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Estudo da Composição Corporal e Competência Motora em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico

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Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivo observar numa perspetiva relacional os níveis de composição corporal e de competência motora em crianças do 1º ciclo básico. Para o efeito, desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, com uma amostra de 200 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de ambos os géneros. Os instrumentos usados no estudo foram as escalas da Motor Competence Assessement (MCA), para avaliar a competência motora e a Balança de Bioimpedância (Inbody), para a avaliar a composição corporal. Os resultados obtidos revelam variações no Índice de Massa Corporal (IMC), massa muscular e massa gorda das crianças ao longo dos anos letivos, apresentando à medida que o ano letivo avança uma tendência para piores resultados em ambas as variáveis. Podemos assim concluir que, em média, apenas no 1.º Ano as crianças apresentam níveis normais de composição corporal e na competência motora só as crianças do 2º Ano apresentam valores normais para a sua idade, apresentando todos os restantes anos letivos valores acima da média. Estes resultados alertam para a necessidade urgente de intervenção nas escolas do 1º ciclo contra o combate à obesidade infantil e contra a iliteracia motora, promovendo mais momentos de atividade física como o brincar ao ar livre.
Abstract: The present study aimed to observe, from a relational perspective, the levels of body composition and motor competence in children in the 1st basic cycle. To this end, we developed a quantitative study, with a sample of 200 children aged between 6 and 10 years, of both genders. The instruments used in the study were the Motor Competence Assessment (MCA) scales, to assess motor competence and the Bioimpedance Scale (Inbody), to assess body composition. The results obtained reveal variations in the Body Mass Index (BMI), muscle mass and fat mass of children throughout the school years, showing a tendency towards worse results in both variables as the school year progresses. We can thus conclude that, on average, only in the 1st Year do children present normal levels of body composition and in Motor Competence only children in the 2nd Year present normal values for their age, presenting values above the average in all remaining school years. These results highlight the urgent need for intervention in primary schools to combat childhood obesity and motor illiteracy by promoting more moments of physical activity such as playing outdoors.

Description

Keywords

Composição corporal competência motora crianças 1º ciclo obesidade infantil. Body composition motor competence children 1st cycle child obesity.

Citation

Rebelo, M., Pais, A., Santos, J., Honório, S., Silveira, P., & Serrano, J. (2024). Estudo da composição corporal e competência motora em crianças do 1.º ciclo do ensino básico. In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVII (pp. 9–13). Edições Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa. ISBN 978-989-8912-24-4.

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Edições Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa

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