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- As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetivaPublication . Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena; Oria-Segura, María-RosaPara os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão.
- Contribution of ICT to improve learning of people with special educational needs: A comparative perspective between public school and private schoolPublication . Quelhas, Rosário; Oria Segura, Maria Rosa; Mesquita, HelenaAssuming the positive impact of Information and Communication Technologies on learning of students with Intellectual and Developmental Difficulties and considering the articulation of the public system and the particular and cooperative system of schooling of these students in Portugal we will seek to guide a research in a comparative perspective according to an empirical approach, framed in the Comparative paradigm.
- Contribuição das Tic na Melhoria da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Proposta de Abordagem ao Sistema de Ensino Português Segundo uma Metodologia ComparadaPublication . Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena; Oria-Segura, María-RosaTomando como referência os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e a sua transformação em ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA) destinados a alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e considerando a articulação do sistema público e do sistema particular e cooperativo de escolarização destes alunos em Portugal procurar-se-á orientar a pesquisa numa perspetiva comparada segundo uma abordagem empírica, enquadrada no paradigma Comparativista.
