ESECB - Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física: diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadasPublication . Santos, Jorge; Petrica, João Manuel Patrício Duarte; Maia, Luís Carlos Coelho RebeloA atenção é uma importante variável que pode ditar o sucesso e o insucesso de uma atividade ou tarefa. Esta variável é caracterizada pela habilidade de direcionar os recursos cognitivos para uma dada situação. O propósito desta investigação foi procurar padrões nos perfis atencionais dos alunos tendo em conta o seu rendimento académico, durante as aulas de Educação Física e em diversas modalidades desportivas. Este trabalho, nasce da necessidade e interesse em estudarmos a relação entre os tipos e orientação da atenção dos alunos e a sua influência no sucesso académico, verificando ainda se existem diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas diferenciadas. Para a consecução dos objetivos, foram adotados os seguintes passos: (i) revisão de literatura sobre a temática; (ii) validação Psicométrica do Atest-EF e análise do perfil atencional dos alunos durante as aulas de Educação Física; (iii) verificação do perfil de atenção nas modalidades desportivas individuais, atletismo e ginástica e aferição de possíveis diferenças entre as modalidades; (iv) verificação do perfil de atenção nas modalidades desportivas coletivas, futebol e basquetebol e aferição das possíveis diferenças entre as modalidades e nas distintas partes da aula de Educação Física; (v) contrastar os perfis de atenção nas distintas modalidades desportivas com o rendimento académico dos alunos. Recorreu-se a um estudo quantitativo, transversal com uma amostra de 156 alunos, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos (×̅ = 14,7 ± 1,3) onde 84 são do género feminino (53,8%) e 72 do género masculino (46,2%), do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º ou 9º ano), analisados durante a prática de cada uma de quatro modalidades desportivas (atletismo, ginástica, basquetebol e futebol), através da técnica de recolha de dados por questionário. As principais conclusões do estudo foram: (i) há pouca literatura sobre a atenção e o rendimento académico, principalmente nas atividades físicas e desportivas; (ii) a versão Portuguesa do Questionário Atest-EF, pode ser utilizada com confiança e fiabilidade, na apreciação do foco da atenção dos alunos durante as aulas de Educação Física; (iii) da análise efetuada inferimos que em relação ao perfil de atenção dos alunos, nas modalidades desportivas individuais, atletismo e ginástica, não existem diferenças estatisticamente significativas:(iv) em relação ao perfil de atenção, nas modalidades futebol e basquetebol, não encontramos diferenças estatisticamente significativas entre as partes da aula nas distintas modalidades coletivas abordadas; (v) observamos alguns padrões entre as modalidades coletivas e individuais, mas não encontrámos diferenças estatisticamente significativas, no entanto, os resultados sugerem a existência de uma associação positiva entre a atenção e o rendimento académico. Face aos resultados encontrados e, por forma a melhorar o rendimento académico em Educação Física, recomenda-se que os professores implementem ações educativas que estimulem, aproveitem e maximizem a prática da atividade física e a atenção à tarefa.
- Repères pour une esthétique de la mise en scène au Portugal (1970-1995) : le parcours de quatre metteurs en scène João Mota, Luís Miguel Cintra, João Brites et Rogério de CarvalhoPublication . Leitão, Maria Madalena Amaral Veiga; Banu, GeorgesC’est véritablement à partir des années 70 que la théâtre professionnel au Portugal a acquis une autre dynamique et s’est placé dans la perspective de l’ouverture à de nouvelles expériences théâtrales. Ce travail ne permet donc pas d’approfondir tous les aspects mis en exergue et, d’autre part, les developpments sur chaque metteur en scène ne sont pas exhaustifs. Il vise cependant à allier une composante diachronique, qui permet de comparer et de situer les pratiques théâtrales dans leur contexte histórico-culturel, à une composante synchronique, qui permet d’établir des données fondamentales en ce qui concerne la compréhension du phénomène théâtral portugais au cours de cette période. Nous avons également voulu assumer l’expérience du vécu dans l’approche d’une réalité qui nous est familière et la conjuguer avec la distance nécessaire, nous permettant de faire une lecture avec le discernement d’un regard extérieur. Pour faire l’histoire proche, nous avons donc tenté de confronter les données subjectives et les mémoires propres avec les données historiques et les éléments fournis par les troupes, les critiques et metteurs en scène. L’étude entreprise vise à situer historiquement les options théâtrales des metteurs en scène concernés, mais aussi à lancer les bases d’études ultérieures qui pourront aller plus loin, soit dans le sens d’un approfondissement esthétique, soit dans celui d’un approfondissement histoirique.
- A dinâmica demográfica na região do INTERREG Ibérico, no final do século XXPublication . Moreira, Maria João Guardado; Nazareth, J. ManuelAs regiões da fronteira que separa Portugal de Espanha não foram, até praticamente aos anos oitenta, objecto de grandes estudos ou sínteses de conjunto. Foi com a adesão dos dois países à Comunidade Económica Europeia que renasce o interesse pela fronteira, não só nos meios académicos, como também junto dos políticos e dos responsáveis pelo desenvolvimento regional. É assim que os Colóquios Ibéricos de Geografia, que se realizam desde 1979, têm uma secção sobre a fronteira como factor geográfico. E, a necessidade em conhecer os impactos regionais da adesão à Comunidade tem levado à constituição de equipas pluridisciplinares ligadas à planificação regional. Ainda que com desigual intensidade, a raia luso-espanhola associa assim um conjunto de características que a tornaram num exemplo de região que foi gerando bloqueios ao seu próprio crescimento e que se enquadram, portanto, nos objectivos da iniciativa comunitária do INTERREG. Propusemo-nos, pois, desenvolver um estudo cuja unidade territorial de análise são as Nomenclaturas das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS), de nível III, dos dois lados da fronteira, e que tem como principal objectivo conhecer a dinâmica populacional da raia luso-espanhola, neste final do século XX. A escolha deste espaço prende-se, precisamente, com o facto de estas regiões serem consideradas, pela Comunidade, como um conjunto que partilha problemas comuns e cuja resolução deve ser encontrada em comum. Torna-se, portanto, pertinente um estudo que considere as regiões portuguesas e espanholas, pois só assim é possível percepcionar a existência de um espaço demográfico raiano que compartilha características. Para além do estudo da dinâmica demográfica das NUTS III de fronteira, procurámos fazer o seu enquadramento nos respectivos países, conscientes de que as tendências regionais só têm sentido quando inseridas num espaço mais amplo. Nesta óptica utilizámos o resto dos espaços peninsulares como contraponto, não incluindo os territórios situados fora da Península Ibérica devido às particularidades que a sua localização lhes confere. Estamo-nos a referir aos arquipélagos dos Açores, Baleares, Canárias, Madeira e às cidades de Ceuta e Melilla.
- Da identidade feminina na ficção portuguesa de oitocentos : voz(es) de mulher, perspectiva(s) de autorPublication . Santos, Maria Eduarda; Dios, Ángel Marcos de; Duarte, Maria do Rosário CunhaO atual estudo apresenta-se como uma reflexão sobre os vetores de construção da Identidade Feminina na ficção portuguesa do século XIX e sobre os seus modos de representação. Desde modo, são nossos objetivos: definir o conceito de identidade feminina quer do ponto de vista teórico quer segundo o legado de Ana Augusta Plácido (1831-1895), Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921) e Ana de Castro Osório (1872-1935); demonstrar, que a mulher do século XIX não é apenas e só objeto do olhar masculino, aqui simbolicamente representado pelo de Gustave Flaubert e Eça de Queirós, mas também do seu próprio olhar, passando de consumidora a produtora de literatura, isto é, de “leitora de representações” a real e legítima “produtora de imagens” de si; concluir da importância que teve, no panorama cultural de meados do século XIX, o papel precursor das escritoras objeto do nosso estudo, pela abertura de um caminho para uma incontestável linha de escrita feminina em Portugal. O tema que nos propomos abordar implica, por conseguinte, um triplo percurso interpretativo: de cariz genelógico, por um lado, sobre a estrutura e funcionalidade da narrativa ficcional de Oitocentos, as suas origens, motivações e constrangimentos; semântico, pela pesquisa do sentido intrínseco do termo ‘identidade’, e sociológico, por via da categorização e polaridade trazidas à liça pelo conceito de ‘feminino’.
- Da literatura tradicional à literatura contemporânea : pontes e fronteirasPublication . Pires, Natividade; Monteiro, Ofélia Paiva; Ponte, Pedro Ferré daA investigação que se pretende desenvolver contempla um corpus de textos cujo denominador comum se encontra na comunhão de um fundo de cultura de tradição oral, textos esses orientados, no entanto, por dois vectores distintos – por um lado, a reescrita mais ou menos próxima de uma tradição, de material “herdado” ao longo dos séculos, fiel às fontes, essencialmente do século XIX, mas com pequenos desvios de vária ordem, como veremos; por outro lado, textos que demonstram uma “nova invenção”, tendencialmente subversiva. Os textos do nosso corpus são também orientados, na sua génese autorial, para receptores bastante diferenciados etariamente, aparentemente podendo estabelecer-se uma linha separadora, ainda que flexível, entre textos “para crianças” e “textos para adultos”. Curiosamente, os dois vectores apontados acima como orientadores da nossa análise não coincidem, necessariamente, só com um ou outro dos grupos de textos dirigidos para os dois tipos de receptores em questão. O nosso principal objectivo é reavaliar o papel da cultura tradicional no âmbito da literatura portuguesa contemporânea, não esquecendo que essa Literatura atinge leitores de várias idades, participando assim num processo de formação de identidade cultural e espírito crítico do indivíduo, também através dos “rifacimenti” e subversões de uma literatura coligida pela memória colectiva. Dessa memória colectiva interessam-nos essencialmente as narrativas de tradição oral, em particular os contos. Dado que nos cingimos apenas a versões que poderão ter servido de fonte aos autores estudados, o nosso corpus, a esse nível, corresponde às principais colectâneas publicadas no séc. IXI e XX em Portugal, não incluindo, portanto, trabalho de campo, com recolha de inéditos.
- Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências : conservação da massa nas reacções químicas : estudo da índole epistemológicaPublication . Paixão, Fátima; Cachapuz, António FranciscoO estudo apresentado situa-se no âmbito e contexto da Formação de Professores. É sentida uma grande necessidade de inovação e mudança face às novas orientações no campo da Didáctica das Ciências com vista à obtenção de aprendizagens significativas nos alunos, orientada no sentido da construção de imagens actuais sobre ciência e conhecimento científico. Algumas das implicações deste Estudo dirigem-se para a necessidade de mais e melhor formação de professores, no sentido de que tenha como finalidade a efectiva alteração das práticas de ensino, em particular ao nível do ensino básico, em que se visa formar cidadãos, e não, ainda, cientistas. Outra proposta vai para a necessidade de uma reestruturação dos Programas Oficiais no sentido de uma organização em torno de temáticas, onde se explorem problemas e não só conceitos. Todo o desenvolvimento do Estudo aponta para a consideração da investigação em Didáctica das Ciências como catalisador de mudanças. Reforça-se a importância de desenvolver investigação com os professores e não investigação sobre os professores.
- Formação inicial de professores do Ensino Básico : um percurso centrado na história da matemáticaPublication . Jorge, Fátima; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis PiresEste estudo apresenta e avalia um Percurso de Formação (PF) com foco na História da Matemática, em que a resolução e exploração didáctica de problemas históricos foram encarados como uma metodologia a privilegiar na formação inicial de professores para o ensino básico, para tentar compreender em que medida tal PF contribui para o desenvolvimento do conhecimento didáctico de futuros professores e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. O quadro de referência teórico estrutura-se em torno de três grandes áreas: História e Filosofia da Ciência/Matemática, ensino da Matemática e formação inicial de professores. Na primeira, analisam-se as alterações ocorridas na filosofia contemporânea da matemática, nomeadamente as que concernem à relevância epistemológica da história e da construção do conhecimento matemático, bem como as suas implicações para a didáctica. Na segunda, aprofundam-se as orientações mais recentes para o ensino da matemática, direccionado para o desenvolvimento da literacia e competência matemática. Finalmente, analisam-se e aprofundam-se os conceitos de conhecimento didáctico e de conteúdo, a partir da discussão de diferentes modos de entender a noção de conhecimento profissional do professor e apresentam-se recomendações para a formação inicial de professores de matemática para o ensino básico. No que respeita às opções metodológicas, o estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa de índole interpretativa. Entre Janeiro de 2005 e Junho de 2006, implementou-se um PF, que envolveu um conjunto articulado de intervenções em várias disciplinas dos dois últimos anos de uma licenciatura em Ensino Básico, no qual para além de um grupo-turma de dez alunos, foram particularmente envolvidas três futuras professoras, em prática pedagógica. As principais fontes de recolha de dados foram a observação (participante e não participante), os registos áudio das sessões de formação, os registos áudio e/ou vídeo da prática de ensino, os questionários aplicados às futuras professoras e as entrevistas realizadas às futuras professoras e aos seus professores cooperantes. Os resultados do estudo permitem concluir que, através da resolução e exploração didáctica de problemas históricos, as futuras professoras foram confrontadas com a face social e cultural da matemática e com o desafio de a introduzir nas aulas do ensino básico. Tal como os participantes reconheceram e os seus professores cooperantes corroboraram, foi possível construir e implementar estratégias de ensino e aprendizagem centradas na resolução de problemas históricos, que favoreceram o estabelecimento de algumas ligações com outras disciplinas do currículo (em particular, com a disciplina de História e geografia de Portugal) e realçaram aplicações da Matemática ao quotidiano passado. A análise das práticas pedagógicas sugere que o PF contribui para o desenvolvimento do conhecimento didáctico dos futuros professores ao nível: (a) do entendimento da relevância didáctica dos problemas históricos em termos de conteúdo matemático, de potencialidades de criação de espaços de interdisciplinaridade e de motivação dos alunos para a realização de actividade matemática; (b) das imagens passadas em sala de aula sobre a face social e humana da matemática. Relativamente ao entendimento das potencialidades didácticas da integração da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem, os resultados permitem inferir o interesse e a pertinência do recurso a problemas históricos para a concretização dessa integração no ensino básico e, em particular, no 2º ciclo CEB. Em termos de avaliação global do PF todas as participantes concordam que a experiência vivida foi muito positiva para a sua formação profissional, aprofundando o seu conhecimento para ensinar matemática e permitindo concretizar práticas de ensino inovadoras e motivadoras para os seus alunos. A aproximação cultural à matemática propiciada pela resolução de problemas históricos foi um aspecto do PF que todas as participantes consideram motivador e muito relevante para a sua formação profissional.
- It in science : a study of the use of datalogging in practical work by Portuguese pre-service science teachersPublication . Gil, HenriqueThere is a general concensus in society and in education, in particular, that pupils should learn using Information Technologies (IT) to help prepare them for their future in the world of work. This thesis reviews the relationship between IT, teaching and learning with particular reference to constructivism and problem solving approaches in science education. Despite recognising the importance of IT in the modern world, relatively few Portuguese teachers use IT approaches during lessons. Unfortunately the widespread and the real use of IT in education is very low the main aim of this thesis is to demonstrate that IT may be used in the classroom if teachers are provided with specific examples of its use. Portuguese student teachers and their supervisors were introduced to the use of datalogging in practical work. A problem solving constructivist approach was used to promote their use of IT practical Work with pupils aged 10-11 years. An action research was used to promote a close relationship between researcher and researched to establish deeper understanding of the problems, advantages and disadvantages of the use of datalogging in practical work. The results gathered form interviews, observations, questionnaires and field notes demonstrated that with the use of datalogging with the methodology done it was really possible to engage pupils in ‘hands-on’ and ‘heads-on’ activities. Pupils manipulate materials and equipment (hands-on) and had time to discuss the results of the experiments (heads-on). There was a general agreement among the participants that the use of datalogging should be promoted because of the beneficial effects on learning that can occur following detailed discussions of results gained using dataloggers.
- Teoria e prática da protecção e da reeducação : os menores delinquentes e inadaptados em Portugal (1ª República)Publication . Martins, Ernesto Candeias; Colom Cañellas, Antoni J.O objectivo desta investigação histórica, enquadrada no âmbito da História da Educação em Portugal e em particular da História da Assistência à Infância Inadaptada e Delinquente (problemáticas tratadas na Pedagogia Social) é o de abordar as questões teórico-práticas da protecção, prevenção e correcção ou reeducação da infância ou menores (termo jurídico-social) considerados abandonados (físicos e morais), ‘em perigo moral’, delinquentes e inadaptados sociais no período da 1ª República (1910-1926). Esta preocupação por aquelas crianças, detidas e processadas pelas tutorias da infância enquadra-se nos objectivos dos republicanos em dar maior atenção à criança (ser em desenvolvimento), as suas situações socioeducativas e à realidade em que vivia. Por isso, surge a LPI – Lei de Protecção à Infância (1911) com o intuito de proteger, prevenir e corrigir, aquelas crianças que possuíam comportamentos anti-sociais ou de desvio social (incluindo as com tendências criminosas), através de medidas tutelares, educativas, assistenciais e individualizadores. O Estado desde de meados do século XIX tinha começado a incumbir-se daquelas crianças desvalidas ao criar estabelecimentos especiais (casas de correcção, colónias agrícolas), acompanhando o movimento filantrópico e as reformas sociais e legais que iam surgindo, devido ao influxo e contributos de muitas ciências (jurídicas, médicas e assistenciais, pedológicas, sociológicas, etc.). Ao nível privado havia asilos, recolhimentos e outros estabelecimentos assistenciais que colmatavam algumas daquelas situações de abandono e marginalização. Neste sentido devemos reconhecer o papel e as acções sociais e educativas de muitos ‘educadores’ que cuidavam daquelas crianças em regime de internato ou semi-internato. Neste estudo, podemos destacar a evolução do direito de menores (jurisdição) desde 1911 até ao final da República, com uma prolífera publicação de legislação regulamentadora dos serviços jurisdicionais e tutelares de menores, mas muitos desses diplomas sem aplicação na prática devido às contingências políticas e sociais da época. Contudo, destacamos a criação das tutorias, dos refúgios (estabelecimentos de observação e diagnóstico), a implementação do modelo de reabilitação ou médico-pedagógico no tratamento reeducativo, as instituições (Federação Nacional dos amigos da Infância) destinadas à reinserção social, medidas de prevenção, etc. Em relação aos estabelecimentos de correcção ou reeducação especiais públicos criaram-se no período republicano as escolas centrais de reforma (1911), os reformatórios (1919 e 1925) e as colónicas correcionais (1925) com regimes de internamento (ao nível disciplinar e educativo em moldes progressivos e em pavilhões) mais permissivos e uma pedagogia de grupo activa pelo trabalho. Nessas instituições ministrava-se uma educação integral e uma formação ou aprendizagem de um ofício aos internados, de modo a regenera-los moral e socialmente e torná-los úteis à sociedade. Os educadores, designados por ‘perfeitos-professores’ desempenharam um papel importante na formação social e pessoal dos internados, aconselhando-os e orientando-os nas suas necessidades educativas.
- A influência da OCDE nas políticas públicas de educação em PortugalPublication . Lemos, Valter; Simões, João Formosinho; Rodrigues, Maria de LurdesA mais recente onda de globalização do final do século XX e as consequências geradas pela interdependência dos Estados trouxeram novas formas de olhar as políticas públicas, bem como os mecanismos de influência das organizações internacionais na difusão, transferência e convergência dessas políticas. A OCDE é uma das organizações que, nas políticas de educação, tem tido um papel destacado, o qual adquiriu maior impacto e visibilidade com o lançamento do programa PISA. A ação da OCDE em Portugal iniciou-se nos anos 60 e prolongou-se até à atualidade. Foram vários os mecanismos de ação da OCDE, ao longo das três fases em que a mesma teve lugar, como a produção de ideias, a produção de dados e a avaliação de políticas. Na primeira fase o principal instrumento de ação foi o Projeto Regional do Mediterrâneo, ocorrendo uma mudança de paradigma da política educativa portuguesa. Na segunda fase o instrumento utilizado foi o Exame à Política Nacional de Educação, vindo a ter lugar a estabilização dos eixos estruturantes dessa política. Na terceira fase, os instrumentos usados foram a produção e divulgação de indicadores educacionais, constituídos como standards e benchmarks, com relevo para os relativos ao PISA, vindo a ocorrer, para além da consolidação daqueles eixos, uma convergência com as políticas e os referenciais definidos pela OCDE. Conclui-se que as políticas públicas que estiveram presentes na construção do sistema educativo português nos últimos 50 anos tiveram uma importante influência da OCDE, designadamente na mudança para uma escola mais democratizada e equitativa, na consolidação de um sistema educativo mais estruturado e universal e na convergência de políticas para a melhoria dos resultados educativos.
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