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Formação inicial de professores do Ensino Básico : um percurso centrado na história da matemática
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires | |
dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T11:07:50Z | |
dc.date.available | 2016-04-26T11:07:50Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Didáctica. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta e avalia um Percurso de Formação (PF) com foco na História da Matemática, em que a resolução e exploração didáctica de problemas históricos foram encarados como uma metodologia a privilegiar na formação inicial de professores para o ensino básico, para tentar compreender em que medida tal PF contribui para o desenvolvimento do conhecimento didáctico de futuros professores e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. O quadro de referência teórico estrutura-se em torno de três grandes áreas: História e Filosofia da Ciência/Matemática, ensino da Matemática e formação inicial de professores. Na primeira, analisam-se as alterações ocorridas na filosofia contemporânea da matemática, nomeadamente as que concernem à relevância epistemológica da história e da construção do conhecimento matemático, bem como as suas implicações para a didáctica. Na segunda, aprofundam-se as orientações mais recentes para o ensino da matemática, direccionado para o desenvolvimento da literacia e competência matemática. Finalmente, analisam-se e aprofundam-se os conceitos de conhecimento didáctico e de conteúdo, a partir da discussão de diferentes modos de entender a noção de conhecimento profissional do professor e apresentam-se recomendações para a formação inicial de professores de matemática para o ensino básico. No que respeita às opções metodológicas, o estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa de índole interpretativa. Entre Janeiro de 2005 e Junho de 2006, implementou-se um PF, que envolveu um conjunto articulado de intervenções em várias disciplinas dos dois últimos anos de uma licenciatura em Ensino Básico, no qual para além de um grupo-turma de dez alunos, foram particularmente envolvidas três futuras professoras, em prática pedagógica. As principais fontes de recolha de dados foram a observação (participante e não participante), os registos áudio das sessões de formação, os registos áudio e/ou vídeo da prática de ensino, os questionários aplicados às futuras professoras e as entrevistas realizadas às futuras professoras e aos seus professores cooperantes. Os resultados do estudo permitem concluir que, através da resolução e exploração didáctica de problemas históricos, as futuras professoras foram confrontadas com a face social e cultural da matemática e com o desafio de a introduzir nas aulas do ensino básico. Tal como os participantes reconheceram e os seus professores cooperantes corroboraram, foi possível construir e implementar estratégias de ensino e aprendizagem centradas na resolução de problemas históricos, que favoreceram o estabelecimento de algumas ligações com outras disciplinas do currículo (em particular, com a disciplina de História e geografia de Portugal) e realçaram aplicações da Matemática ao quotidiano passado. A análise das práticas pedagógicas sugere que o PF contribui para o desenvolvimento do conhecimento didáctico dos futuros professores ao nível: (a) do entendimento da relevância didáctica dos problemas históricos em termos de conteúdo matemático, de potencialidades de criação de espaços de interdisciplinaridade e de motivação dos alunos para a realização de actividade matemática; (b) das imagens passadas em sala de aula sobre a face social e humana da matemática. Relativamente ao entendimento das potencialidades didácticas da integração da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem, os resultados permitem inferir o interesse e a pertinência do recurso a problemas históricos para a concretização dessa integração no ensino básico e, em particular, no 2º ciclo CEB. Em termos de avaliação global do PF todas as participantes concordam que a experiência vivida foi muito positiva para a sua formação profissional, aprofundando o seu conhecimento para ensinar matemática e permitindo concretizar práticas de ensino inovadoras e motivadoras para os seus alunos. A aproximação cultural à matemática propiciada pela resolução de problemas históricos foi um aspecto do PF que todas as participantes consideram motivador e muito relevante para a sua formação profissional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101172508 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/4526 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | História da matemática | pt_PT |
dc.subject | Problemas históricos | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Didática da matemática | pt_PT |
dc.subject | Literacia matemática | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Formação inicial de professores do Ensino Básico : um percurso centrado na história da matemática | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Jorge | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Didáctica | pt_PT |