Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Mobilidade urbana das pessoas idosas: o papel estruturas de mobilidade vertical para a participação social : o caso da cidade da CovilhãPublication . Tomé, Ana; Pinheira, Vítor; Moreira, Maria João GuardadoO principal objetivo deste estudo foi avaliar o impacto que as estruturas de mobilidade urbana vertical (IMUV) têm na vida quotidiana das pessoas idosas que vivem em bairros com desníveis topográficos. A recolha dos dados realizou-se em abril e maio de 2019, na cidade da Covilhã onde há desníveis topográficos acentuados e em que existem 4 estruturas de mobilidade urbana vertical. A amostra integra 109 sujeitos com 65 ou mais anos, que responderam a um questionário elaborado pelos investigadores do projecto. A média de idade é de 73,50 anos, 53,2% possui o 1º Ciclo como grau de ensino, 68,8% reside com o cônjuge ou companheiro/a, 71,6% indica não ter dificuldades de mobilidade e 54,1% considera o seu estado de saúde “Normal”, ou “Bom” (23,9%). Dos inquiridos, 78% residem há mais de 10 anos na atual casa/bairro (78%), 11,9% sempre residiram na mesma casa/bairro e 90,8% gostaria de continuar a viver na mesma casa/bairro. A maioria (53,2%) utiliza “Muito” as estruturas de mobilidade urbana vertical e 64,8% utiliza-as pelos menos três vezes por semana. A maioria considera estas estruturas cómodas e de fácil acesso, contudo, 79,8% mudava ou melhorava algo nas estruturas existentes. Ainda assim, 60,5% considera estas estruturas “Boas” ou “Muito Boas”. A maioria dos inquiridos revela que a utilização destas estruturas permitiu aumentar a frequência com que usufruem do espaço público, visitor pessoas ou aceder a servicos, contribuindo para melhorar a sua mobilidade, qualidade de vida e participação social.
- From traditional games to robotic games: ethical issues with eldersPublication . Gonçalves, Paulo; Santos, Samuel; Lourenço, Bernardo; Pereira, Cristina; Pinheira, Vítor; Moreira, Maria João Guardado; Silva, SimãoThis paper presents and discusses ethical issues related with the interaction of elderly people with robots while playing cognitive games. Four games were developed from classical nursing homes cognitive games, to incrementally increase its difficulty. The last one does include interaction with a robot. Several ethical issues were tackled to obtain a proper system with robots: those ethical issues were raised during the design phase and the interaction with the elders. As example of ethical issues tackled: beneficience - do not harm, and the deception and infantilisation of elderly. The games are based in objects with different shapes and colours to be positioned by the elder in pre-defined positions of a 3x3 arena, on the floor. The system then interacts with the elder given him/her the respective score, after performing image processing techniques to the image of the arena. The game with the robot consists to knock down objects in the arena, by pushing them outside the area using a car-like tele-operated robot, by the elders. The system was validated in two nursing homes, by performing experiments in the last months, and it is ethically proper.