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- Educational software in english to the awareness in a preschool education supervised contextPublication . Reis, Patrícia Alexandra Gameiro dos; Gil, Henrique; Morgado, MargaridaInformation and communication technologies play an increasingly important role in society, in the sense that all areas and professions make use of digital resources. The school can not be brushed off this reality, aim to create full subjects and integrated in society today. Educational software can be used very early in the education of children, but they must be carefully and monitoring. This article aims to present the results of the use of educational software in English to the awareness of context with children of pre-school education in kindergarten, nursery center Redemptorist Fathers - The smallest fox in White Castle, a 21 group children under 5 years. Early awareness of foreign language such as English can be started with digital multimedia capabilities and various software available on the market. However, the small study described the case reveals some resistance from parents and educators, in the preparation of these to choose and monitor the use of ICT by children, in addition to also highlight the self-interest of the children involved and their learning a few words in English language in different contexts of daily worked. The study opens perspectives on close monitoring needs of such uses and training of educators in the field of use of resources multilingual awareness in pre-school education.
- LIRE 2.0 : promoção da leitura e TICPublication . Pais, António; Gil, Henrique; Morgado, MargaridaOs resultados apresentados no âmbito do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos) vieram mostrar que cerca de 20% dos adultos não possuem competências associadas às literacias de leitura que têm como principal consequência uma deficiente inclusão social. Neste contexto é ainda estimado que cerca de 73 milhões de europeus não possuem qualificações para além do ensino secundário, as quais podem ser o resultado da inexistência de níveis mais elevados de literacia. Mas esta preocupação é acentuada pelo facto de relatórios da OCDE terem vindo a demonstrar que os jovens de 15 anos possuem níveis elementares de competências de leitura o que os irá penalizar na progressão dos seus estudos. Apesar de terem vindo a ser fetos esforços para inverter esta realidade, os resultados têm sido escassos. Neste sentido, o Projeto LiRe 2.0 (Lifelong Readers 2.0), financiado pelo programa Erasmus+, tem como principal objetivo promover métodos pedagógicos inovadores que assentem nas TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e, em particular na Web 2.0, a fim de se poderem vir a implementar estratégias de promoção de leitura. O presente artigo visa a apresentação de uma revisão de literatura acerca das iniciativas e dos projetos nacionais relacionados com a promoção da leitura com recurso à utilização das TIC e da web 2.0, que tem vindo a ser realizada em Portugal. Desta metodologia de levantamento do estado da arte faz também parte a realização de entrevistas em focus groups com alunos e professores que se pronunciaram sobre os seus hábitos de leitura e a sua relação com as TIC neste contexto. A comunicação releva alguns dos projetos e práticas de sucesso no âmbito da promoção da leitura com recurso às TIC e propõe abordagens à integração da web 2.0 que levem a um incremento da leitura por parte dos jovens e dos adultos.
- Softwares educativos num contexto de sensibilização à língua inglesa na educação Pré-Escolar em Prática SupervisionadaPublication . Reis, Patrícia Alexandra Gameiro dos; Gil, Henrique; Morgado, MargaridaAs tecnologias da informação e comunicação desempenham um papel cada vez mais importante na vida em sociedade, no sentido em que todas as áreas e profissões fazem uso de recursos digitais. A escola não pode ficar arredada desta realidade, por ter como objetivo criar sujeitos plenos e integrados na sociedade atual. Os softwares educativos podem ser utilizados desde muito cedo na educação das crianças, mas devem sê-lo criteriosamente e com monitorização. O presente artigo pretende dar a conhecer os resultados da utilização de softwares educativos em contexto de sensibilização à língua inglesa com crianças da Educação Pré-Escolar, no jardim-de-infância Centro Padres Redentoristas — O Raposinho, em Castelo Branco, num grupo de 21 crianças com 5 anos. A sensibilização precoce para língua estrangeira, como o inglês pode ser começada com recursos digitais multimédia e softwares diversos, disponíveis no mercado. No entanto, o pequeno estudo de caso descrito revela algumas resistências de pais e educadoras, na preparação destes para escolher e monitorizar a utilização das TIC pelas crianças, para além de evidenciar também o próprio interesse das crianças envolvidas e a sua aprendizagem de algumas palavras em língua inglesa em contextos diferenciados dos trabalhados diariamente. O estudo abre perspetivas sobre as necessidades de monitorização atenta de utilizações semelhantes e de formação das educadoras na área da utilização de recursos para sensibilização multilingue na Educação Pré-Escolar.