ESECB - Dissertações de Mestrado
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- À descoberta da matemática no meio localPublication . Marques, Jessica das Neves; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.
- À descoberta das ciências no Jardim do Paço : Interacções dos contextos formais e não formais para a aprendizagem das ciências no 1.º CEB : relatório de estágioPublication . Martins, Maria Helena dos SantosResulta, este Relatório de Estágio, da acção educativa desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Na 1ª Parte, descrevem-se as diversas fases da Prática Pedagógica (observação, trabalho de grupo e trabalho individual) visando o conhecimento do contexto educativo bem como a planificação semanal de actividades educativas, tendo subjacente a reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Integrado na Prática Pedagógica, desenvolveu-se um Projecto de Investigação que teve como objectivos construir e validar recursos didácticos para a aprendizagem não formal no Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco e reflectir sobre o contributo da interacção entre dois contextos, um não formal (Jardim do Paço) e outro formal (sala de aula) e que se apresenta na 2ª Parte deste Relatório de Estágio. Assumindo a importância que os espaços não formais desempenham na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Salientam-se os aspectos decorrentes da realização de actividades em contexto não formal e a sua implicação para o desenvolvimento curricular e a aprendizagem dos alunos. O estudo, de natureza qualitativa, assumiu uma metodologia de Investigação-Acção em contexto educacional e assentou no pressuposto do professor como investigador da sua prática, numa atitude de reflexão constante, tendo em vista a melhoria da acção educativa e o seu desenvolvimento profissional. A concretização da Investigação permitiu concluir do inequívoco contributo das actividades práticas/experimentais realizadas no Jardim do Paço para a promoção de aprendizagens de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico, relevando a pertinência da utilização dos espaços não formais para proporcionar aos alunos experiências educativas activas e integradoras das várias áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Abandono escolar : Políticas e Práticas na Guiné-BissauPublication . Cunha , João Domingos da; Lemos, Válter VictorinoEsta dissertação discute o tema de abandono escolar na Guine -Bissau, com destaque para a compreensão do processo histo rico da educação dividido em três fases: pré-colonial, colonial e pós-colonial. Concomitantemente, refletir sobre políticas educativas que esta o em vigor e a forma como as mesmas são articuladas para proporcionar melhorias dentro sistema educativo guineense. As taxas de abandono escolar que ainda se encontram sem respostas adequadas impelem as investigações que possam somar aos esforços atuais para a minimização do fenómeno que afeta negativamente o progresso social, político e económico da Guine -Bissau. Diante disso, a investigação vai procurar encontrar explicações sobre as causas do abandono escolar, a forma como as políticas educativas te m sido executadas olhando, por conseguinte, aos progressos e retrocessos verificados ao longo dos anos. Procurar-se-á, naturalmente, analisar o reflexo da conjuntura social, ou seja, de que forma e que os conflitos sistema ticos contribuem na obstrução dos resultados positivos dentro do sistema. E, a partir dessa realidade, convocar a contribuição de diferentes agentes educativos sobre as suas vivências, conhecimentos e ideias relativamente as políticas que devem ser implementadas para que o fenómeno de abandono escolar possa ser reduzido. A metodologia elegida para esta investigação e o estudo de caso, uma perspetiva metodológica que se considerou aplicável a este trabalho. E uma investigação qualitativa e, a obtenção de dados vai ser através das entrevistas com diversos agentes educativos, desde professores, alunos, pais e técnicos da educação.
- Abordagem escolar sobre os consumos de substâncias psicoativas no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco: estudo de casoPublication . Morgado, Joana Isabel Diogo; Santos, Domingos Fernando da CunhaEste trabalho de projeto enquadra-se no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar. O objetivo fundamental decorre da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o modo como a questão do consumo de substâncias psicoativas é abordado em contexto escolar. O trabalho foi centrado no estudo de caso do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, focando duas turmas do ensino secundário dos cursos profissionais, um total de vinte e oito alunos. Metodologicamente, recorreu a análise documental, à aplicação de instrumentos de inquirição (inquérito por questionário aos alunos e as respetivas diretoras de turma e entrevistas semiestruturadas aplicadas à Assistente Social do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e à Assistente Social do Centro de Respostas Integradas). Os resultados deixou perceber que esta questão do consumo de substâncias psicoativas é, ainda, um assunto menor nas estratégias escolares, o que não poderá deixar de ser alvo de preocupação de decisões de políticas educativas. O projeto apresentado visou colmatar essas lacunas, definindo um conflito diverso de atividades , que pretendiam suscitar a participação ativa dos alunos e a discussão desta problemática em contexto escolar.
- O abstrato das ciências e matemática no concreto da arte : relatório de estágioPublication . Antunes, Luzia Maria Vilela; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daA elaboração deste Relatório de Estágio resultou de todo o trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Pedagógicas Supervisionadas (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Na primeira parte do documento descrevemos os princípios orientadores da ação e apresentamos um conjunto de situações de ensino e aprendizagem planeadas e implementadas ao longo de ambas as PES, acompanhadas de uma reflexão crítica sobre a prática de ensino desenvolvida. A segunda parte é dedicada à investigação que desenvolvemos no âmbito da PES em 1.º CEB. Neste âmbito, propusemo-nos promover no 4.º ano a educação em ciências e matemática pela arte, baseada numa metodologia que proporcione a inspiração, motive a expressão dos sentimentos, estimule a criatividade, promova a visão científica e, por conseguinte, desperte uma evolução para o pensamento abstrato. A investigação inseriu-se na problemática da interação entre os contextos de educação formal e não formal para a promoção de aprendizagens de âmbito curricular através da exploração de conexões naturais da ciência e da matemática com a arte. Para tal, apostámos na promoção do património cultural do meio envolvente e na exploração de obras artísticas do Mestre Manuel Cargaleiro através da implementação de um percurso de ação didática envolvendo uma visita de estudo ao Museu Cargaleiro, situado na zona histórica da cidade de Castelo Branco. Da problemática resultaram duas questões de investigação: 1) A articulação de contextos formais e não formais de educação pode desencadear uma estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Básico? 2) Em que medida a observação e análise da obra artística de Manuel Cargaleiro pode contribuir para os alunos identificarem e apreciarem a presença de ideias geométricas e de fenómenos científicos (luz e cor)? A metodologia inseriu-se num paradigma qualitativo do tipo investigação-ação, assente nas características do professor-investigador tendo em vista a melhoria da sua prática de ensino assumindo uma postura descritiva, analítica e crítico-reflexiva. Da análise dos resultados sobressai o valor educativo da articulação entre os contextos de educação formal (sala de aula) e não formal (percurso e Museu Cargaleiro) que demonstrou ser uma prática pedagógica a promover no currículo, na medida em que contribuiu para despertar e fomentar aprendizagens no meio social, cultural e artístico. Evidenciou-se a contribuição desta dinâmica como via geradora de pensamento científico, de enriquecimento cultural dos alunos e de criação de uma motivação acrescida para as tarefas de matemática e das ciências naturais. Para tal, destacamos como a observação e análise da obra artística de Manuel Cargaleiro desencadeou uma visão mais holística nos alunos através da comunicação de ideias geométricas e de fenómenos da luz e da cor, bem como, na realização de atividades que proporcionaram aprendizagens de maior qualidade. “A arte faz-me sentir bem”, manifestou um aluno relevando o contributo da experiência de aprendizagem para o seu enriquecimento pessoal e social centrado no seu bem-estar humano.
- A actividade física na população idosa : efeitos da actividade física não formal na capacidade funcional e no índice de massa corporal, da população idosa.Publication . Paulo, RuiObjectivos: O objectivo do estudo foi verificar qual a capacidade funcional e a composição corporal (IMC) da população idosa sedentária e com prática de actividade física formal e não formal. Metodologia: Foi aplicado o questionário internacional de actividade física (IPAQ) para a construção da amostra, composta por 90 indivíduos idosos (idade, 75 ± 8 anos). A amostra foi dividida em três grupos, o grupo de controlo (GC) constituído por 26 idosos (média ± DP; Idade, 75 ± 8 anos; Altura, 156 ± 8 cm; Massa corporal, 76 ± 14 Kg; IMC, 31 ± 5; 19 ♀ e 7 ♂ ) sedentários; O grupo experimental 1 (GE1) constituído por 26 idosos (Idade, 73 ± 6 anos; Altura, 157 ± 6 cm; Massa corporal, 70 ± 8 Kg; IMC, 28 ± 4; 23 ♀ e 3 ♂) praticantes de actividade física não formal (e.g. frequentadores habituais de caminhadas), e o grupo experimental 2 (GE2) constituído por 38 idosos (Idade, 76 ± 9 anos; Altura, 156 ± 8 cm; Massa corporal, 64 ± 9 Kg; IMC, 26 ± 3; 30 ♀ e 8 ♂) praticantes de sessões de exercício supervisionado e com objectivos quanto à intensidade e tipo de exercício. A capacidade funcional foi avaliada através da bateria de testes de Rikli e Jones (1999), com avaliações de força e resistência de membros inferiores (levantar e sentar na cadeira), força e resistência de membros superiores (flexão do antebraço), flexão de membros inferiores (sentado, alcançar os membros inferiores com as mãos), mobilidade física – velocidade, agilidade e equilíbrio (levantar, caminhar 2,44m e voltar a sentar), flexibilidade dos membros superiores (alcançar atrás das costas com as mãos) e resistência aeróbia (andar seis minutos) e o IMC através de medidas antropométricas. Resultados: Os indivíduos do GE2 obtiveram resultados significativamente (p≤0,05) melhores em todos os testes (IMC – 26,02±2,98; Levantar e sentar na cadeira – 17,79±3,23 repetições; Flexão do antebraço – 18,47±4,37 repetições; Levantar, caminhar 2,44m e voltar a sentar – 5,62±1,14 segundos; Alcançar atrás das costas – 2,37±5,25 cm; Sentado e alcançar – 0,53±5,49 cm; Andar 6 minutos – 576,18±53,62 metros) comparativamente ao GC. O GE1 obteve resultados significativamente (p≤0,05) melhores nos testes de levantar e sentar da cadeira (15,54±2,35 repetições), flexão do antebraço (17,08±2,53 repetições), levantar-caminhar 2,44m e voltar a sentar (5,99±0,93 segundos) e no teste andar seis minutos (516,31±66,67 metros), comparativamente ao GC. Conclusão: Concluiu-se que a prática de sessões de exercício supervisionado e com objectivos quanto à intensidade e tipo de exercício, contribui para a melhoria da capacidade funcional e IMC da população idosa.
- Actividade física no pré-escolar : efeito da actividade física no desenvolvimento motor de crianças de 5 anos de idadePublication . Martins, Ana Margarida Barata; Serrano, João Júlio de MatosO Desenvolvimento Motor é um processo contínuo, longo e demorado com mudanças acentuadas nos primeiros anos – decisivos, sendo essencial orientar a criança no seu desenvolvimento. Assim, a prática regular de actividade física, na escola e fora dela, surge como um momento privilegiado pois estimula um desempenho mais elevado das habilidades motoras fundamentais nomeadamente, as habilidades locomotoras e manipulativas. A presente investigação envolveu uma amostra de 45 crianças, de três infantários da Cidade de Castelo Branco, 20 raparigas e 25 rapazes, repartidas por três grupos de 15 elementos. Teve por objectivo averiguar se a prática de actividade física, orientada, influenciava o desenvolvimento motor ao nível das habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 5 anos de idade do pré-escolar. Para recolha dos dados foi utilizado a bateria de teses “Test Of Gross Motor Development – Second Edition” (TGMD-2) (Ulrich, 2000) que avalia o comportamento motor, nas habilidades consideradas, em dois momentos de avaliação (pré e pós teste). Os resultados globais e principais conclusões apontaram para a existência de diferenças estaticamente significativas nas variáveis das habilidades locomotoras e manipulativas nos dois momentos de avaliação (pré – pós teste). Ao nível das habilidades manipulativas podemos verificar que tanto a quantidade de actividade física semanal como o género mostram diferenças estatisticamente significativas, o mesmo não tendo sucedido ao nível das habilidades locomotoras. Como apontamento final, podemos referir que a prática da actividade física regular influencia e contribui para o desenvolvimento das habilidades locomotoras e manipulativas das crianças de 5 anos de idade pré-escolar, no entanto, o tempo de actividade física orientada apenas apresenta ganhos significativos ao nível das habilidades manipulativas.
- Alterações nas capacidades motoras básicas, em idosos institucionalizados submetidos à prática de actividade físicaPublication . Taveira, Daniel Gil C.R.Com o presente estudo pretendia-se conhecer, da forma mais aprofundada possível, a aptidão física funcional dos idosos institucionalizados a frequentarem aulas de actividade física, verificando se as habilidades motoras básicas sofriam variações consoante o género, a faixa etária e frequência semanal da aula. A nossa amostra consistiu num grupo de 32 idosos, com mais de 65 anos, do distrito de Castelo Branco, dos quais 24 eram mulheres e 8 eram homens. Estes foram ainda divididos por duas faixas etárias, uma que compreendia os idosos dos 65 aos 75 anos e outra que englobou os idosos com mais de 75 anos. Cada participante realizou um conjunto de testes baseados na bateria de testes de Rikli e Jones (1999). Para o tratamento dos dados recorremos ao programa informático SPSS versão 16 para Windows. A pesquisa colocou em evidência as diferenças nas habilidades motoras básicas com a prática de actividade física.
- Análise às tomadas de decisão dos alunos do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico na resolução de tarefas que envolvem padrões de repetiçãoPublication . Carrilho, Jessica Ramos; Afonso, Paulo José Martins; Correia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoO relatório de estágio que se apresenta surge das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das mesmas foram implementadas diversas atividades relacionadas com o tema integrador de cada semana, através de uma estrutura previamente definida. O estudo que integra o presente relatório assenta no tema do pensamento algébrico, ao nível do 2.º ano do 1.º CEB, na componente dos padrões de repetição e realizou-se durante a Prática Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se identificar as tomadas de decisão destes alunos ao resolverem tarefas com padrões de repetição, e perceber se os mesmos apresentavam atitudes de generalização distante. Em termos metodológicos, o estudo desenvolveu-se em três etapas: pré-teste, tratamento e pós-teste e centrou-se no quadro da investigação-ação, privilegiando uma abordagem naturalista. Os sujeitos foram confrontados com quinze tarefas, envolvendo padrões de repetição, desde o ABAB ao AAABBBCCC. Cada tarefa requeria de cada sujeito o seu posicionamento face a uma generalização próxima - GP (identificação da figura seguinte) e a uma generalização mais distante - GD (identificação da décima quinta figura.) Dos dados recolhidos conclui-se que os resolvedores obtiveram melhores resultados nos itens de GP, tanto no pré-teste como no pós-teste, quando comparados com os itens de GD. As estratégias privilegiadas nos itens de GP foram a relação com a cor da peça vizinha (pré-teste) e a identificação do módulo de repetição (pós-teste); já ao nível dos itens de GD, a estratégia privilegiada, em ambos os testes, foi a contagem peça a peça. Em síntese, pode-se concluir, de forma reflexiva, que ao nível deste ano de escolaridade os alunos já denotam capacidade para realizar generalizações distantes, pelo que é aconselhável envolvê-los em atividades desta natureza pré-algébrica.
- Análise da capacidade metacognitiva de alunos do 1º ciclo do ensino básico perante a resolução de problemas de lógica matemáticaPublication . Gomes, Susana Patrícia Marques da Silva; Afonso, Paulo José MartinsSendo este um relatório de estágio, concentram-se aqui os relatos das Práticas Supervisionadas realizadas no mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Básico. Este relatório também contempla a investigação realizada com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, acerca da capacidade metacognitiva perante a resolução de problemas de lógica matemática. O principal objetivo desta investigação foi descrever o nível metacognitivo dos alunos através da resolução de problemas de lógica matemática. Os respetivos objetivos específicos são: Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico ao contactarem inicialmente com problemas de lógica matemática. Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico após terem tido contacto com a resolução de vários problemas de lógica matemática. A metodologia adotada para a concretização desta investigação foi a investigação-ação, pois o professor recolheu a informação que necessita, analisou-a, assumiu o papel de modelo de modo a criar mudança e, por fim, voltou a recolher informações com a intenção de verificar se essas mudanças ocorreram ou não. A investigação foi realizada numa turma de 2º ano do 1º CEB, com um grupo de dez alunos. De modo a estudarmos duas tipologias diferentes de alunos, foram selecionados cinco alunos com um bom desempenho na área da Matemática e cinco alunos com um desempenho menos bom nesta área. Após o tratamento e análise dos dados, com base nas folhas de tarefa resolvidas, nas entrevistas orais e nos questionários aplicados verificámos o grupo A mostrou uma evolução positiva tanto na resolução escrita dos problemas como nos discursos metacognitivos, destacando-se as fases “execução do plano” e “verificação” do modelo de Polya. O mesmo não verificámos nos alunos do grupo B que mostraram um retrocesso nas resoluções escritas dos problemas e um ligeiro progresso nos discursos metacognitivos não se destacando em nenhuma das fases do modelo de Polya. Com a elaboração deste relatório constatamos que a metacognição deve ser desenvolvida desde tenra idade, pois quando os alunos adquirem esta capacidade os seus desempenhos, pelo menos na área da Matemática, tendem a ser positivos. Percebemos também que este tipo de atividades deixam os alunos motivados para a aprendizagem.