Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Research Centre on Child Studies

Authors

Publications

A importância da animação sociocultural no contexto educativo
Publication . Trindade, Bruno; Pocinho, Ricardo; Serrano, João; Paulo, Rui; Conde, Maria José; Carrana, Pedro
A Animação Sociocultural possui um conjunto de fundamentos teóricos, metodológicos e práticos que permitem uma maior intervenção na vertente preventiva, educativa e social dos alunos. Com este estudo procuramos promover a investigação sobre o impacto da Animação Sociocultural, especialmente no que respeita o contexto escolar e, por consequência, o bem-estar da comunidade educativa. A presente investigação pretende responder às questões: (1) qual a importância da animação sociocultural na melhoria das aprendizagem?; (2) de que forma a animação sociocultural contribui para melhorar as aprendizagens?; (3) de que forma a animação sociocultural ajuda a combater a exclusão social, a violência, a indisciplina e o abandono escolar?; (4) aanimação sociocultural deve fazer parte da estrutura curricular? Foram analisadas as perceções dos professores do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, bem como as opiniões dos alunos do ensino primário. Participaram um total de 439 alunos e 36 professores. Foi administrado o questionário Adaptação da Escala de Avaliação de Implementação de Programas, que nos revelou que quer os alunos quer os professores demonstram uma satisfação elevada com a animação sociocultural na oferta educativa, sendo esta atividade promotora de sucesso escolar, maior motivação escolar e redução dos comportamentos desviantes.
Atividade física lazer e saúde - perspetivas e desafios de investigação
Publication . Serrano, João; Petrica, João; Kerkoski, Márcio José; Pereira, Beatriz
O livro que tem por título ATIVIDADE FÍSICA LAZER E SAÚDE - Perspetivas e Desafios de Investigação, congrega as comunicações apresentadas no XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS), que decorreu sob a responsabilidade da Unidade de Investigação Sport, Health & Exercise Reseach Unit (SHERU) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de um Seminário anual que começou em 2003, tendo a sua 1ª edição sido realizada pelo Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho. A partir de 2008, passou a realizar-se alternadamente entre instituições de Ensino Superior de Portugal e do Brasil. Pretende-se que o seminário se constitua como um momento de reflexão, discussão, debate e divulgação de trabalhos científicos por parte de investigadores de diferentes países em torno das temáticas relacionadas com a Atividade Física, Lazer e Saúde, contribuindo para desenvolvimento de uma comunidade mais informada e atualizada.
Educação física, saúde e bem-estar - novos caminhos
Publication . Serrano, João; Petrica, João; Kerkoski, Márcio José; Pereira, Beatriz
O livro que tem por título EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E BEM-ESTAR - NOVOS CAMINHOS, é composto por capítulos escritos por diferentes autores pertencentes a Instituições de diferentes países e congrega artigos interligados com as diferentes temáticas expressas no título. Os diferentes capítulos estão escritos na língua do país dos primeiros autores, ou seja, em Português de Portugal, Português do Brasil e em Castelhano.
Aptidão física e desenvolvimento cognitivo em idosos com diferentes níveis de atividade física
Publication . Paulo, Rui; Baião, Daniela Alexandra Dias; Duarte-Mendes, Pedro; Faustino, António; Honório, Samuel; Silveira, Paulo; Batista, Marco; Santos, Jorge
O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças na aptidão física (ApF) e no desenvolvimento cognitivo em idosos, comparando 2 grupos com diferentes níveis de atividade física supervisionada (AFS). Participaram no estudo 18 idosos (83,78±4.055 anos), de ambos os sexos, divididos em dois grupos, de acordo com a frequência da AFS. O grupo A, composto por 9 idosos praticantes de AFS, duas vezes por semana e o grupo B constituído por 9 idosos praticantes de AFS, 3 ou mais vezes por semana. Para caracterizar o nível de AF, foi aplicada uma adaptação do questionário de Telama et al. (1997). Avaliámos a ApF através do Functional Physical Fitness (Rikli & Jones, 1999), e os aspetos cognitivos através do Mini Mental State Examination, do Trail Making Test parte A e do D2 Test (Concentration Index). Os dados obtidos foram tratados com S.P.S.S. versão 23.0. Foi verificada a distribuição da normalidade dos dados (Shapiro-Wilk). Nenhuma das variáveis apresentou distribuição normal, sendo aplicado o teste de MannWhitney. O grupo B obteve diferenças estatisticamente (p≤0,05) e resultados mais favoráveis nas variáveis "Alcançar atrás costas", "Dois minutos Step", "Trail Making Test part A" e "Concentration Index". Comparando os dois grupos de idosos ao nível da ApF e desenvolvimento cognitivo, existem apenas diferenças significativas na flexibilidade dos membros superiores, na aptidão cardiorrespiratória, na velocidade e atenção psicomotoras e no índice de concentração.
Abordagem teórica sobre a implementação de um modelo de jogo no futebol
Publication . Serrano, João; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Rocha, João; Santos, Jorge; Ramalho, André; Trindade, Bruno; Silveira, Paulo; Petrica, João; Goulão, José Luís de Carvalho
O modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, apresentando as partes constituintes que o caracterizam, e também, chamar a atenção para a sua plasticidade e dinâmica, que permite que se vá ajustando e modificando durante os anos de formação de acordo com a idade dos atletas. A evolução do modelo de jogo permite aos jovens jogadores a modificação de comportamentos, para níveis de complexidade cada vez mais elevados respondendo de forma eficaz às necessidades do jogo e às suas próprias necessidades.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UIDB/00317/2020

ID