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- Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de casoPublication . Ferreira, Isabel Maria Dias MarquesUma Criança com Perturbação do Espectro do Autismo – Um Estudo de Caso‖ é a temática do nosso trabalho de projecto, no qual pretendemos dar a conhecer a especificidade desta problemática, através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e por esse motivo, actuais e pertinentes, enquanto profissionais de educação que pretendem a qualidade das aprendizagens. Neste trabalho foram considerados os objectivos na tentativa de compreender de que forma a inclusão de uma criança, está a contribuir para o seu desenvolvimento e analisar a adequação do conceito de envolvimento, na avaliação da progressão das suas aprendizagens. Este projecto está organizado como um estudo de caso, dado que irá consistir numa metodologia de investigação aprofundada acerca de um caso de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e desta forma descrever e compreender os seus acontecimentos e contextos onde estão envolvidos vários factores. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala de Envolvimento da Criança, (Laevers,1994), grelhas de observação de comportamentos e entrevistas semi estruturadas aos vários intervenientes no processo. A utilização desta escala de observação, permitiu verificar que a criança observada, se envolveu de uma forma muito positiva, apontando para um nível de envolvimento médio, nível 3, sendo que no primeiro momento obteve uma média de 3,5 e no segundo 3,6, tendo em conta o intervalo de observação, de seis semanas. Estes dados significam que as actividades foram propiciadoras de alguns momentos envolventes, capazes de promover aprendizagens significativas. Consideramos, também que, esta criança está integrada em contexto escolar e consegue adquirir as competências delineadas para o seu nível etário dentro das Orientações Curriculares. O contexto escolar em ela se insere é propício à aquisição de novos saberes e competências onde a Educadora, respeitando a diferença, ajudá-la na sua formação e no seu desenvolvimento integral. A família é o núcleo crucial para o desenvolvimento da criança. Verificamos que a participação e colaboração dos pais no processo educativo/terapêutico foi um factor decisivo na promoção do desenvolvimento desta criança com Perturbação do Espectro do Autismo, bem como a intervenção dos técnicos e professores envolvidos.
- Caracterização do impacte das descargas da ETAR de Proença-a-Nova na ribeira da PracanaPublication . Oliveira, Nuno PimentaA Ribeira da Pracana é um importante afluente do Rio Ocreza. O Rio Ocreza, localizado no centro de Portugal tem origem numa importante serra chamada Serra da Gardunha. Inicia-se a 1160 metros de altitude e estende-se por 80 km até desaguar no Rio Tejo. Contempla várias ribeiras e afluentes ao longo dos quais existem várias aldeias rurais. As águas da Ribeira da Pracana têm um papel importante por ser abundantemente utilizada na agricultura, a principal actividade económica dessas comunidades, e para o consumo humano. É de crucial importância caracterizar, monitorizar e controlar o impacte das descargas das Estações de Tratamento de Águas Residuais, na qualidade da água. Este estudo centra-se na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Proença-a-Nova, que descarrega directamente na Ribeira da Freixada, um afluente da Ribeira da Pracana. Foram recolhidas doze amostras de água, georreferenciadas, entre o ponto de descarga de efluentes residuais e a confluência com a Ribeira da Pracana. A jusante, foram identificadas entradas secundárias e recolhidas amostras de água em distâncias aproximadamente iguais. Foram realizadas campanhas de amostragem durante três épocas distintas ao longo do ano hidrológico de 2009/2010: inverno chuvoso (Janeiro), condições temperadas (Março) e estação seca (Junho). Os parâmetros químicos analisados foram: a carência bioquímica de oxigénio (CBO5), a carência química de oxigénio (CQO), a concentração de oxigénio dissolvido (OD), o resíduo seco, o Fósforo Total (Ptotal), o Azoto Total (Ntotal), o pH, a temperatura e parâmetros microbiológicos. A concentração de oxigénio dissolvido (OD), a carência bioquímica de oxigénio (CBO5) e os parâmetros microbiológicos foram usados como indicadores da presença de matéria orgânica no corpo de água, e como parâmetros para avaliar a poluição ambiental. Foi realizada uma simulação para a qualidade da água na Ribeira da Pracana pela aplicação de um modelo hidrodinâmico de dispersão de água. Este modelo de qualidade da água foi construído recorrendo ao software QUAL2Kw.
- The effect of abiotic stress pre-treatments on quality attributes of fresh-cut carrot cv. NantesPublication . Alegria, Carla; Pinheiro, Joaquina; Duthoit, Margarida; Gonçalves, Elsa; Coelho, Maria Teresa; Martins, Margarida Moldão; Abreu, MartaThe aim of this study was to evaluate the effects of heat-shock and UV-C radiation stress treatments, applied in whole carrots, on the overall quality of fresh-cut carrot cv. Nantes during storage (5º C).
- Anticoagulantes e tubos de colheita de sanguePublication . Silva, João; Beato, Sílvia; Rodrigues, FranciscoActualmente, com o aumento do número de amostras de sangue colhidas, o uso ou não de anticoagulante (consoante o tipo de testes laboratoriais a executar), o modo como a colheita é efectuada e o estado psíquico do doente tem muita influência na mesma colheita. Por vezes as colheitas são efectuadas por pessoas, que na maior parte das vezes, poucos conhecimentos têm sobre anticoagulantes. Se não possuírem os conhecimentos certos sobre os anticoagulantes, o modo como o transporte das amostras são efectuadas para o laboratório, o doente pode ser o principal prejudicado, pois pode ser submetido a nova colheita. O sistema hemostático é composto por diversos componentes, entre os quais se encontram as plaquetas, os vasos sanguíneos, as proteínas da coagulação, os anticoagulantes naturais e o sistema de fibrinólise. A hemostase torna-se assim num dos mais básicos mecanismos de defesa do organismo, pois preserva a integridade da circulação e limita a perda de sangue num vaso lesado. A coagulação é dependente de uma série complexa de interacções, nas quais o sangue perde as suas características de fluido, sendo convertido numa massa semi-sólida, formando um coágulo irreversível. A formação do coágulo sanguíneo está dependente de um conjunto de proteínas existentes no plasma, designados factores de coagulação. Normalmente estes factores encontram-se inactivos e não dão origem à coagulação, mas se um tecido estiver lesado os factores de coagulação são activados, produzindo, desta forma, coágulos. O sangue para prevenir a coagulação contém vários anticoagulantes, que impedem os factores de coagulação iniciar a formação de coágulos. Antitrombina, Heparina e Prostaciclina são exemplos de anticoagulantes que actuam no sangue. A coagulação “in vitro” envolve a transformação da fibrina em fibrinogénio. Assim, os anticoagulantes usados nos tubos para evitar a coagulação do sangue usado em exames laboratoriais e em transfusões sanguíneas são necessários. Heparina, EDTA e o Citrato de Sódio são os principais exemplos de anticoagulantes “in vitro”. Os anticoagulantes são usados quanto temos necessidade de obter sangue total ou plasma. Não existe um anticoagulante ideal para todos os exames laboratoriais. Em geral, os anticoagulantes têm como principal papel a interrupção da activação da cascata de coagulação, inibindo a formação da protrombina, impossibilitando a formação do coágulo. Concluindo é necessário saber quais os anticoagulantes utilizados na prática laboratorial e que doseamentos se podem efectuar com cada anticoagulante.
- Da identidade feminina na ficção portuguesa de oitocentos : voz(es) de mulher, perspectiva(s) de autorPublication . Santos, Maria Eduarda; Dios, Ángel Marcos de; Duarte, Maria do Rosário CunhaO atual estudo apresenta-se como uma reflexão sobre os vetores de construção da Identidade Feminina na ficção portuguesa do século XIX e sobre os seus modos de representação. Desde modo, são nossos objetivos: definir o conceito de identidade feminina quer do ponto de vista teórico quer segundo o legado de Ana Augusta Plácido (1831-1895), Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921) e Ana de Castro Osório (1872-1935); demonstrar, que a mulher do século XIX não é apenas e só objeto do olhar masculino, aqui simbolicamente representado pelo de Gustave Flaubert e Eça de Queirós, mas também do seu próprio olhar, passando de consumidora a produtora de literatura, isto é, de “leitora de representações” a real e legítima “produtora de imagens” de si; concluir da importância que teve, no panorama cultural de meados do século XIX, o papel precursor das escritoras objeto do nosso estudo, pela abertura de um caminho para uma incontestável linha de escrita feminina em Portugal. O tema que nos propomos abordar implica, por conseguinte, um triplo percurso interpretativo: de cariz genelógico, por um lado, sobre a estrutura e funcionalidade da narrativa ficcional de Oitocentos, as suas origens, motivações e constrangimentos; semântico, pela pesquisa do sentido intrínseco do termo ‘identidade’, e sociológico, por via da categorização e polaridade trazidas à liça pelo conceito de ‘feminino’.
- Humidade relativa do ar: dados climáticos relativos ao mês de junho de 2010Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2010, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Humidade relativa do ar: dados climáticos relativos ao mês de setembro de 2010Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2010, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura do solo nu : dados climáticos relativos ao mês de janeiro de 2010Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2010, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura : dados climáticos relativos ao mês de março de 2010Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2010, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura do ar: dados climáticos relativos ao mês de novembro de 2010Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2010, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.