Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
25.26 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como objetivo o estudo da coerência gráfica e semântica,
dos projetos de Identidade Visual. Focando essa análise, através de uma
investigação intervencionista ativa, realizou-se um estágio na empresa
Saravah, situada no Rio de Janeiro, Brasil, por um período de seis meses. O
trabalho desenvolvido na empresa está direcionado essencialmente para o
Design Gráfico: Identidade Corporativa, Editorial, Branding e Web Design
(layout).
Com o estágio pretendeu-se adquirir e aperfeiçoar os conhecimentos
teóricos e práticos obtidos durante a formação académica, bem como
aprender também novas culturas e metodologias com diferentes realidades,
com a mais-valia de desenvolver projetos de grandes dimensões para clientes
reais e ver os mesmos serem materializados. De referir ainda a possibilidade
de interação com pessoas mais experientes, que poderão ajudar a evoluir e a
definir um olhar alternativo em relação à profissão.
No decorrer do estágio, desenvolveram-se projetos como Anfitriões do
futuro (Prefeitura do Rio de Janeiro), Congresso Rumo à Diamante (Forever),
8º Congresso Rio de Educação (Sinepe), Relatório Anual de Sustentabilidade
2011 (Oi), entre outros.
A investigação ativa foi confrontada pelo estudo de obras de autores
relacionados com a problemática, tais como Daniel Raposo, Joan Costa e
Alina Wheeler.
A investigação permitiu constatar o modo como a coerência gráfica e
semântica pode ser mantida num projeto de Identidade Visual.
Atualmente, com a elevada procura de emprego, considerou-se o estágio
curricular como a melhor opção para tomar contato com o mercado de trabalho.
Description
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo
Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos
necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Keywords
Coerência gráfica Coerência semântica Identidade visual Branding Marca
Citation
RODRIGUES, Bruno Filipe Alves (2013) - Design gráfico : a coerência gráfica e semântica de um projeto de identidade visual. Castelo Branco. IPCB. ESART : UTL. Faculdade de Arquitetura. 211 p. ; il. Dissertação de Mestrado.