| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta conferência será proposta uma reflexão sobre a motivação pessoal e institucional da publicação em meio científico. O conhecimento, a sua aquisição e desenvolvimento ao longo da vida, só fará sentido se for colocado ao serviço da comunidade, ao nível mais adequado, na promoção do progresso e do bem-estar. A publicação em meio científico terá antes de mais uma motivação pessoal, mas também necessariamente uma motivação profissional, de carreira académica, a par de uma motivação social. A atividade docente e técnico-científica no Ensino Superior estão fortemente interrelacionadas pois a atualização do conhecimento, o desenvolvimento de novas ideias e a sua demonstração são o suporte desta carreira. A publicação, i.e. o tornar público difundir o conhecimento adquirido, interessa tanto ao docente como à Instituição de que ele faz parte. Aumenta a competitividade, a confiança, a criação de vínculos com a sociedade/empresas e a internacionalização - é um atributo fundamental a uma instituição ativa e empenhada na sua missão. Deste modo, docentes/investigadores e Instituição devem, em diálogo, criar condições e estabelecer indicadores de promoção do conhecimento e de progresso.
Description
Keywords
Produção científica Publicação
Pedagogical Context
Citation
MONTEIRO, M.C.H. (2013) - Porquê publicar?. In Conferência do IPCB sobre o Livre Acesso ao Conhecimento Científico, 3, Castelo Branco, 18 de janeiro - O desafio da publicação em meio científico: Como onde, porquê? : livro de resumos. Castelo Branco. IPCB. P. 7-14. Comunicação
