ESECB - Teses de Doutoramento
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- Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências : conservação da massa nas reacções químicas : estudo da índole epistemológicaPublication . Paixão, Fátima; Cachapuz, António FranciscoO estudo apresentado situa-se no âmbito e contexto da Formação de Professores. É sentida uma grande necessidade de inovação e mudança face às novas orientações no campo da Didáctica das Ciências com vista à obtenção de aprendizagens significativas nos alunos, orientada no sentido da construção de imagens actuais sobre ciência e conhecimento científico. Algumas das implicações deste Estudo dirigem-se para a necessidade de mais e melhor formação de professores, no sentido de que tenha como finalidade a efectiva alteração das práticas de ensino, em particular ao nível do ensino básico, em que se visa formar cidadãos, e não, ainda, cientistas. Outra proposta vai para a necessidade de uma reestruturação dos Programas Oficiais no sentido de uma organização em torno de temáticas, onde se explorem problemas e não só conceitos. Todo o desenvolvimento do Estudo aponta para a consideração da investigação em Didáctica das Ciências como catalisador de mudanças. Reforça-se a importância de desenvolver investigação com os professores e não investigação sobre os professores.
- Repères pour une esthétique de la mise en scène au Portugal (1970-1995) : le parcours de quatre metteurs en scène João Mota, Luís Miguel Cintra, João Brites et Rogério de CarvalhoPublication . Leitão, Maria Madalena Amaral Veiga; Banu, GeorgesC’est véritablement à partir des années 70 que la théâtre professionnel au Portugal a acquis une autre dynamique et s’est placé dans la perspective de l’ouverture à de nouvelles expériences théâtrales. Ce travail ne permet donc pas d’approfondir tous les aspects mis en exergue et, d’autre part, les developpments sur chaque metteur en scène ne sont pas exhaustifs. Il vise cependant à allier une composante diachronique, qui permet de comparer et de situer les pratiques théâtrales dans leur contexte histórico-culturel, à une composante synchronique, qui permet d’établir des données fondamentales en ce qui concerne la compréhension du phénomène théâtral portugais au cours de cette période. Nous avons également voulu assumer l’expérience du vécu dans l’approche d’une réalité qui nous est familière et la conjuguer avec la distance nécessaire, nous permettant de faire une lecture avec le discernement d’un regard extérieur. Pour faire l’histoire proche, nous avons donc tenté de confronter les données subjectives et les mémoires propres avec les données historiques et les éléments fournis par les troupes, les critiques et metteurs en scène. L’étude entreprise vise à situer historiquement les options théâtrales des metteurs en scène concernés, mais aussi à lancer les bases d’études ultérieures qui pourront aller plus loin, soit dans le sens d’un approfondissement esthétique, soit dans celui d’un approfondissement histoirique.
- Teoria e prática da protecção e da reeducação : os menores delinquentes e inadaptados em Portugal (1ª República)Publication . Martins, Ernesto Candeias; Colom Cañellas, Antoni J.O objectivo desta investigação histórica, enquadrada no âmbito da História da Educação em Portugal e em particular da História da Assistência à Infância Inadaptada e Delinquente (problemáticas tratadas na Pedagogia Social) é o de abordar as questões teórico-práticas da protecção, prevenção e correcção ou reeducação da infância ou menores (termo jurídico-social) considerados abandonados (físicos e morais), ‘em perigo moral’, delinquentes e inadaptados sociais no período da 1ª República (1910-1926). Esta preocupação por aquelas crianças, detidas e processadas pelas tutorias da infância enquadra-se nos objectivos dos republicanos em dar maior atenção à criança (ser em desenvolvimento), as suas situações socioeducativas e à realidade em que vivia. Por isso, surge a LPI – Lei de Protecção à Infância (1911) com o intuito de proteger, prevenir e corrigir, aquelas crianças que possuíam comportamentos anti-sociais ou de desvio social (incluindo as com tendências criminosas), através de medidas tutelares, educativas, assistenciais e individualizadores. O Estado desde de meados do século XIX tinha começado a incumbir-se daquelas crianças desvalidas ao criar estabelecimentos especiais (casas de correcção, colónias agrícolas), acompanhando o movimento filantrópico e as reformas sociais e legais que iam surgindo, devido ao influxo e contributos de muitas ciências (jurídicas, médicas e assistenciais, pedológicas, sociológicas, etc.). Ao nível privado havia asilos, recolhimentos e outros estabelecimentos assistenciais que colmatavam algumas daquelas situações de abandono e marginalização. Neste sentido devemos reconhecer o papel e as acções sociais e educativas de muitos ‘educadores’ que cuidavam daquelas crianças em regime de internato ou semi-internato. Neste estudo, podemos destacar a evolução do direito de menores (jurisdição) desde 1911 até ao final da República, com uma prolífera publicação de legislação regulamentadora dos serviços jurisdicionais e tutelares de menores, mas muitos desses diplomas sem aplicação na prática devido às contingências políticas e sociais da época. Contudo, destacamos a criação das tutorias, dos refúgios (estabelecimentos de observação e diagnóstico), a implementação do modelo de reabilitação ou médico-pedagógico no tratamento reeducativo, as instituições (Federação Nacional dos amigos da Infância) destinadas à reinserção social, medidas de prevenção, etc. Em relação aos estabelecimentos de correcção ou reeducação especiais públicos criaram-se no período republicano as escolas centrais de reforma (1911), os reformatórios (1919 e 1925) e as colónicas correcionais (1925) com regimes de internamento (ao nível disciplinar e educativo em moldes progressivos e em pavilhões) mais permissivos e uma pedagogia de grupo activa pelo trabalho. Nessas instituições ministrava-se uma educação integral e uma formação ou aprendizagem de um ofício aos internados, de modo a regenera-los moral e socialmente e torná-los úteis à sociedade. Os educadores, designados por ‘perfeitos-professores’ desempenharam um papel importante na formação social e pessoal dos internados, aconselhando-os e orientando-os nas suas necessidades educativas.
- À margem do adulto : quatro estudos sobre a construção cultural da criançaPublication . Morgado, MargaridaProcurando novos protocolos de leitura e articulação da criança, que permitam tomar consciência do poder cultural dos adultos em relação às crianças, e tendo por objectivo a constituição teórica da criança enquanto objecto de estudo cultural, define-se a questão central de investigação do presente estudo nos termos de como abordar o terreno cultural onde os sentidos plurais de criança, contemporaneamente, mas também de uma perspectiva histórica, são decididos pelos adultos e porventura negociados pelas crianças, sabendo que eles se articulam com formações de poder entre adulto e criança e que a experiência de crianças existe criativamente na competição entre práticas de significação. Na primeira parte do estudo a definição teórica e metodológica desta questão ocupa os três primeiros capítulos da dissertação, ocupados em desenhar a topografia de um terreno marcado por políticas de representação da criança em disciplinas várias e em procurar os termos, as categorias e as metodologias para melhor definir os contornos de um estudo cultural da criança. A primeira parte do estudo estabelece, que a criança na cultura e os modos da sua enunciação cultural tensa ao longo do século XX em textos ficcionais, populares e académicos, entendidos como formas de representação e de dominação culturais da criança pelos adultos, constituem um problema essencial por intermédio do qual se torna possível teorizar que o poder adulto sobre a criança se encontra alojado de forma subtil em diversas estruturas de práticas de significação: as disciplinas académicas, a literatura, a ficção infantil, as relações entre adulto e criança formais e informais. Teoriza que a criança é produto de metodologias e práticas de análise que competem entre si por legitimidade e universalidade, e se encontra no cerne de uma série de debates culturais e civilizacionais contemporâneos: o impacto dos média na vida das pessoas, o incremento de sociedades violentas, a sexualidade, a pluralidade e/ou ausência de valores estáveis, e permanentes, as mudanças de ritmo e de formas de vida ocidentais. Enquanto conceito a criança é considerada sintoma e causa de todas estas situações que provocam ansiedades nos adultos. A inquirição de hipóteses metodológicas do estudo interdisciplinar da criança, isto é, cruzando fronteiras disciplinares e articulando saberes académicos, bem como a abordagem de instituições e práticas de anunciação da criança na cultura é, na segunda parte do estudo, articulada com textos ficcionais. Em quatro estudos independentes constitui-se um projecto de história cultural sobre diversas lutas por sentidos de criança em contextos culturais específicos, partindo do pressuposto que nem os sentidos nem as práticas culturais e consequentemente nem as experiências de criança são homogéneos, mas essencialmente contraditórios, plurais e mesmo antagónicos.
- Da literatura tradicional à literatura contemporânea : pontes e fronteirasPublication . Pires, Natividade; Monteiro, Ofélia Paiva; Ponte, Pedro Ferré daA investigação que se pretende desenvolver contempla um corpus de textos cujo denominador comum se encontra na comunhão de um fundo de cultura de tradição oral, textos esses orientados, no entanto, por dois vectores distintos – por um lado, a reescrita mais ou menos próxima de uma tradição, de material “herdado” ao longo dos séculos, fiel às fontes, essencialmente do século XIX, mas com pequenos desvios de vária ordem, como veremos; por outro lado, textos que demonstram uma “nova invenção”, tendencialmente subversiva. Os textos do nosso corpus são também orientados, na sua génese autorial, para receptores bastante diferenciados etariamente, aparentemente podendo estabelecer-se uma linha separadora, ainda que flexível, entre textos “para crianças” e “textos para adultos”. Curiosamente, os dois vectores apontados acima como orientadores da nossa análise não coincidem, necessariamente, só com um ou outro dos grupos de textos dirigidos para os dois tipos de receptores em questão. O nosso principal objectivo é reavaliar o papel da cultura tradicional no âmbito da literatura portuguesa contemporânea, não esquecendo que essa Literatura atinge leitores de várias idades, participando assim num processo de formação de identidade cultural e espírito crítico do indivíduo, também através dos “rifacimenti” e subversões de uma literatura coligida pela memória colectiva. Dessa memória colectiva interessam-nos essencialmente as narrativas de tradição oral, em particular os contos. Dado que nos cingimos apenas a versões que poderão ter servido de fonte aos autores estudados, o nosso corpus, a esse nível, corresponde às principais colectâneas publicadas no séc. IXI e XX em Portugal, não incluindo, portanto, trabalho de campo, com recolha de inéditos.
- Educação especial em Portugal no último quarto do século XXPublication . Mesquita, HelenaO estudo apresenta-se estruturado em duas partes. Na primeira pretende-se proporcionar uma panorâmica sobre o problema do atendimento/educação dos deficientes em Portugal, assim como da formação de professores para esta área, até à ao final da década de 70. Assim, fez-se referência a dois aspectos fundamentais: - por um lado, analisa-se a origem da Educação Especial em Portugal, destacando a evolução que o atendimento/educação dos deficientes sofreu até à integração escolar, com realce para o ensino de cegos e surdos, a acção do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira e, ainda, o enfoque do papel do Estado nesta matéria, ilustrando estes aspectos através da legislação emitida; - por outro, analisou-se também as origens da formação de professores em Educação Especial em Portugal e condicionantes do seu desenvolvimento, fazendo referência à legislação emitida sobre a criação dos cursos, regulamentos, incidindo a sua análise nas principais instituições onde esta formação se desenrolou. Na segunda parte faz-se referência aos princípios conceptuais e de renovação mais significativos no campo da integração escolar e das necessidades educativas especiais; à modificação e clarificação de conceitos relativos ao deficiente; ao desenvolvimento da integração escolar e às forças e tendências estruturantes que contribuíram para a renovação como o Public Law 94/142, de 1975, Warnock Report, de 1978 e Declaração de Salamanca, de 1994, para, posteriormente, se centrar a análise nas transformações a partir da década de 70, em Portugal. A evolução da integração escolar em Portugal foi comentada em função de três marcos legislativos internos que alteraram profundamente a política educativa da educação de crianças com necessidades educativas especiais: a Lei Nº5/73, conhecida como “Reforma Veiga Simão”; a Lei Nº46/86, Lei de Bases do Sistema Educativo; e o Decreto-Lei Nº319/91, que estabelece o regime educativo especial aplicável aos alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular. Fez-se, ainda, referência ao impacto das novas políticas educativas em necessidades educativas especiais na formação de professores. Ilustrou-se essa formação de professores em Educação Especial em Portugal nos últimos 25 anos, através dos documentos legislativos, reflectindo-se sobre os diferentes tipos de formação; sobre o percurso realizado desde a formação especializada à formação inicial, dando-se enfoque às perspectivas e renovações sentidas, assim como à adaptação da formação à realidade. O Estudo termina com conclusões, onde se teceram comentários e recomendações relativos à educação das crianças com necessidades educativas especiais e à formação de professores para o ensino dessas mesmas crianças.
- Dinâmicas territoriais de inovação no arco urbano do centro interiorPublication . Santos, DomingosA tese norteadora que compagina o argumento subjacente a este projecto de investigação é que a dinâmica empresarial de inovação regionalmente sedimentada deriva das características específicas das respectivas aglomerações territoriais, que actuam como substratos privilegiados de geração de economias externas e de adensamento das interacções produtivas. Em termos empíricos, ambicionava-se examinar duas questões: saber, por um lado, se o comportamento empresarial, no que respeita à dinâmica de inovação das firmas seleccionadas do sector têxtil-confecções do Arco Urbano do Centro Interior, é condicionado pelo respectivo contexto territorial e reflecte identidades sócio-económicas específicas e, por outro lado, avaliar a capacidade dos actores da envolvente do sistema de inovação para influenciarem a trajectória inovadora em que assenta a estratégia competitiva das empresas. Durante o trajecto que percorremos revisitámos as principais abordagens que têm a problemática da inovação por referência. A adopção de uma óptica de abordagem ecléctica, de síntese e de procura de complementaridades entre diversos modelos conceptuais, nomeadamente entre os quadros ligados à Economia da Inovação e os quadros associados à Economia Territorial da Inovação, permitiu-nos erigir uma leitura crítica de ambos, os primeiros privilegiando as dinâmicas de procura e os segundos enfatizando o diagnóstico do lado da oferta, construindo, a partir daí, uma visão analítica e operativa própria. Ora, os dados da análise empírica efectuada permitem retirar a ilação de que este espaço territorial do AUCI está longe de conseguir ser um efectivo operador dos interfaces cognitivos e institucionais, e de projectar dinâmicas de aprendizagem interactivas moldadas pela capacidade relacional e pelo desenvolvimento de efectivos laços de cooperação entre empresas e das empresas com a envolvente institucional. Neste cenário, parece pois poder validar-se a hipótese de que o território, neste caso específico, não tem constituído um suporte crucial da competitividade empresarial da fileira têxtil-confecções do AUCI, servindo mais como repositório locacional de empresas e instituições – não confirmamos assim a tese norteadora deste processo de investigação já que, neste caso, não parece ser a idiossincrasia territorial o substrato privilegiado que catalisa a dinâmica de inovação prevalecente.
- Análise das capacidades metacognitivas de futuros professores de matemáticaPublication . Afonso, PauloEste estudo, de cariz exploratório, pretendeu abordar a temática da metacognição ao nível da formação de futuros professores de Matemática, em contexto de resolução de problemas. Por outras palavras, pretendeu-se analisar e interpretar processos metacognitivos de futuros professores de Matemática, envolvidos na resolução de seis problemas de processo, seleccionados de uma bateria de problemas desse tipo. Esses futuros professores foram seleccionados a pensar alto para que todo o processo de resolução verbalizado pudesse ficar registado em vídeo. Em concreto, este estudo pretendeu dar resposta ao seguinte problema de investigação: Os tipos de problemas influenciarão os processos metacognitivos de futuros professores de Matemática, enquanto resolvem uma variedade de problemas e permitirão as videogravações o registo desses processos metagognitivos? O estudo contou com a participação de dois grupos de três alunos de um Curso de Formação de Professores de uma Escola Superior de Educação portuguesa e a sua formação baseou-se na resposta a um questionário sobre a resolução de problemas e sobre o trabalhar dessa temática em grupo. Resultou um grupo A, cujos alunos evidenciaram ser bons resolvedores de problemas e gostavam de os resolver em grupo e, um grupo B, cujos alunos evidenciavam ser mais fracos na resolução de problemas e com menos motivação para o trabalhar em grupo esta temática. Ambos os grupos resolveram os seis problemas de processo, envolvendo cada um deles um estratégia específica de resolução e todas as suas intervenções orais foram registadas em vídeo com posterior transcrição para o papel para se proceder à sua análise. A análise de conteúdo desses registos baseou-se nas quatro categorias do modelo de Lester (1985): Orientação, Organização, Execução e Verificação. No caso das resoluções escritas dos problemas, estes foram analisadas através da escala holística focada de Charles et al. (1987). Os resultados obtidos deixa-nos alguma apreensão no que diz respeito ao sucesso da resolução dos problemas. De facto, o grupo A só resolveu correctamente um dos seis problemas e o grupo B, dois. Em termos gerais, verificou-se que independentemente do tipo de problemas, a categoria onde se registou maior número de intervenções metacognitivas foi a Verificação. Em termos de desempenho metacognitivo, o grupo B mostrou ser mais reflexivo do que o grupo A, pois interveio metagognitivamente sempre muito mais do que o grupo A, se se exceptuar o problema nº 1. Os grupos evidenciaram uma diferença importante entre si que consistiu no facto de o grupo A dedicar menor número de intervenções metacognitivas ai nível da concepção de planos de resolução e de selecção de estratégias adequadas à resolução dos problemas (categoria Organização), enquanto que o grupo B dedicou menor número de intervenções metacognitivas ao nível da compreensão dos problemas (categoria Orientação). Atendendo ao reduzido número de problemas envolvidos, estes resultados carecem, naturalmente, de outros estudos posteriores que venham ou não confirmar esta tendência. Por estes motivos, podemos dizer que, relativamente ao nosso problema de investigação, parece não haver uma relação muito estreita entre tipos de problemas e desempenhos metacognitivos, contudo, verificou-se que o registo vídeo assumiu um papel insubstituível para a análise e compreensão de todo o processo mental envolvido por cada grupo na resolução dos problemas. Os resultados, apontam, pois, para a necessidade de realização de estudos posteriores que venham confirmar algumas das conclusões obtidas.
- It in science : a study of the use of datalogging in practical work by Portuguese pre-service science teachersPublication . Gil, HenriqueThere is a general concensus in society and in education, in particular, that pupils should learn using Information Technologies (IT) to help prepare them for their future in the world of work. This thesis reviews the relationship between IT, teaching and learning with particular reference to constructivism and problem solving approaches in science education. Despite recognising the importance of IT in the modern world, relatively few Portuguese teachers use IT approaches during lessons. Unfortunately the widespread and the real use of IT in education is very low the main aim of this thesis is to demonstrate that IT may be used in the classroom if teachers are provided with specific examples of its use. Portuguese student teachers and their supervisors were introduced to the use of datalogging in practical work. A problem solving constructivist approach was used to promote their use of IT practical Work with pupils aged 10-11 years. An action research was used to promote a close relationship between researcher and researched to establish deeper understanding of the problems, advantages and disadvantages of the use of datalogging in practical work. The results gathered form interviews, observations, questionnaires and field notes demonstrated that with the use of datalogging with the methodology done it was really possible to engage pupils in ‘hands-on’ and ‘heads-on’ activities. Pupils manipulate materials and equipment (hands-on) and had time to discuss the results of the experiments (heads-on). There was a general agreement among the participants that the use of datalogging should be promoted because of the beneficial effects on learning that can occur following detailed discussions of results gained using dataloggers.
- A dinâmica demográfica na região do INTERREG Ibérico, no final do século XXPublication . Moreira, Maria João Guardado; Nazareth, J. ManuelAs regiões da fronteira que separa Portugal de Espanha não foram, até praticamente aos anos oitenta, objecto de grandes estudos ou sínteses de conjunto. Foi com a adesão dos dois países à Comunidade Económica Europeia que renasce o interesse pela fronteira, não só nos meios académicos, como também junto dos políticos e dos responsáveis pelo desenvolvimento regional. É assim que os Colóquios Ibéricos de Geografia, que se realizam desde 1979, têm uma secção sobre a fronteira como factor geográfico. E, a necessidade em conhecer os impactos regionais da adesão à Comunidade tem levado à constituição de equipas pluridisciplinares ligadas à planificação regional. Ainda que com desigual intensidade, a raia luso-espanhola associa assim um conjunto de características que a tornaram num exemplo de região que foi gerando bloqueios ao seu próprio crescimento e que se enquadram, portanto, nos objectivos da iniciativa comunitária do INTERREG. Propusemo-nos, pois, desenvolver um estudo cuja unidade territorial de análise são as Nomenclaturas das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS), de nível III, dos dois lados da fronteira, e que tem como principal objectivo conhecer a dinâmica populacional da raia luso-espanhola, neste final do século XX. A escolha deste espaço prende-se, precisamente, com o facto de estas regiões serem consideradas, pela Comunidade, como um conjunto que partilha problemas comuns e cuja resolução deve ser encontrada em comum. Torna-se, portanto, pertinente um estudo que considere as regiões portuguesas e espanholas, pois só assim é possível percepcionar a existência de um espaço demográfico raiano que compartilha características. Para além do estudo da dinâmica demográfica das NUTS III de fronteira, procurámos fazer o seu enquadramento nos respectivos países, conscientes de que as tendências regionais só têm sentido quando inseridas num espaço mais amplo. Nesta óptica utilizámos o resto dos espaços peninsulares como contraponto, não incluindo os territórios situados fora da Península Ibérica devido às particularidades que a sua localização lhes confere. Estamo-nos a referir aos arquipélagos dos Açores, Baleares, Canárias, Madeira e às cidades de Ceuta e Melilla.
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