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A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis

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Abstract(s)

Com o presente estudo pretendeu-se demonstrar a importância da análise da linguagem da sala de aula, realizada pelos próprios professores, e o seu papel no desenvolvimento profissional dos mesmos. Procurámos desenvolver, em professores, em professores acompanhantes da prática pedagógica de auto-observação e reflexão e reflexão, conducentes a uma melhoria das suas práticas. Para tal, centrámos o nosso estudo na clareza da linguagem utilizada para dar instruções aquando da organização de tarefas. Foram gravadas aulas de 6 professores e transcritas pela investigadora m48 instruções, com a finalidade de delas posteriormente uma análise detalhada. Esta análise foi feita pelas próprias professoras e pela investigadora em momentos distintos do processo. Os alunos responderam também a um curto questionário sobre a clareza das instruções dadas pelas suas professoras. Realizaram-se três sessões de formação em diferentes momentos do desenvolvimento do projecto, orientadas pela investigadora, mas sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo. Terminado o estudo, estamos convictos de que uma auto-observação crítica dos contextos de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores reflexivos.

Description

Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão. Área de especialização: Língua estrangeira/inglês, apresentada à Universidade de Aveiro.

Keywords

Instruções na sala de aula Clareza das instruções Reflexão Desenvolvimento profissional

Citation

ABRANTES, Maria Manuela Cravo Branco Prata (1996) - A Clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis. Aveiro. Universidade de Aveiro. 313 f. Dissertação de Mestrado.

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