Publication
A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
dc.contributor.author | Abrantes, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2011-10-20T10:25:48Z | |
dc.date.available | 2011-10-20T10:25:48Z | |
dc.date.issued | 1996 | |
dc.description | Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão. Área de especialização: Língua estrangeira/inglês, apresentada à Universidade de Aveiro. | por |
dc.description.abstract | Com o presente estudo pretendeu-se demonstrar a importância da análise da linguagem da sala de aula, realizada pelos próprios professores, e o seu papel no desenvolvimento profissional dos mesmos. Procurámos desenvolver, em professores, em professores acompanhantes da prática pedagógica de auto-observação e reflexão e reflexão, conducentes a uma melhoria das suas práticas. Para tal, centrámos o nosso estudo na clareza da linguagem utilizada para dar instruções aquando da organização de tarefas. Foram gravadas aulas de 6 professores e transcritas pela investigadora m48 instruções, com a finalidade de delas posteriormente uma análise detalhada. Esta análise foi feita pelas próprias professoras e pela investigadora em momentos distintos do processo. Os alunos responderam também a um curto questionário sobre a clareza das instruções dadas pelas suas professoras. Realizaram-se três sessões de formação em diferentes momentos do desenvolvimento do projecto, orientadas pela investigadora, mas sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo. Terminado o estudo, estamos convictos de que uma auto-observação crítica dos contextos de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores reflexivos. | por |
dc.identifier.citation | ABRANTES, Maria Manuela Cravo Branco Prata (1996) - A Clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis. Aveiro. Universidade de Aveiro. 313 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/864 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Instruções na sala de aula | por |
dc.subject | Clareza das instruções | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.title | A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 313 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |