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Os desafios da reforma curricular e a formação de professores de ciências da natureza do 1º ciclo de ensino básico : a prática pedagógica como indicador das mudanças necessárias

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A investigação que deu origem à dissertação apresentada tomou como base a relevância da Reforma Curricular já iniciada, mas também dificuldades previsíveis na sua implementação. A pesquisa teórica realizada sugere dificuldades de implementação nos Estádios da Formação Inicial, ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma Prática Pedagógica de Ciências da Natureza congruente com os Princípios Orientadores da Reforma Curricular. A ideia decorrente é que a prática pedagógica realmente desenvolvida pelos professores estagiários nas escolas não está globalmente de acordo com o Quadro preconizado. Estará o perfil de Práticas Pedagógicas, desenvolvidas pelos Estagiários, relacionado com alguns aspectos, como sejam a preparação anterior do Estagiário na área das Ciências, as suas experiências durante o curso de formação de Professores, as suas representações sobre o ensino e a aprendizagem, a influência de um modelo de Professor do ensino primário que lhe é transmitido no Estágio Pedagógico ou que possui e não modificou durante o Curso de formação

Description

Keywords

Reforma curricular Formação de professores Ciências da Natureza Prática pedagógica

Citation

PAIXÂO, Fátima 1998) - Os desafios da reforma curricular e a formação de professores de ciências da natureza do 1º ciclo de ensino básico: a prática pedagógica como indicador das mudanças necessárias. Lisboa : Instituto de Inovação Educacional. ISBN 972-8353-63-4. p. 407-431.

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Instituto de Inovação Educacional - Ministério da Educação

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