Repository logo
 
Publication

Abordagem escolar sobre os consumos de substâncias psicoativas no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco: estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Domingos Fernando da Cunha
dc.contributor.authorMorgado, Joana Isabel Diogo
dc.date.accessioned2019-10-24T13:40:06Z
dc.date.available2019-10-24T13:40:06Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho de projeto enquadra-se no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar. O objetivo fundamental decorre da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o modo como a questão do consumo de substâncias psicoativas é abordado em contexto escolar. O trabalho foi centrado no estudo de caso do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, focando duas turmas do ensino secundário dos cursos profissionais, um total de vinte e oito alunos. Metodologicamente, recorreu a análise documental, à aplicação de instrumentos de inquirição (inquérito por questionário aos alunos e as respetivas diretoras de turma e entrevistas semiestruturadas aplicadas à Assistente Social do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e à Assistente Social do Centro de Respostas Integradas). Os resultados deixou perceber que esta questão do consumo de substâncias psicoativas é, ainda, um assunto menor nas estratégias escolares, o que não poderá deixar de ser alvo de preocupação de decisões de políticas educativas. O projeto apresentado visou colmatar essas lacunas, definindo um conflito diverso de atividades , que pretendiam suscitar a participação ativa dos alunos e a discussão desta problemática em contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis project work falls within the scope of the Master of School Social Intervention. The fundamental objective stems from the need to deepen the knowledge on how the issue of psychoactive substance use is approached in the school context. The work was centered on the case study of the Amato Lusitano School Group, focusing on two classes of secondary education of professional courses, a total of twenty-eight students. Methodologically, it resorted to documentary analysis, the application of instruments of inquiry (questionnaire survey to students and their class principals and semi-structured interviews applied to the Amato Lusitano School Group Social Worker and the Integrated Response Center Social Worker). The results show that this issue of psychoactive substance use is still a minor issue in school strategies, which should not be the subject of concern for educational policy decisions. The presented project aimed to fill these gaps, defining a diverse conflict of activities, which intended to raise the active participation of students and the discussion of this issue in the school context.pt_PT
dc.identifier.tid202293882pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6728
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectSubstâncias psicoativaspt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectComunicação/Prevençãopt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectPsychoactive substancespt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectPreventionpt_PT
dc.titleAbordagem escolar sobre os consumos de substâncias psicoativas no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE FINAL_Joana_Morgado_Revista-convertido.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: