Repository logo
 
Publication

A proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2018-11-15T10:47:38Z
dc.date.available2018-11-15T10:47:38Z
dc.date.issued2018-09-15
dc.description.abstractO estudo aborda as percepções e as práticas (re)construídas, no contexto da história da educação social da ‘Outra Infância’ ou ‘Infâncias Outras’, na base de uma metodologia hermenêutica de análise e de argumentação histórico-descritiva. Ou seja, tratamos da representação social da infância portuguesa norteando-nos pelos seguintes objectivos: compreender as percepções inscritas nas fontes e documentos sobre a infância errante e em conflito social, no Portugal dos novecentos e séc. XX; conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante naquele arco centúrio; compreender o contexto histórico social da percepção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância errante, mendiga e desviante. Assim, partimos do enfoque sociológico e educativo, com influxos historiográficos e com argumentos das ciências médico-assistenciais e da educação, de modo a retratar as medidas, os dispositivos e os modelos de tratamento institucional no período ‘histórico’ de análise. Essa análise implica critérios de relações historiográficas e, por isso enquadra-se no ponto de vista da história da educação social, articulando-se com a história da educação e a história social da infância em Portugal, desenrolando-se à volta da infância e da juventude em situação de errância, de conflito social e de marginalização social, ou seja da ‘Outra Infância’ que não teve um percurso de normalização social e educativa.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT; CeiEF-ULHTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2018) - A proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. In Teodoro, A. (coord.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiEF 2013-2017). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/CeiEF, p. 238-247pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-757-086-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6265
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspt_PT
dc.relationFCT e CeiEF-ULHTpt_PT
dc.relation.ispartofseriesColecção CeiEF-ULHT;
dc.relation.publisherversionCentro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CEIEF) ULHTpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCriança errantept_PT
dc.subjectOutra infânciapt_PT
dc.subjectProteção da infânciapt_PT
dc.subjectReeducação institucionalpt_PT
dc.subjectHistória Social da Educaçãopt_PT
dc.titleA proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação socialpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage247pt_PT
oaire.citation.issueE-book - 1.ª ediçãopt_PT
oaire.citation.startPage239pt_PT
oaire.citation.titleO outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiEF 2013-2017)pt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capitulo_CeiED-2018.pdf
Size:
256.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: