Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Teorias e práticas de formação e de supervisãoPublication . Ruivo, JoãoSão objeto deste estudo a formação inicial de professores e formação de professores em serviço. É dada especial atenção a: 1 - formação de professores em serviço, tomado como um continuum cujo ponto de partida é a formação inicial de professores. 2 – futuros professores de indução; 3 - a dificuldade que é a desconexão entre o ensino teórico e prático no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Organização escolar, estrutura curricular e cultura escolar são referidos como variáveis que influenciam a formação acima mencionadas. O estudo também analisa vários modelos de formação de professores e paradigmas em relação com as diferentes técnicas de supervisão. É dada uma projeção especial à supervisão clínica e ao desenvolvimento de competências analíticas, críticas e reflexivas dos professores. Por fim, o estudo analisa o ajustamento entre as estratégias de modelos de formação e estágios que são seguidas pelos professores durante as suas carreiras, mostrando a importância dos sintomas considerados como indicadores de resistência na mudança de atitudes e, portanto, em inovação e re-inovação dos sistemas educativos.