Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Proceedings of the 5th International Conference on Production Economics and Project EvaluationPublication . Farinha, Luís; Araújo, Madalena; Rigueiro, Constança; Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Anjos, O.; Dionísio, Rogério PaisInternational Conference on Production Economics and Project Evaluation.
- O projeto INOVC+ no Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Rigueiro, Constança; Sampaio, Carlos; Farinha, Luís; Torres, PedroO Inov C+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro é um programa estratégico especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de I&D+I. É um programa de valorização de conhecimento científico e tecnológico que consiste na implementação de um inúmero de iniciativas para a criação de um sistema articulado entre a ciência e a tecnologia e as empresas para a Região Centro. Este projeto pretende contribuir para a afirmação da região centro como uma referência nacional de projeção internacional. Incorporar uma oferta completa de recursos, infraestruturas e atividades contribuindo para o desenvolvimento sustentável e da competitividade da Região Centro. O INOVC+ está a ser implementado na região centro, nomeadamente na região de Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu Dão e Lafões, Beira e Serra da Estrela, Beira Baixa, Oeste e médio Tejo. Com este projeto pretende-se maximizar o potencial de transferência de conhecimento das instituições de ensino, envolver as empresas e entidades não empresariais do sistema regional de I&I. Enfim, criar um networking que contribua para tornar o tecido empresarial mais inovador e as instituições de ensino superior mais empresariais. Nesta publicação pretende-se fazer um breve sumário do projeto e seus objetivos globais, bem como a apresentação, descrição dos trabalhos realizados e resultados alçados nas atividades principais no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Economia circular : um desígnio para as instituições de ensino superiorPublication . Rigueiro, ConstançaNos últimos anos a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável tornaram-se conceitos amplamente conhecidos e utilizados por ativistas, investigadores e decisores políticos. Embora estes conceitos possam ainda ser vistos como questões modernas, eles vieram dar visibilidade a problemas já existentes muito antes do final do século passado. Infelizmente a aplicabilidade destes conceitos não tiveram grande impacto uma vez que os efeitos produzidos pela atividade humana são cada vez mais visíveis no nosso planeta. A deterioração do ambiente global, as alterações climáticas, o consumo e a produção tornaram-se insustentáveis e orientaram à aceleração da transição para uma economia circular. A economia circular não é reciclagem e eficiência energética, mas sim uma transformação profunda das atividades de produção, distribuição e consumo a nível micro, meso e macro. Nesta publicação apresenta-se o conceito de economia circular, as principais estratégias definidas pela comissão europeia e por Portugal para a sua implementação. Dado que envolve uma transformação disruptiva dos conceitos existentes, é necessário o seu entendimento, a integração dos seus princípios nos diferentes sectores da industria e sociedade, e claro a sua avaliação e desempenho. Desta forma, são apresentadas aqui algumas propostas e metodologias de indicadores para a medição da circularidade. Por fim, dado que as Instituições de Ensino Superior se apresentam como vetores essenciais para o desenvolvimento socioeconómico da região onde se situam, é premente não descurar o papel destas instituições nas atividades a implementar na transição para uma economia circular.