Repository logo
 
Publication

Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio

dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.advisorSilva, José Miguel Gago da
dc.contributor.authorFerreira, Tânia Alexandra Gonçalves
dc.date.accessioned2014-09-23T13:51:35Z
dc.date.available2014-09-23T13:51:35Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014-08
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.por
dc.description.abstractConsiderando a Identidade Visual Corporativa enquanto campo de investigação, o tema deste trabalho trata das etapas e processos de design dos signos de identidade. Trata-se de um projeto de investigação intervencionista, desenvolvido em contexto de estágio e que procura confrontar alguns modelos de autores reputados com a prática em contexto de trabalho. Os objetivos deste trabalho de investigação através do design, passam pela explanação de alguns processos e etapas de projeto de Identidade Visual Corporativa, recomendadas por alguns autores consultados, e do seu confronto com as experiências obtidas em contexto de estágio curricular na empresa “Celeuma — Creative Agency”. O processo de investigação assenta numa metodologia mista que se subdivide numa fase não intervencionista e numa outra intervencionista ativa em contexto de estágio. Os dados obtidos permitiram aferir que existem diferenças entre os modelos sistematizados dos autores e os processos adotados em contexto de trabalho, por questões de tempo, pela relação entre a empresa e os clientes, mas sobretudo pela ausência de modelos e de cultura de trabalho que valorize estas práticas.por
dc.description.abstractConsidering the Corporative Visual identity as a field of research, the main topic of this work is related with the steps to design signs of identity. It is an interventionist research project, developed in probation context and seeks to confront some models proposed by reputed authors with the results obtained in workplace. The goals of this research work are the explanation of some processes and steps in projects of corporative visual identity, recommended by some authors, and compare them with experiences obtained in a traineeship at “Celeuma - Creative Agency”. The research process is based on a mixed methodology which is divided in a non-interventionist phase and in an active interventionist phase in probation context. The collected data allowed to assess that there are differences between the systematized models from authors and the processes adopted in workplace context, because of time issues, because the relationship between the company and the costumers, but especially by the absence of models and work culture that values this practices.por
dc.identifier.tid201064367
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2519
dc.language.isoporpor
dc.subjectIdentidade visual corporativapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectMarca gráficapor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectCorporate brandingpor
dc.subjectTraineepor
dc.subjectGraphic designpor
dc.subjectDesignpor
dc.titleFases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágiopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TM_TANIA_FERREIRA.pdf
Size:
7.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: