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Abandono escolar : Políticas e Práticas na Guiné-Bissau

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Abstract(s)

Esta dissertação discute o tema de abandono escolar na Guine -Bissau, com destaque para a compreensão do processo histo rico da educação dividido em três fases: pré-colonial, colonial e pós-colonial. Concomitantemente, refletir sobre políticas educativas que esta o em vigor e a forma como as mesmas são articuladas para proporcionar melhorias dentro sistema educativo guineense. As taxas de abandono escolar que ainda se encontram sem respostas adequadas impelem as investigações que possam somar aos esforços atuais para a minimização do fenómeno que afeta negativamente o progresso social, político e económico da Guine -Bissau. Diante disso, a investigação vai procurar encontrar explicações sobre as causas do abandono escolar, a forma como as políticas educativas te m sido executadas olhando, por conseguinte, aos progressos e retrocessos verificados ao longo dos anos. Procurar-se-á, naturalmente, analisar o reflexo da conjuntura social, ou seja, de que forma e que os conflitos sistema ticos contribuem na obstrução dos resultados positivos dentro do sistema. E, a partir dessa realidade, convocar a contribuição de diferentes agentes educativos sobre as suas vivências, conhecimentos e ideias relativamente as políticas que devem ser implementadas para que o fenómeno de abandono escolar possa ser reduzido. A metodologia elegida para esta investigação e o estudo de caso, uma perspetiva metodológica que se considerou aplicável a este trabalho. E uma investigação qualitativa e, a obtenção de dados vai ser através das entrevistas com diversos agentes educativos, desde professores, alunos, pais e técnicos da educação.
Abstract: This dissertation addresses school dropout in Guinea-Bissau, with emphasis on the understanding of the historical process of education divided into three phases: pre-colonial, colonial and post-colonial. At the same time, it reflects on the educational policies that are in force and the way in which they are articulated to supposedly provide improvements within the Guinean education system. The dropout rates that are still without adequate answers push for research that can add to the current efforts to minimize the phenomenon that negatively affects the social, political and economic progress of Guinea-Bissau. In view of this, the investigation seeks to find explanations about the causes of school dropout, the way in which public educational policies have been executed, looking, therefore, at the progress and setbacks verified over the years. Naturally, we will try to analyze the reflection of the social conjuncture, that is, how systematic conflicts contribute to the obstruction of positive results within the national educational system. And, based on this reality, call for the contribution of different educational agents on their experiences, knowledge and ideas regarding the policies that must be implemented so that the phenomenon of school dropout can be reduced and eradicated. The methodology chosen for this research is the case study, a methodological perspective that was considered applicable to this work. It is a qualitative investigation and data are obtained through interviews with various educational agents such as teachers, students, parents and education technicians.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.

Keywords

Abandono escolar Políticas educativas Intervenção Social Escolar Instabilidade Guine-Bissau School dropout Educational policies School Social Intervention Instability Guinea-Bissau

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