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- A ação socioeducativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel (1863-1910): uma análise histórico-educativaPublication . Martins, Ernesto CandeiasA comunicação trata da pedagogia jesuítica ministrada no Colégio de S. Fiel (período de administração pelos jesuítas), instalado na freguesia do Louriçal do Campo, pertencente ao concelho de S. Vicente da Beira (extinto em 1895) e, depois ao de Castelo Branco, que sucedeu ao ´Orfanato/Seminário para Meninos Órfãos’ (1850-1862), criado por Frei Agostinho de Anunciação (José Bento Ribeiro Gaspar). Abordamos o ensino do ‘Colégio de S. Fiel, que vai desde 1863 até ao encerramento em 1910, destacando-se a data de 1873 de compra ‘oficial’ do edifício (escritura) a Frei Agostinho da Anunciação por parte de três jesuítas estrangeiros. Baseado numa metodologia hermenêutica, no contexto histórico-educativo da época, estabelecemos uma tríade de propósitos/objetivos: Análise evolutiva, em termos arquitetónicos, ao edifício e ao seu conjunto de espaços da instituição, que coincide com muita procura de alunos, a concessão de fundos/legados de benfeitores; Análise à cultura educativa do Colégio de S. Fiel, especialmente à sua estrutura de organização escolar, à metodologia de ensino e atividades (curriculares, extracurriculares) numa reconstrução da sua memória educativa. O colégio notabilizou-se na época como um dos mais reconhecidos estabelecimentos de ensino secundário de elite, a par do Colégio de Campolide (1854). Todo este processo de análise historiográfica leva-nos a compreender aquele estabelecimento dos jesuítas, no contexto da época, a sua regulamentação/governação e metodologia de ensino o que constitui um contributo para a História da Educação e/ou História das Instituições Educativas (particulares) em Portugal.
- Aleitamento de vitelos; o colostro como alimento lácteo substituto do leite maternoPublication . Rodrigues, A.M.A principal função do colostro é a transmissão de imunidade passiva da vaca para o vitelo recém-nascido. Pelo elevado valor biológico, o excesso de colostro pode ser utilizado como alimento substituto do leite materno, tornado a fase de aleitamento muito mais económica. Com esta apresentação pretende-se demonstrar as vantagens ambientais e económicas que há na utilização do excesso de colostro como alimento.
- An overview on portuguese mediterranean annual-type pasturesPublication . Almeida, J.P.F.Portuguese grazing systems are based on extensive grasslands with low stocking rates, on acid, shallow and low fertility soils. Natural pastures represent 97% from total grassland. Experiments showed that fertilisation and subterranean clover sward establishment increase yield significantly. However, farmers did not adapt these procedures. In a more detailed analysis, those methods are not efficient along the whole year, depending on an apparent water limitation for pasture growth due to rainfall regime. Under this scenario, we identify open fields for research aiming stable legume based systems.
- Análise de depressão e ansiedade nos alunos do ensino superior: comparação com um estudo do curso de RadiologiaPublication . Pereira, Ana Catarina MartinsA depressão é uma doença mental que se caracteriza por uma tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por actividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia ou cansaço fácil que se prolongam por mais de duas semanas consecutivas. Alguns estudos sobre transtornos depressivos e ansiosos têm incidido nos alunos do Ensino Superior, concluindo sobre a alta prevalência de ansiedade e depressão nesta população e o efeito das suas variáveis sobre o rendimento académico, o isolamento e o bem-estar emocional, entre outras. A análise do estado emocional dos estudantes do Ensino Superior é de grande relevância pois permite identificar a prevalência da ansiedade e depressão que afectam em grande medida os estudantes e os leva a adoptar comportamentos pouco adaptados que se repercutem no seu desempenho em geral. O objectivo do estudo consiste em verificar, através da análise comparativa de 18 estudos realizados sobre esta temática entre 2006 e 2009, que variáveis intrínsecas ou extrínsecas poderão influenciar ou não o estado emocional dos alunos do Ensino Superior e qual a taxa de prevalência de depressão e ansiedade nesta população, comparando com um estudo realizado, pela autora no ano de 2005 numa amostra de alunos do curso de Radiologia. Com a elaboração desta pesquisa foi possível concluir que a prevalência de depressão continua elevada entre os estudantes do Ensino Superior.
- Análise de um sistema de vedação térmica por cortina de arPublication . Neto, Luís; Silva, Manuel Gameiro daNeste trabalho são analisados alguns resultados obtidos numa instalação experimental à escala real em que uma cortina de ar de jacto plano, descendente, não-recirculado, se encontra instalada por cima de uma porta que separa duas salas contíguas e iguais, que se pretendem manter com diferentes valores de temperatura. Apresentam-se exemplos elucidativos da influência de alguns parâmetros geométricos e dinâmicos sobre a eficácia da vedação conseguida, a partir dos quais se estabelecem algumas recomendações sobre a selecção, instalação e operação deste tipo de aparelho. Conclui-se este trabalho com a apresentação das principais conclusões de um estudo paralelo em que se fez o levantamento das reais condições de instalação e operação de aparelhos de cortina de ar em estabelecimentos comerciais climatizados da cidade de Castelo Branco.
- Análise do ciclo de vidaPublication . Quinta-Nova, L.C.No âmbito da palestra abordou-se a temática da Análise do ciclo de vida (ACV) ou "análise ambiental do ciclo de vida" como ferramenta que permite analisar o impacte ambiental de um produto ou processo. Essa análise é feita sobre toda a "vida" do produto ou processo, desde o seu início (por exemplo, desde a extracção das matérias-primas no caso de um produto) até o final da vida (quando o produto deixa de ter uso e é considerado como resíduo), passando por todas as etapas intermédias, designadamente a produção, distribuição e utilização.
- Análise do sistema, desenho do projecto e criação de uma base de dados relacional para a gestão da informação de uma ganaderia de toiros de lidePublication . Lupi, Teresa MartaAnálise exaustiva de toda a informação que é tratada na gestão de uma ganaderia de toiros de lide. Esta informação foi organizada em grupos (entidades/tabelas) de modo a poder conceber o desenho do fluxo dessa informação entre as várias entidades. Após o desenho global do projecto da gestão da informação de uma ganadeira de toiros de lide, foi desenvolvida uma aplicação, utilizando o Microsoft Access, que permite realizar essa mesma gestão. Esta aplicação permite acompanhar os animais da ganaderia, desde o seu nascimento até à morte, mantendo a informação de todo o seu percurso. Por fim, a aplicação permite que toda a informação de cada animal fique guardada, de modo a que todo o histórico da ganaderia seja acessível através da aplicação. O objectivo principal desta aplicação é facilitar, ao gestor, a escolha dos reprodutores de modo a alcançar a bravura desejada para os animais da sua ganaderia; permitir aceder à informação de uma maneira mais rápida e sistemática que na gestão pré-informatizada; obter a documentação, em suporte físico, mais organizada, tornando a sua consulta posterior mais fácil e clara.
- A animação sociocultural como forma de intervenção na escola: factores para o sucesso escolarPublication . Martins, Ernesto CandeiasA palestra começa por referir os níveis teóricos da Animação Sociocultural (ASC). Em seguida o autor aborda a concetualização da animação sociocultural e/ou socioeducativa, que exigem a compreensão dos referentes paradigmáticos em que se inserem ao nível da prática. A ASC pretende a transformação dos indivíduos e da sociedade, através da socialização e, por isso tem um papel importante ao nível do processo educativo do aluno. Analisa-se a dimensão educativa da ASC, nos seguintes aspetos: âmbito da educação não-formal e educação geracional, destacando os novos espaços e novas identidades (cidadania ativa, participativa); a interação e interatividade no ato educativo (educar ao longo da vida); os projetos solidários, participativos e colaborativos ao nível escolar e comunitário; a estrutura de uma sociedade e um ambiente sustentável; a Nova democracia sociocultural (interações culturais e sociais) e os seus desafios. Por último destaca-se ao nível prático a integração da ASC na escola, pois facilita que os seus espaços sejam de desenvolvimento comunitário, dinamizando e recreando (pela atividades lúdicas e recreativas) o potencial cultural e patrimonial do território local e, simultaneamente, favorece a ação escolar e a inovação pedagógica.
- As árvores e os seus habitats. Margens dos cursos de água.Publication . Quinta-Nova, L.C.Palestra apresentada no âmbito do Ciclo "Árvores e seus habitats", organizado pela Fabre Actum - Associação Para a Dinamização, Defesa & Animação de Patrimónios e Artes.
- Biologia e comportamento. O sistema nervoso : sua importância para os desempenhos e cognições no homemPublication . Alveirinho, DoloresO estudo do sistema nervoso e especificamente do cérebro reveste-se de extrema actualidade, pois devido ao avanço da tecnologia têm-se efectuado, nos últimos vinte anos, mais descobertas sobre o funcionamento do cérebro do que nos vinte séculos precedentes. Se pensarmos nas funções do sistema nervoso, mais especificamente do sistema neuro-endócrino, como regulador de todas as actividades vitais e, consequentemente na sua importância para o comportamento e bom desenvolvimento humano, compreende-se que o segredo de grande parte do sucesso ou insucesso dos alunos pode passar por um bom, ou menos bom, funcionamento das células nervosas e do modo como estas usam e analisam a informação no interior do cérebro. Neste trabalho caracteriza-se estrutural e morfo-funcionalmente o sistema nervoso para melhor se poder compreender em que medida estas características e o seu funcionamento básico permitem desenvolver correctamente as capacidades cognitivas. Apresentam-se as principais fases do desenvolvimento e maturação dos centros nervosos e relacionam-se com o desenvolvimento ontogénico do comportamento humano. Evidencia-se a influência dos factores intrínsecos e extrínsecos na maturação desses centros nervosos, bem como os aspectos biológicos fundamentais para uma aprendizagem efectiva.