Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Morgado, Margarida

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Literatura infantil e interculturalidade : “preparar os leitores para a vida”
    Publication . Morgado, Margarida
    Utilizando uma proposta de Zygmunt Bauman sobre o que deve ser a educação em sociedades multiculturais – preparar para a vida –, no contexto de grande ambiguidade de sentidos, valores e pontos de vista plurais, de incerteza e ansiedade, o artigo apresenta um conjunto de reflexões sobre a utilização da literatura infantil para a promoção da educação intercultural. Defende que a literatura infantil deve ser entendida no contexto histórico e sociocultural em que é produzida e lida e ser usada para compreender as relações de poder associadas a qualquer representação. Apresenta reflexões de autores, como Mingshui Cai, sobre a utilização de ‘literatura multicultural’ para representar as sociedades actuais, as suas tónicas, modos preferidos de representação, bem como implicações e limites. Por último, salienta-se o modelo de ‘leitura (muticultural) crítica’ proposto por diversos autores e, em particular Botelho e Rudman, como prática de promoção da interculturalidade a partir da literatura infantil.
  • Representaciones de "otro" en obras del plan nacional de lecturas portugués
    Publication . Pires, Natividade; Morgado, Margarida
    Partiendo de un encuadre teórico interdisciplinar de estudios culturales, literatura infantil y pedagogia crítica, proponemos un análisis de las representaciones culturales del "otro" en cuatro obras de ficción recomendadas por el Plan Nacional de Lectura Português (PNL), para 4.º y 5.º de educación primaria. El Plan Nacional de Lectura es entendido como una estrategia de "identidad nacional" mediante la lectura y una manifestación de la cultura como proceso dinámico de construcción de sentidos. Esta construcción de sentidos es abordada, en esta comunicación, desde un punto de vista intercultural. Fernando Savater, cuando defiende que "educar es universalizar" (1997), destaca fuertemente esta dimensión de la educación.El análisis de cuatro obras de ficción del PLN tine como objectivo estudiar cómo se puede promover la educación intercultural mediante una llamada de atención a los jóvenes lectores para que comprendan la construcción de sentidos y relaciones de poder. Estas obras, todas publicadas o reeditadas después del año 2000, son: Ynari, a menina das cinco tranças, de Ondjaki, escritor angolano; A viagem de Djuku, de Alain Corbel, escritor francés que vive en Portugal; Uma questão de cor, de Ana Saldanha; y Uma aventura nas ilhas de Cabo Verde, de Isabel Alçada y Ana Maria Magalhães, escritoras portuguesas.
  • Visualising europe : visual literacy and intercultural european education project
    Publication . Morgado, Margarida
    Apresentação do Projecto Visualising Europe: Visual Literacy and Intercultural European Education, desenvolvido no âmbito do projecto Comenius/Sócrates, da perspectiva da sua fundamentação teórica e materiais. O projecto propõe uma abordagem integrada de desenvolvimento da literacia visual e da educação intercultural, propondo materiais que integram a negociação de múltiplas culturas, línguas, textos e inter-textos (visuais), o local e o global. Os textos visuais que constam dos Manuais do Aluno 1 e 2 são considerados artefactos culturais que comunicam sentido e que são culturalmente específicos. A metodologia de análise de textos visuais inclui o reconhecimento do que se encontra representado (o tema natural), a compreensão do conteúdo simbólico, tipo e função do texto visual, bem como o entendimento dos contextos culturais da sua produção e consumo. Olhar é proposto como uma prática cultural na qual a produção, o consumo e as crenças e sentidos que os observadores associam a um texto visual em particular são importantes como meio de fazer sentido e construir uma representação particular do mundo. Baseado em teorias construtivistas, o projecto, que tem como objectivos desenvolver formas de ver e convidar os jovens (dos 6 aos 12 anos) a participar de forma activa no processo de fazer sentido do mundo que os rodeia, pressupõe que os alunos devem ser activos no processo de aprendizagem para desenvolver as suas próprias formas de ver, de interpretar e de explicar por que o fazem de determinado modo para que a competência adquirida se torne transferível para situações de interacção e negociação com outras culturas.
  • Clubes de leitura para adultos : manual para mentores
    Publication . Jankowski, Piotr; Kolodziejczyk, Malgorzata; Morgado, Margarida; Coelho, Margarida; Schlesinger, Marlene
    Manual para monitorização de clubes de leitura de adultos que utiliza o conceito de comunidades de aprendizagem de adultos. O manual é contruido numa prespectiva europeia e com o objectivo de chamar a atenção para o desenvolvimento de sensibilidades interculturais. Os clubes combinam actividades de leitura e escrita. O manual encontra-se dividido em cinco módulos, subdivididos em cinco sessões cada um, constituindo exemplos de sessões de clubes de leitura.