ESECB - Livros ou capítulos de livros
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- O perfil motor de crianças entre os 24 e os 48 meses de idade de acordo com as habilidades motoras globais e finas.Publication . Rebelo, Miguel; Adrião, Rafael; Santos, Jorge Manuel Folgado; HONÓRIO, SAMUEL; Silveira, Paulo; Serrano, João; Vaz, Vasco; Silva, Manuel Coelho e; Cordovil, Rita; Mendes, RuiEste estudo teve como objetivo analisar o perfil motor de crianças entre os 24 e os 48 meses de idade, utilizando a bateria PDMS-2 como instrumento de avaliação. O estudo tem uma amostra de 193 crianças (40.41 ± 8.16 meses), divididos em 3 faixas etárias, 24 meses (N=22, 27.09±0.7 meses), 36 meses (N=78, 38.12±0.9 meses) e 48 meses (N=93, 49.45±1.1 meses), sendo avaliadas as habilidades de Controle Postural, Locomoção, Manipulação de Objetos, Preensão Fina e Integração Visuomotora. A análise estatística foi realizada através do teste de Kruskal-Wallis, complementado pelo cálculo do épsilon quadrado (ε²) como medida de efeito, tendo sido observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos nas variáveis Controle Postural, Locomoção, Manipulação de Objetos e Integração Visuomotora, enquanto a Preensão Fina não apresentou variações significativas (p = 0.794), sugerindo estabilidade desta competência ao longo do intervalo etário analisado. Os valores obtidos nos Standard Scores indicaram que a Locomoção nos grupos de 24 e 48 meses, bem como a Manipulação de Objetos nos grupos de 36 e 48 meses, se encontram abaixo da média esperada, contrariamente a Integração Visuomotora demonstrou uma tendência de melhoria com o aumento da idade, embora sem significância estatística. Estes resultados apontam para um desenvolvimento motor não homogéneo entre os grupos etários, destacando a Locomoção e a Manipulação de Objetos como áreas com desempenho inferior e que poderão beneficiar de estratégias de intervenção e estimulação motora específicas.
- Análise comparativa da motricidade global e fina em crianças entre os 24 e os 48 meses.Publication . Adrião, Rafael; Rebelo, Miguel; Rocha, João; Farinha, Carlos; Silva Batista, Marco Alexandre; Serrano, João; Vaz, Vasco; Silva, Manuel Coelho e; Cordovil, Rita; Mendes, RuiEste estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento da motricidade global e fina em crianças entre os 24 e os 48 meses de idade, utilizando a bateria PDMS-2 como instrumento de avaliação. A amostra é composta por 193 crianças distribuídas em três grupos etários: 24 meses (N=22, 27.09±0.7 meses), 36 meses (N=78, 38.12±0.9 meses) e 48 meses (N=93, 49.45±1.1 meses). Foram analisadas as habilidades de Controle Postural, Locomoção, Manipulação de Objetos, Preensão Fina e Integração Visuomotora, agrupadas em dois domínios principais, a motricidade global e a motricidade fina. A análise estatística foi realizada através do teste de Kruskal-Wallis e do teste de Wilcoxon para amostras relacionadas, complementados pela medida de efeito épsilon quadrado (ε²). Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os quocientes motores globais (QMG) e finos (QMF) em todas as faixas etárias (p<0.001), indicando que o desenvolvimento motor fino é superior ao global. Observou-se uma tendência decrescente nos valores do QMG com o aumento da idade (ε² = 0.15), enquanto o QMF se manteve dentro da média normativa (ε² = 0.03), com menor dispersão e maior estabilidade. O Quociente Motor Total (QMT) apresentou uma evolução não linear, reforçando a ideia de que o desenvolvimento motor não ocorre de forma contínua. Estes resultados apontam para um desenvolvimento motor assimétrico entre os domínios global e fino, destacando a motricidade global como mais sensível à idade e ao contexto, e sugerindo a necessidade de estratégias de intervenção específicas para estimular essas competências em idades críticas.
- Senior Info-Exclusion 4. - Emerging digital technologies and the technological singularityPublication . Gil, Henrique; Patrício, Maria Raquel; Moreira, M.; Carvalho, L.; Simões, A.; Candeias, M.; Tomás, H.The elderly population will continue to comprise the largest group of the info-excluded, nationally and worldwide. With the evolution and appearance of increasingly emerging digital technologies, the possibility of increasing the digital divide among the elderly population could become a much more worrying reality. The Internet of Things, augmented reality, mixed reality and artificial intelligence, especially the new versions of GPT Chat, among others, are bringing new challenges and the need to acquire new digital skills. There is an increasing feeling that the so-called technological singularity will be reached very soon. If systems and entities become more intelligent, they could benefit the most info-excluded citizens because the system will be autonomous in its decision-making, where technology will/can override humans. However, it is important that citizens have the ability and possibility to decide which solutions and proposals they feel are best suited to their quality of life in a future where environments will be more assistive under the more refined concept of Ambient Assisted Living (AAL). In this sense, there is an urgent need to discuss and present proposals so that today’s info-excluded can prepare for a society that will continue to be predominantly digital but will have new contexts, resources, and organisations. In this sense, the safe use of the Internet and safeguarding autonomy and independence with dignity and security will be the objectives of exercising full citizenship within a new digital ecosystem.
- Alterações nas habilidades Motoras em crianças com um ano de idade após confinamento pela COVID-19Publication . Rebelo, Miguel; Rebelo, Miguel; Petrica, João; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Silveira, Paulo; Serrano, João; Centro de Publicações /Universidade da Maia - Centro de Investigação me Desporto Saúde e Desenvolvimento HumanoO Objetivo do estudo foi verificar os efeitos desse confinamento nas habilidades motoras através de um estudo longitudinal em crianças que no início da pandemia tinham um ano de idade. A amostra foi de 12 crianças de ambos os sexos, na avaliação pré-covid tinham 12.21±2.5 meses e na avaliação pós-covid as mesmas crianças já tinham 48.21±2.6 meses. As habilidades motoras foram avaliadas usando as escalas da PDMS-2. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de shapiro-wilk para testar a normalidade e o teste Wilcoxon para comparar os resultados das duas avaliações na mesma amostra. Houve diferenças estatisticamente significativas nas habilidades Posturais, de Locomoção, de Manipulação de Objetos, de Preensão fina (p < 0,01) e de Integração Visuo-Motora (p = 0,008). As crianças na avaliação pós-covid apresentaram, em média, piores resultados em todas as habilidades da Motricidade Global, ao contrário da Motricidade Fina, em que apresentaram melhores resultados na avaliação pós-covid. Estes resultados mostram o impacto negativo da pandemia nas crianças avaliadas com especial enfase na motricidade global, em que a maioria demonstra valores considerados abaixo da média para a idade, nomeadamente nas habilidades posturais, locomotoras e manipulativas e que esta pandemia pode ter trazido graves consequências ao desenvolvimento motor das crianças alertando os profissionais que lidam diariamente com as crianças destas faixas etárias a importância da motricidade global.
- A Influência da prática adicional da natação na competência motora em crianças com idade pré-escolarPublication . Rebelo, Miguel; Rebelo, Miguel; Batista, Marco; Rocha, João; Santos, Jorge; Faustino, António; Santos, Dino; Ramalho, André; Serrano, João; Centro de Publicações /Universidade da Maia - Centro de Investigação me Desporto, Saúde e Desenvolvimento HumanoO objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças na competência motora, entre crianças com idade pré-escolar, que para além das aulas de Expressão Físico-Motora (EFM) ainda têm uma prática adicional da Natação. Participaram neste estudo 76 crianças (4.97± 0.7 anos), com idades entre os 4 e os 6 anos, de ambos os géneros (F, N=33, 4.95±0.7 anos; M, N=43, 5.00±0.7 anos), divididos em dois grupos, o grupo que apenas tem EFM (N=14, 5.08 ±0.8) e o grupo que tem EFM + Natação (N=62, 4.95 ± 0.7). A EFM têm duas sessões semanais de 1h e a natação uma sessão semanal de 1h. O Instrumento utilizado para a recolha dos dados e respetiva avaliação da competência motora foi o Motor Competence Assessment (MCA), foi aplicado o teste Kolmogorov–Smirnov para verificar a normalidade da amostra, recorrendo ao teste Mann-Whitney para comparar os grupos. Após a análise dos resultados, verificámos que não existem diferenças estatisticamente significativas, sendo que na análise descritiva dos resultados, o grupo que para além da EFM ainda tem a prática adicional da Natação, apresenta, em média, melhores resultados nas diversas habilidades avaliadas, comparativamente ao grupo que apenas tem EFM. Os resultados adquiridos neste estudo, coincidem com os de diversos estudos que demonstram que a natação favorece o desenvolvimento motor e provoca efeitos positivos nas componentes da motricidade global e fina. Concluímos assim, que a prática adicional da natação é uma atividade que favorece o desenvolvimento de aprendizagens das crianças, contribuindo assim, para a evolução do seu desenvolvimento motor, físico e social, pois é uma atividade física, que aperfeiçoa habilidades motoras, através de exercícios e jogos.
- Estudo da composição corporal e competência motora em crianças do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Rebelo, Miguel; Pais, António; Santos, Jorge; Honório, Samuel; Silveira, Paulo; Serrano, João; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de LisboaO presente estudo teve como objetivo observar numa perspetiva relacional os níveis de composição corporal e de competência motora em crianças do 1º ciclo básico. Para o efeito, desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, com uma amostra de 200 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de ambos os géneros. Os instrumentos usados no estudo foram as escalas da Motor Competence Assessement (MCA), para avaliar a competência motora e a Balança de Bioimpedância (Inbody), para a avaliar a composição corporal. Os resultados obtidos revelam variações no Índice de Massa Corporal (IMC), massa muscular e massa gorda das crianças ao longo dos anos letivos, apresentando à medida que o ano letivo avança uma tendência para piores resultados em ambas as variáveis. Podemos assim concluir que, em média, apenas no 1.º Ano as crianças apresentam níveis normais de composição corporal e na competência motora só as crianças do 2º Ano apresentam valores normais para a sua idade, apresentando todos os restantes anos letivos valores acima da média. Estes resultados alertam para a necessidade urgente de intervenção nas escolas do 1º ciclo contra o combate à obesidade infantil e contra a iliteracia motora, promovendo mais momentos de atividade física como o brincar ao ar livre.
- Práticas Inclusivas na Escola através da Literatura para Crianças.Publication . Bartolomeu, Jéssica Diogo; Pires, Maria da NatividadeEste capítulo apresenta uma perspetiva teórica e uma intervenção prática num grupo de crianças do 3.º ano de escolaridade, numa escola em Portugal, tendo em vista o contributo da Literatura para a Infância na aceitação da diversidade cultural e na compreensão do conceito de identidade pessoal. Os livros selecionados integram o Catálogo do Projeto Europeu IDPBC – Identity and Diversity in Picture Books Collection e ilustram formas de diminuir preconceitos e estereótipos no âmbito educativo, compreensão da identidade pessoal através da aceitação da diversidade e práticas de mediação literária em relação ao fenómeno migratório e ao seu impacto educativo, conceitos fundamentais na dinâmica cultural contemporânea na sociedade, e na escola em particular. Apresentam-se dados recolhidos que permitem verificar neste grupo de crianças o desenvolvimento de atitudes como a tolerância e a aceitação da diversidade.
- Identidad, creación literária y soportes digitales: reflexiones sobre prácticas de alunos y professores de una IES portuguesa.Publication . Pires, Maria da Natividade; Morgado, Margarida; Gómes García, LuisEste capítulo explora as possibilidades de Educação Literária e de Leitura e Escrita em relação com o desenvolvimento de competências digitais. Na sequência de um enquadramento teórico, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório descritivo dos pontos de vista dos professores e do ponto de vista dos alunos sobre práticas de leitura e escrita digital. Esses resultados são analisados em função das potencialidades, limitações e recomendações para a promoção da Educação Literária no quadro de alargamento de competências em práticas digitais.
- Envelhecimento humano : uma síntese das teoriasPublication . Ramalho, André; Petrica, JoãoEste guia de estudo explora as teorias do envelhecimento, unindo perspetivas biológicas, psicológicas e sociológicas para oferecer um panorama completo deste processo natural. Começando com as teorias biológicas, que explicam as mudanças físicas inerentes ao envelhecimento, o guia aprofunda as teorias psicológicas, analisando as transformações cognitivas e emocionais, e conclui com as teorias sociológicas, que refletem sobre o impacto do envelhecimento nas interações sociais e papéis culturais. Destinado a estudantes do ensino superior, este guia serve como um recurso essencial para compreender as diversas facetas do envelhecimento.
- Envelhecimento: promoção de atividade física e redução do sedentarismoPublication . Ramalho, André; Petrica, JoãoEste guia de estudo é dedicado a abordar duas áreas cruciais para a saúde e o bem-estar dos idosos: a promoção da atividade física regular e a redução do comportamento sedentário diário. Compreender e aplicar estratégias eficazes nestes domínios é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos adultos idosos. No primeiro capítulo, exploraremos várias táticas e métodos para incentivar a adesão consistente à atividade física, uma ferramenta vital para manter a saúde física e mental. No segundo capítulo, focaremos em estratégias práticas para minimizar o sedentarismo diário, um fator conhecido por contribuir para diversos problemas de saúde. Este guia visa equipar os estudantes com conhecimentos e ferramentas práticas para um envelhecimento ativo e saudável.
