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A proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2018-11-15T10:47:38Z | |
| dc.date.available | 2018-11-15T10:47:38Z | |
| dc.date.issued | 2018-09-15 | |
| dc.description.abstract | O estudo aborda as percepções e as práticas (re)construídas, no contexto da história da educação social da ‘Outra Infância’ ou ‘Infâncias Outras’, na base de uma metodologia hermenêutica de análise e de argumentação histórico-descritiva. Ou seja, tratamos da representação social da infância portuguesa norteando-nos pelos seguintes objectivos: compreender as percepções inscritas nas fontes e documentos sobre a infância errante e em conflito social, no Portugal dos novecentos e séc. XX; conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante naquele arco centúrio; compreender o contexto histórico social da percepção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância errante, mendiga e desviante. Assim, partimos do enfoque sociológico e educativo, com influxos historiográficos e com argumentos das ciências médico-assistenciais e da educação, de modo a retratar as medidas, os dispositivos e os modelos de tratamento institucional no período ‘histórico’ de análise. Essa análise implica critérios de relações historiográficas e, por isso enquadra-se no ponto de vista da história da educação social, articulando-se com a história da educação e a história social da infância em Portugal, desenrolando-se à volta da infância e da juventude em situação de errância, de conflito social e de marginalização social, ou seja da ‘Outra Infância’ que não teve um percurso de normalização social e educativa. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | FCT; CeiEF-ULHT | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2018) - A proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. In Teodoro, A. (coord.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiEF 2013-2017). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/CeiEF, p. 238-247 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-757-086-5 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6265 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | pt_PT |
| dc.relation | FCT e CeiEF-ULHT | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | Colecção CeiEF-ULHT; | |
| dc.relation.publisherversion | Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CEIEF) ULHT | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Criança errante | pt_PT |
| dc.subject | Outra infância | pt_PT |
| dc.subject | Proteção da infância | pt_PT |
| dc.subject | Reeducação institucional | pt_PT |
| dc.subject | História Social da Educação | pt_PT |
| dc.title | A proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 247 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | E-book - 1.ª edição | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 239 | pt_PT |
| oaire.citation.title | O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiEF 2013-2017) | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
