ESECB - Livros ou capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Livros ou capítulos de livros by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 230
Results Per Page
Sort Options
- O critério do sucesso : técnicas de avaliação da aprendizagemPublication . Lemos, ValterA obra respeita aos métodos e técnicas de avaliação da aprendizagem dos alunos, analisando os tipos e as funções da avaliação, a construção e utilização de instrumentos de avaliação, bem como os aspetos relativos ao uso dos resultados da avaliação como a classificação dos alunos e a avaliação do ensino.
- A nova avaliação da aprendizagem : o direito ao sucessoPublication . Lemos, Valter; Neves, Anabela; Campos, Cristina; Conceição, José M.; Alaiz, VítorA obra respeita à avaliação da aprendizagem dos alunos, abordando as modalidades e os instrumentos de avaliação e as condições da sua utilização. Analisa ainda as questões da repetência, bem como a utilização dos dados de avaliação na gestão do percurso escolar dos alunos.
- Práticas pedagógicas em ciências da natureza e formação de professores para os desafios da reforma curricularPublication . Paixão, FátimaConstatada a existência de profundas e sucessivas mudanças que provocam necessariamente a alteração da função de ser professor, conduziu-nos a equacionar um problema e a desenvolver um esquema de investigação. Este estudo integra aspectos que se cruzam e convergem no campo da Didáctica Construtivista e aprendizagem de Epistemologia e do conhecimento da Pedagogia.
- Contextos de eficácia em escolas do 1º ciclo : estudo de casoPublication . Lemos, Valter; Agostinho, Clotilde; Martins, Ernesto Candeias; Gil, Henrique; Rafael, José; Boliqueime, Fátima; Afonso, Mário; Afonso, Paulo; Pissarra, Sofia; Semião, SusanaO livro apresenta os resultados de um estudo de caso referente a uma escola do 1º ciclo no âmbito dos estudos de avaliação da reforma educativa. São analisadas diversas variáveis relacionadas com a eficácia das escolas, designadamente o currículo, o apoio aos alunos, a gestão, o clima de escola e os recursos, entre outras. Apresentam-se os instrumentos utilizados, bem como conclusões e recomendações.
- A gestão escolarPublication . Lemos, ValterO artigo analisa as características do modelo de gestão escolar designado por “gestão democrática”, instituído em 1976 e do novo modelo instituído em 1991, no contexto das dimensões da eficácia da escola e do exercício do poder.
- A dimensão axiológica da educação ambientalPublication . Martins, Ernesto CandeiasA educação ambiental (EA) integra um conjunto de categorias educativas/pedagógicas (educação formal e não-formal) que proporcionam uns fundamentos para a inter-relação da “educação com o meio ambiente”. Trata-se de uma área da educação social, que serve, em termos de estratégia de intervenção, a animação socio educativa/socio-cultural, criando novas relações do Homem com os problemas ecológico – ambientais. O autor considera a EA como: uma exigência da análise cultural do homem, exigindo-lhe uma dimensão ético-moral; uma estratégia de educação (não ) formal/informal, que exige um diálogo cientifico-tecnologico-humanista sobre a natureza um estilo ambiental de educação (paradigma) no âmbito da pedagogia (ambiental). A revitalização ambiental da Pedagogia evidencia a valorização da educação da natureza e do aprender a aprender. O meio-ambiente não se inscreve apenas no meio educativo; social e cultural, também surge na realidade humana (cidadania), das relações e convivencialidade (axiologia).
- As fontes documentais : análise da vida quotidiana e elementos para a história social e educativaPublication . Martins, Ernesto CandeiasActualmente, a História das Ideias (qualquer história é já história das ideias) exorta à história cultural e é um bom alimento para a história social e educativa, nessa tentativa de análise da possibilidade do passado. Por isso, exige-se metodologicamente (apostamos pelo âmbito hermenêutico), por lado, à utilização pluridisciplinar da informação e a respectiva conceptualização e, por outro lado, à prática de um discurso transdisciplinar na compreensão do “factum” (no caso presente da história da educação constitui os desafios actuais) da realidade histórica significativa. As ciências sociais e humanas aspiram a interpretar e explicar a acção social e educativa, numa tentativa de descrever as estruturas fundamentais do (pré)científico da realidade (mundo da vida quotidiano) em estreita correlação com as posições da sociologia e pedagogia da vida quotidiana, tão encoradas à teoria como à praxis, embora esta seja o seu ponto de partida.
- Os desafios da reforma curricular e a formação de professores de ciências da natureza do 1º ciclo de ensino básico : a prática pedagógica como indicador das mudanças necessáriasPublication . Paixão, FátimaA investigação que deu origem à dissertação apresentada tomou como base a relevância da Reforma Curricular já iniciada, mas também dificuldades previsíveis na sua implementação. A pesquisa teórica realizada sugere dificuldades de implementação nos Estádios da Formação Inicial, ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma Prática Pedagógica de Ciências da Natureza congruente com os Princípios Orientadores da Reforma Curricular. A ideia decorrente é que a prática pedagógica realmente desenvolvida pelos professores estagiários nas escolas não está globalmente de acordo com o Quadro preconizado. Estará o perfil de Práticas Pedagógicas, desenvolvidas pelos Estagiários, relacionado com alguns aspectos, como sejam a preparação anterior do Estagiário na área das Ciências, as suas experiências durante o curso de formação de Professores, as suas representações sobre o ensino e a aprendizagem, a influência de um modelo de Professor do ensino primário que lhe é transmitido no Estágio Pedagógico ou que possui e não modificou durante o Curso de formação
- Projecto de “sensibilização a uma língua estrangeira”Publication . Granada, Maria Cristina; Infante, Maria JoséO artigo debruça-se, inicialmente, sobre um conjunto de reflexões teóricas sobre a aprendizagem precoce de línguas estrangeiras e apresenta algumas considerações sobre o facto de o Francês ter perdido terreno nas aprendizagens escolares formais. Sublinhando a importância do pré-escolar e o desenvolvimento de experiências de enriquecimento da área curricular da expressão e comunicação, registou-se, em seguida, o projecto desenvolvido por uma educadora de infância e por uma professora de francês, com meninos de 4 e 5 anos, num jardim de infância de Alcains, em 1997. Esta investigação-acção permitiu: um trabalho cooperativo com as famílias, a aquisição de competências no domínio específico da linguagem oral e escrita da língua materna e de uma segunda língua e o desenvolvimento de projectos com outros níveis de ensino (o caso da escola secundária).
- O Colégio de S. Fiel : centro difusor da ciência no interior da BeiraPublication . Salvado, Maria Adelaide NetoDepois da implantação da República, acesas e desencontradas foram as opiniões sobre o valor do ensino ministrado pelos jesuítas no Colégio de S. Fiel, em Louriçal do Campo. Partindo de alguns ecos dessa controvérsia, de testemunhos de antigos alunos, das orientações metodológicas usadas no ensino das Ciências Naturais (contidas num dos números da Brotéria e escritas por um dos professores de S. Fiel), do relatório de uma curiosa observação astronómica e, sobretudo, da avaliação do material didáctico que até nós chegou, e actualmente pertencente à Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco) descobrir o valor do ensino científico posto em prática neste Colégio localizado na encosta da Gardunha. Essa avaliação permitiu-nos afirmar ter sido o Colégio de S. Fiel, no início do século XX, um centro difusor da Ciência e um importante foco de desenvolvimento do interior beirão.