ESECB - Teses de Doutoramento
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- À margem do adulto : quatro estudos sobre a construção cultural da criançaPublication . Morgado, MargaridaProcurando novos protocolos de leitura e articulação da criança, que permitam tomar consciência do poder cultural dos adultos em relação às crianças, e tendo por objectivo a constituição teórica da criança enquanto objecto de estudo cultural, define-se a questão central de investigação do presente estudo nos termos de como abordar o terreno cultural onde os sentidos plurais de criança, contemporaneamente, mas também de uma perspectiva histórica, são decididos pelos adultos e porventura negociados pelas crianças, sabendo que eles se articulam com formações de poder entre adulto e criança e que a experiência de crianças existe criativamente na competição entre práticas de significação. Na primeira parte do estudo a definição teórica e metodológica desta questão ocupa os três primeiros capítulos da dissertação, ocupados em desenhar a topografia de um terreno marcado por políticas de representação da criança em disciplinas várias e em procurar os termos, as categorias e as metodologias para melhor definir os contornos de um estudo cultural da criança. A primeira parte do estudo estabelece, que a criança na cultura e os modos da sua enunciação cultural tensa ao longo do século XX em textos ficcionais, populares e académicos, entendidos como formas de representação e de dominação culturais da criança pelos adultos, constituem um problema essencial por intermédio do qual se torna possível teorizar que o poder adulto sobre a criança se encontra alojado de forma subtil em diversas estruturas de práticas de significação: as disciplinas académicas, a literatura, a ficção infantil, as relações entre adulto e criança formais e informais. Teoriza que a criança é produto de metodologias e práticas de análise que competem entre si por legitimidade e universalidade, e se encontra no cerne de uma série de debates culturais e civilizacionais contemporâneos: o impacto dos média na vida das pessoas, o incremento de sociedades violentas, a sexualidade, a pluralidade e/ou ausência de valores estáveis, e permanentes, as mudanças de ritmo e de formas de vida ocidentais. Enquanto conceito a criança é considerada sintoma e causa de todas estas situações que provocam ansiedades nos adultos. A inquirição de hipóteses metodológicas do estudo interdisciplinar da criança, isto é, cruzando fronteiras disciplinares e articulando saberes académicos, bem como a abordagem de instituições e práticas de anunciação da criança na cultura é, na segunda parte do estudo, articulada com textos ficcionais. Em quatro estudos independentes constitui-se um projecto de história cultural sobre diversas lutas por sentidos de criança em contextos culturais específicos, partindo do pressuposto que nem os sentidos nem as práticas culturais e consequentemente nem as experiências de criança são homogéneos, mas essencialmente contraditórios, plurais e mesmo antagónicos.
- Análise das capacidades metacognitivas de futuros professores de matemáticaPublication . Afonso, PauloEste estudo, de cariz exploratório, pretendeu abordar a temática da metacognição ao nível da formação de futuros professores de Matemática, em contexto de resolução de problemas. Por outras palavras, pretendeu-se analisar e interpretar processos metacognitivos de futuros professores de Matemática, envolvidos na resolução de seis problemas de processo, seleccionados de uma bateria de problemas desse tipo. Esses futuros professores foram seleccionados a pensar alto para que todo o processo de resolução verbalizado pudesse ficar registado em vídeo. Em concreto, este estudo pretendeu dar resposta ao seguinte problema de investigação: Os tipos de problemas influenciarão os processos metacognitivos de futuros professores de Matemática, enquanto resolvem uma variedade de problemas e permitirão as videogravações o registo desses processos metagognitivos? O estudo contou com a participação de dois grupos de três alunos de um Curso de Formação de Professores de uma Escola Superior de Educação portuguesa e a sua formação baseou-se na resposta a um questionário sobre a resolução de problemas e sobre o trabalhar dessa temática em grupo. Resultou um grupo A, cujos alunos evidenciaram ser bons resolvedores de problemas e gostavam de os resolver em grupo e, um grupo B, cujos alunos evidenciavam ser mais fracos na resolução de problemas e com menos motivação para o trabalhar em grupo esta temática. Ambos os grupos resolveram os seis problemas de processo, envolvendo cada um deles um estratégia específica de resolução e todas as suas intervenções orais foram registadas em vídeo com posterior transcrição para o papel para se proceder à sua análise. A análise de conteúdo desses registos baseou-se nas quatro categorias do modelo de Lester (1985): Orientação, Organização, Execução e Verificação. No caso das resoluções escritas dos problemas, estes foram analisadas através da escala holística focada de Charles et al. (1987). Os resultados obtidos deixa-nos alguma apreensão no que diz respeito ao sucesso da resolução dos problemas. De facto, o grupo A só resolveu correctamente um dos seis problemas e o grupo B, dois. Em termos gerais, verificou-se que independentemente do tipo de problemas, a categoria onde se registou maior número de intervenções metacognitivas foi a Verificação. Em termos de desempenho metacognitivo, o grupo B mostrou ser mais reflexivo do que o grupo A, pois interveio metagognitivamente sempre muito mais do que o grupo A, se se exceptuar o problema nº 1. Os grupos evidenciaram uma diferença importante entre si que consistiu no facto de o grupo A dedicar menor número de intervenções metacognitivas ai nível da concepção de planos de resolução e de selecção de estratégias adequadas à resolução dos problemas (categoria Organização), enquanto que o grupo B dedicou menor número de intervenções metacognitivas ao nível da compreensão dos problemas (categoria Orientação). Atendendo ao reduzido número de problemas envolvidos, estes resultados carecem, naturalmente, de outros estudos posteriores que venham ou não confirmar esta tendência. Por estes motivos, podemos dizer que, relativamente ao nosso problema de investigação, parece não haver uma relação muito estreita entre tipos de problemas e desempenhos metacognitivos, contudo, verificou-se que o registo vídeo assumiu um papel insubstituível para a análise e compreensão de todo o processo mental envolvido por cada grupo na resolução dos problemas. Os resultados, apontam, pois, para a necessidade de realização de estudos posteriores que venham confirmar algumas das conclusões obtidas.
- Análisis multivariante de la relación entre estilos/estrategias de aprendizaje e inteligencia eemocional, en alumnos de educación superiorPublication . Silveira, PauloLa sociedad actual demanda personas que a través de un aprendizaje continuo se conviertan en sujetos autónomos capaces de tomar conciencia de sus propios procesos mentales al enfrentarse con los problemas, analizarlos adecuadamente, planificar, supervisar y evaluar la propia actuación. Aunque los estilos de aprendizaje son relativamente estables, pueden ser modificados, siendo una responsabilidad de los profesores ayudar a los estudiantes a descubrir su estilo y aprender a adaptarlo a las experiencias de cada situación. Ése es nuestro objetivo, ahora que nos enfrentamos a un cambio drástico en la forma de enseñar, acorde con el nuevo sistema europeo: conocer los estilos de aprendizaje predominantes en nuestros estudiantes para planificar la docencia de acuerdo a ese hecho. Este trabajo se ha diseñado para evaluar y analizar la Inteligencia Emocional, los Estilos de Aprendizaje y las Estrategias de Aprendizaje de los alumnos de las seis Escuelas de enseñanza Superior del Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, utilizando métodos estadísticos multivariantes tradicionalmente utilizados en contextos muy diferentes, especialmente en estudios ecológicos. La población en estudio, en el año lectivo 2009/10 representa un total de 4014 alumnos. Para recoger la información fueron utilizados el cuestionario TMMS (Salovey et al. 1995, en su versión TMMS-24, Fernández-Berrocal et al. 2004), el cuestionario CASVI creado por Vicente-Galindo y Castro en 2007 (Galindo, 2007), el cuestionario CHAEA (Alonso y Honey, 1995) y el cuestionario ACRA (Román y Gallego, 1994). Se obtuvieron 1785 encuestas. De los cuestionarios utilizados (TMMS, CASVI, CHAEA y ACRA), solo el TMMS y el CHAEA se habían validado en Portugal. Entre los objetivos del estudio destacaremos, además de evaluar la relación entre la Inteligencia Emocional y los Estilos y Estrategias de Aprendizaje, utilizando métodos estadísticos multivariantes nunca usados en este contexto, el estudio del comportamiento psicométrico de los cuestionarios para identificar perfiles de alumnos y su relación con el género, el tipo de carrera cursada y el rendimiento académico.
- Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências : conservação da massa nas reacções químicas : estudo da índole epistemológicaPublication . Paixão, Fátima; Cachapuz, António FranciscoO estudo apresentado situa-se no âmbito e contexto da Formação de Professores. É sentida uma grande necessidade de inovação e mudança face às novas orientações no campo da Didáctica das Ciências com vista à obtenção de aprendizagens significativas nos alunos, orientada no sentido da construção de imagens actuais sobre ciência e conhecimento científico. Algumas das implicações deste Estudo dirigem-se para a necessidade de mais e melhor formação de professores, no sentido de que tenha como finalidade a efectiva alteração das práticas de ensino, em particular ao nível do ensino básico, em que se visa formar cidadãos, e não, ainda, cientistas. Outra proposta vai para a necessidade de uma reestruturação dos Programas Oficiais no sentido de uma organização em torno de temáticas, onde se explorem problemas e não só conceitos. Todo o desenvolvimento do Estudo aponta para a consideração da investigação em Didáctica das Ciências como catalisador de mudanças. Reforça-se a importância de desenvolver investigação com os professores e não investigação sobre os professores.
- Da identidade feminina na ficção portuguesa de oitocentos : voz(es) de mulher, perspectiva(s) de autorPublication . Santos, Maria Eduarda; Dios, Ángel Marcos de; Duarte, Maria do Rosário CunhaO atual estudo apresenta-se como uma reflexão sobre os vetores de construção da Identidade Feminina na ficção portuguesa do século XIX e sobre os seus modos de representação. Desde modo, são nossos objetivos: definir o conceito de identidade feminina quer do ponto de vista teórico quer segundo o legado de Ana Augusta Plácido (1831-1895), Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921) e Ana de Castro Osório (1872-1935); demonstrar, que a mulher do século XIX não é apenas e só objeto do olhar masculino, aqui simbolicamente representado pelo de Gustave Flaubert e Eça de Queirós, mas também do seu próprio olhar, passando de consumidora a produtora de literatura, isto é, de “leitora de representações” a real e legítima “produtora de imagens” de si; concluir da importância que teve, no panorama cultural de meados do século XIX, o papel precursor das escritoras objeto do nosso estudo, pela abertura de um caminho para uma incontestável linha de escrita feminina em Portugal. O tema que nos propomos abordar implica, por conseguinte, um triplo percurso interpretativo: de cariz genelógico, por um lado, sobre a estrutura e funcionalidade da narrativa ficcional de Oitocentos, as suas origens, motivações e constrangimentos; semântico, pela pesquisa do sentido intrínseco do termo ‘identidade’, e sociológico, por via da categorização e polaridade trazidas à liça pelo conceito de ‘feminino’.
- Da literatura tradicional à literatura contemporânea : pontes e fronteirasPublication . Pires, Natividade; Monteiro, Ofélia Paiva; Ponte, Pedro Ferré daA investigação que se pretende desenvolver contempla um corpus de textos cujo denominador comum se encontra na comunhão de um fundo de cultura de tradição oral, textos esses orientados, no entanto, por dois vectores distintos – por um lado, a reescrita mais ou menos próxima de uma tradição, de material “herdado” ao longo dos séculos, fiel às fontes, essencialmente do século XIX, mas com pequenos desvios de vária ordem, como veremos; por outro lado, textos que demonstram uma “nova invenção”, tendencialmente subversiva. Os textos do nosso corpus são também orientados, na sua génese autorial, para receptores bastante diferenciados etariamente, aparentemente podendo estabelecer-se uma linha separadora, ainda que flexível, entre textos “para crianças” e “textos para adultos”. Curiosamente, os dois vectores apontados acima como orientadores da nossa análise não coincidem, necessariamente, só com um ou outro dos grupos de textos dirigidos para os dois tipos de receptores em questão. O nosso principal objectivo é reavaliar o papel da cultura tradicional no âmbito da literatura portuguesa contemporânea, não esquecendo que essa Literatura atinge leitores de várias idades, participando assim num processo de formação de identidade cultural e espírito crítico do indivíduo, também através dos “rifacimenti” e subversões de uma literatura coligida pela memória colectiva. Dessa memória colectiva interessam-nos essencialmente as narrativas de tradição oral, em particular os contos. Dado que nos cingimos apenas a versões que poderão ter servido de fonte aos autores estudados, o nosso corpus, a esse nível, corresponde às principais colectâneas publicadas no séc. IXI e XX em Portugal, não incluindo, portanto, trabalho de campo, com recolha de inéditos.
- O desenvolvimento da reflexividade no contexto do discurso supervisivoPublication . Abrantes, ManuelaOs encontros supervisivos entre estagiários e formadores podem ser momentos privilegiados para promover o desenvolvimento profissional dos participantes. O estudo que se apresenta investigou a relação entre a competência reflexiva e de questionamento de supervisores cooperantes e estagiários, no contexto das práticas supervisivas, ao alongo de três anos, focando a atenção nas perguntas formuladas nos encontros de supervisão. As perguntas colocadas pelos estagiários nas aulas foram também objecto de análise por constituírem um dos conteúdos de reflexão-sobre-a-acção, bem como os textos narrativos escritos pelos estagiários que permitiram aceder ao seu pensamento sobre o processo vivenciado. Desenhou-se um projecto seguindo uma metodologia de investigação-acção que se desenrolou em vários ciclos de diagnóstico, planificação, acção e reflexão, no qual esteve incluído um programa de formação de cinquenta horas dirigido aos supervisores cooperantes. O programa de formação, centrado nos conceitos de reflexão e questionamento, envolveu sessões presenciais conjuntas e trabalho autónomo dos participantes, bem como a construção de materiais para aplicação na prática. O estudo, de natureza qualitativa, assumiu o formato de estudo de caso na variante multi-casos e envolveu quatro cooperantes e trinta e seis estagiários. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos, ao longo de três anos lectivos. A análise dos resultados foi, nalguns casos, feita a partir de instrumentos concebidos para o efeito e, sempre que possível, fez-se a triangulação dos dados. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a maior parte das perguntas que surgem nos encontros de supervisão são colocados pelos supervisores, sendo maioritariamente perguntas de baixo nível cognitivo, embora as de interpretação e de avaliação aconteçam quando as supervisoras cooperantes são motivadas a reflectir sobre o seu questionamento nas sessões de trabalho. Este facto leva-nos a concluir que é possível melhorar a competência de questionamento de formadores e estagiários através da formação e da interacção teoria/prática, embora seja mais fácil alterar estratégias de supervisão do que discursos. Os estagiários também podem desenvolver a sua capacidade reflexiva e competência de questionamento quando tomam consciência das suas performances e recebem feedback dos seus formadores. Acredita-se, por isso, que este estudo possa contribuir para a compreensão e novas formas de exploração do processo supervisivo, mostrando a importância da investigação-acção no desenvolvimento profissional dos professores através da melhoria da sua competência de questionamento, usando procedimentos reflexivos.
- Desenvolvimento psicológico e mudança conceptual nos processos formativos : uma investigação-acção no âmbito da formação inicial de educadores/professoresPublication . Pereira, CristinaConsiderando que a Psicologia tem assumido um papel central na fundamentação dos processos formativos dos educadores e dos professores, desde os primórdios da sua identidade científica, constituindo uma importante referência conceptual de muitos dos projectos de investigação sobre os processos educativos que têm sido realizados, nomeadamente em Portugal, por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, pensamos ser importante reflectir e questionar o seu contributo para uma renovação qualitativa do acto pedagógico. Este trabalho de investigação teve como objectivo implementar um programa de formação inicial de educadores/professores que na sua componente de formação em Psicologia visou o desenvolvimento de três dimensões que consideramos fundamentais a um desempenho pessoal e profissional adequado e flexível, a saber: a) Concepções Implícitas sobre os Processos de Ensino e de Aprendizagem b) Epistemologias Pessoais c) Desenvolvimento do Ego O seu quadro teórico de referência foram as teorias de desenvolvimento humano e cognitivo-motivacionais que convergem com concepções construtivistas, perspectivando a formação inicial como um contexto privilegiado de desenvolvimento humano e de (re)construção de concepções no sentido de uma melhor adequação à profissionalidade docente. No sentido de operacionalizar o objectivo da pesquisa concebemos um programa de formação psicológica de educadores/professores que foi implementado ao longo de quatro anos junto dos alunos matriculados nos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação (E.S.E.) de Castelo Branco, no ano lectivo de 1998 (ano em que se iniciaram as licenciaturas desses cursos). Esse grupo de alunos integrou o grupo experimental da pesquisa. Para avaliar com maior rigor a pertinência do programa de formação para as mudanças desenvolvimentais pretendidas, considerámos fundamental a constituição de dois grupos de controlo constituídos por indivíduos com algumas características comuns às do grupo experimental (alunos matriculados no mesmo ano e nos mesmos cursos, na E.S.E. de Portalegre e na E.S.E. de Coimbra). Todos os alunos envolvidos na pesquisa foram avaliados relativamente às dimensões consideradas, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do processo formativo. Para esse efeito foram utilizados instrumentos padronizados que se tinham revelado adequados na “medição” das variáveis em análise. Considerando o contexto do nosso problema e os objectivos de compreensão e mudança pretendidos, organizámos a pesquisa no sentido de uma metodologia que se inscrevesse na categoria de investigação-acção. Contudo, a preocupação em introduzir algum rigor na observação e análise dos dados, fez-nos ponderar a possibilidade de utilizar um planeamento que integrasse metodologias qualitativas e quantitativas. O delineamento progressivo do projecto concretizou-se, na sua vertente quantitativa, no estabelecimento de um desenho quasi-experimental, com planeamento de medidas pré e pós tratamento, com grupos de controlo não equivalentes (Cook e Campbell, 1979).
- Desenvolvimento, implementação e avaliação de um módulo blended learning num EILC, no contexto do português como língua estrangeiraPublication . Gonçalves, TeresaO presente trabalho, em termos genéricos, parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar um Erasmus Intensive Language Course (EILC ou CILE, Cursos Intensivos de Línguas Erasmus), para um público constituído por alunos do ensino superior – de várias nacionalidades, em mobilidade institucional e nacional ao abrigo do Programa Erasmus – e que necessita de aprender a comunicar na língua do país de acolhimento. Mais especificamente, este estudo parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar EILCs (ou CILESs) – promovidos e financiados pelas Agências Nacionais para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (em Portugal a AN PROALV) – para a aprendizagem da língua portuguesa, para alunos que pretendam frequentar um nível elementar/limiar, isto é, um EILC de nível II. Aceitamos e concordamos com uma organização modular tripartida destes cursos, que é a forma como todas as instituições de ensino superior que os ministram em Portugal os estruturam. A novidade que o nosso estudo apresenta é a proposta de que um dos módulos destes cursos seja um módulo misto de aprendizagem, de blended learning, distribuído através de uma plataforma de gestão da aprendizagem (Learning Management System – LMS). Assim, toda a nossa pesquisa tem como objectivos propor uma estrutura de EILC, fundamentar teoricamente a proposta de um módulo de blended learning nestes cursos, organizar e implementar esse módulo e avaliar junto de uma turma de alunos de um EILC (CILE), junto do monitor e junto da docente – os quais funcionarão como amostra – a pertinência e a utilidade deste módulo nos cursos referidos.
- A dinâmica demográfica na região do INTERREG Ibérico, no final do século XXPublication . Moreira, Maria João Guardado; Nazareth, J. ManuelAs regiões da fronteira que separa Portugal de Espanha não foram, até praticamente aos anos oitenta, objecto de grandes estudos ou sínteses de conjunto. Foi com a adesão dos dois países à Comunidade Económica Europeia que renasce o interesse pela fronteira, não só nos meios académicos, como também junto dos políticos e dos responsáveis pelo desenvolvimento regional. É assim que os Colóquios Ibéricos de Geografia, que se realizam desde 1979, têm uma secção sobre a fronteira como factor geográfico. E, a necessidade em conhecer os impactos regionais da adesão à Comunidade tem levado à constituição de equipas pluridisciplinares ligadas à planificação regional. Ainda que com desigual intensidade, a raia luso-espanhola associa assim um conjunto de características que a tornaram num exemplo de região que foi gerando bloqueios ao seu próprio crescimento e que se enquadram, portanto, nos objectivos da iniciativa comunitária do INTERREG. Propusemo-nos, pois, desenvolver um estudo cuja unidade territorial de análise são as Nomenclaturas das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS), de nível III, dos dois lados da fronteira, e que tem como principal objectivo conhecer a dinâmica populacional da raia luso-espanhola, neste final do século XX. A escolha deste espaço prende-se, precisamente, com o facto de estas regiões serem consideradas, pela Comunidade, como um conjunto que partilha problemas comuns e cuja resolução deve ser encontrada em comum. Torna-se, portanto, pertinente um estudo que considere as regiões portuguesas e espanholas, pois só assim é possível percepcionar a existência de um espaço demográfico raiano que compartilha características. Para além do estudo da dinâmica demográfica das NUTS III de fronteira, procurámos fazer o seu enquadramento nos respectivos países, conscientes de que as tendências regionais só têm sentido quando inseridas num espaço mais amplo. Nesta óptica utilizámos o resto dos espaços peninsulares como contraponto, não incluindo os territórios situados fora da Península Ibérica devido às particularidades que a sua localização lhes confere. Estamo-nos a referir aos arquipélagos dos Açores, Baleares, Canárias, Madeira e às cidades de Ceuta e Melilla.
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