros elementos da comunidade educativa, salvaguardando os direitos dos educadores de infância.
- A supervisão da prática pedagógica - uma prática reflexivaPublication . Maia, Maria de Fátima Nunes Correia GalvãoElaborámos um estudo exploratório e descritivo, com características de estudo de caso, que tem como objectivos conhecer as representações dos formandos da Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) sobre o processo de supervisão, caracterizar o tipo de supervisão efectuado na ESECB e identificar algumas atitudes dos formandos face ao processo de supervisão. Os instrumentos de recolha de dados, questionário e entrevista, foram aplicados a uma amostra seleccionada pela técnica de amostragem aleatória simples, constituída por 50 formandos finalistas (4º Ano) dos vários cursos de formação inicial para o 2º ciclo do ensino básico da ESECB, sendo 10 pertencente a cada curso. A informação recolhida foi submetida a diferente tratamento. Para analisar as respostas às perguntas fechadas do questionário, efectuámos tabelas de frequência, tendo as respostas às perguntas abertas, assim como as entrevistas, sido analisadas através da análise de conteúdo. O estudo permite-nos concluir que o processo de supervisão da prática pedagógica da ESECB assume já alguns contornos do modelo de supervisão clínica, centrado em estratégias baseadas na análise, reflexão e interpretação da própria actividade prática dos formandos. As relações interpessoais que se estabeleceram entre os formandos e os supervisores no decorrer da prática pedagógica foram essencialmente de colaboração. No entanto, a generalidade dos inquiridos considera o insuficiente número de horas observadas pelo supervisor, a falta de articulação entre os supervisores e os professores cooperantes e consequente falta de aferição de critérios entre ambos, como alguns dos pontos mais críticos da organização da prática pedagógica nesta instituição.