Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Alberto, Deolinda

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Desenvolvimento e competitividade regionais: aplicação do Modelo da Tripla Hélice à NUT III Beira Interior Sul
    Publication . Alberto, D.; Ferreira, João J.
    A competitividade regional refere-se à capacidade de uma região para implementar e manter um ambiente económico que permita, de modo sustentado, criar valor para as empresas e proporcionar um elevado nível de vida para a população; depende, não só da competitividade das empresas locais mas, fundamentalmente, do ambiente empresarial que a região propicia. Os modelos de inovação territorial permitem materializar a relação entre o território/região e a sua capacidade de criação de conhecimento, aproveitamento das oportunidades de inovação e sua consequente difusão. Nesta comunicação pretendeu-se analisar o desempenho inovador da região NUT III Beira Interior Sul, através da aplicação do modelo da Tripla Hélice. Assim, mediante uma metodologia qualitativa, com recurso á entrevista e a dados secundários, foi possível identificar e caracterizar os actores regionais que constituem o modelo bem como as instituições de interface que resultaram do estabelecimento de redes organizacionais entre os actores individuais. As actividades já desenvolvidas e os projectos que estão a ser concluídos permitem inferir sobre o impacto positivo da Tripla Hélice na competitividade regional e considerá-la como o embrião de um futuro sistema regional de inovação.
  • Metodologias de avaliação económica e social de projectos
    Publication . Alberto, D.
    O estabelecimento de uma metodologia de avaliação de projectos pretende fazer face à necessidade de escolher, entre projectos alternativos, aquele que garante a melhor utilização dos escassos recursos produtivos, ou seja, aquele que mais contribui para a realização dos objectivos de desenvolvimento. A não existência de uma metodologia única e universalmente aceite conduziu-nos ao estudo detalhado das metodologias mais utilizadas na avaliação económica e social de projectos. A par desta análise será feita uma crítica à aplicabilidade de cada uma na avaliação de projectos integrados em programas de desenvolvimento regional. Finalmente, iremos propor alguns indicadores que nos parecem os mais relevantes na avaliação de um projecto concreto no contexto da estratégia de desenvolvimento definida para a zona onde este se insere.
  • Desenvolvimento e competitividade regionais: aplicação do modelo da Tripla Hélice à NUT III Beira Interior Sul
    Publication . Alberto, D.
    A competitividade regional refere-se à capacidade de uma região para implementar e manter um ambiente económico que permita, de modo sustentado, criar valor para as empresas e proporcionar um elevado nível de vida para a população; depende, não só da competitividade das empresas locais mas, fundamentalmente, do ambiente empresarial que a região propicia. Para a criação deste ambiente empresarial concorrem numerosos factores, como por exemplo, a dotação regional de recursos, a qualificação do capital humano, a existência de serviços de apoio às empresas, o estabelecimento de redes de cooperação entre actores regionais e, fundamentalmente, a dinâmica de inovação. Os modelos de inovação territorial permitem materializar a relação entre o território/região e a sua capacidade de criação de conhecimento, aproveitamento das oportunidades de inovação e sua consequente difusão. Nesta investigação pretendeu-se analisar o desempenho inovador da região NUT III Beira Interior Sul (constituída pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) através da aplicação do modelo da Tripla Hélice. Através desta aplicação foi possível identificar e caracterizar os actores regionais que constituem o modelo, bem como as instituições de interface que resultaram do estabelecimento de redes organizacionais entre os actores regionais individuais. As actividades já desenvolvidas e os projectos que estão a ser concluídos permitem inferir sobre o impacto positivo da Tripla Hélice na competitividade regional e considerá-la como o embrião de um futuro sistema regional de inovação.
  • Os programas operacionais de desenvolvimento regional
    Publication . Alberto, D.
    Os programas operacionais de desenvolvimento regional.