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Abordagem escolar sobre os consumos de substâncias psicoativas no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco: estudo de caso

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Abstract(s)

Este trabalho de projeto enquadra-se no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar. O objetivo fundamental decorre da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o modo como a questão do consumo de substâncias psicoativas é abordado em contexto escolar. O trabalho foi centrado no estudo de caso do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, focando duas turmas do ensino secundário dos cursos profissionais, um total de vinte e oito alunos. Metodologicamente, recorreu a análise documental, à aplicação de instrumentos de inquirição (inquérito por questionário aos alunos e as respetivas diretoras de turma e entrevistas semiestruturadas aplicadas à Assistente Social do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e à Assistente Social do Centro de Respostas Integradas). Os resultados deixou perceber que esta questão do consumo de substâncias psicoativas é, ainda, um assunto menor nas estratégias escolares, o que não poderá deixar de ser alvo de preocupação de decisões de políticas educativas. O projeto apresentado visou colmatar essas lacunas, definindo um conflito diverso de atividades , que pretendiam suscitar a participação ativa dos alunos e a discussão desta problemática em contexto escolar.
This project work falls within the scope of the Master of School Social Intervention. The fundamental objective stems from the need to deepen the knowledge on how the issue of psychoactive substance use is approached in the school context. The work was centered on the case study of the Amato Lusitano School Group, focusing on two classes of secondary education of professional courses, a total of twenty-eight students. Methodologically, it resorted to documentary analysis, the application of instruments of inquiry (questionnaire survey to students and their class principals and semi-structured interviews applied to the Amato Lusitano School Group Social Worker and the Integrated Response Center Social Worker). The results show that this issue of psychoactive substance use is still a minor issue in school strategies, which should not be the subject of concern for educational policy decisions. The presented project aimed to fill these gaps, defining a diverse conflict of activities, which intended to raise the active participation of students and the discussion of this issue in the school context.

Description

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.

Keywords

Estratégias Substâncias psicoativas Escola Comunicação/Prevenção Strategies Psychoactive substances School Prevention

Citation

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