Repository logo
 
Publication

O papel do design de comunicação na comunicação de conservas piscícolas: estágio curricular na Bem Amanhado – Iguarias de Peixe do Rio

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.authorFernandes, Mariana da Silva
dc.date.accessioned2022-08-03T16:17:38Z
dc.date.available2022-08-03T16:17:38Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
dc.description.abstractA presente proposta para a realização de investigação tem como objeto de estudo o papel do Design de Comunicação na comunicação de produtos alimentares, neste caso de conservas piscícolas. Surge da necessidade de identificar e melhorar as lacunas existentes no processo de apresentação de marcas no mercado de peixe do rio. A investigação sobre o tema de identidade e comunicação visual de marcas alimentares, irá ao encontro do tópico investigativo que trata de comunicar e diferenciar a marca Bem Amanhado dos seus concorrentes. Para este estudo foram selecionadas as metodologias de natureza intervencionistas e não intervencionistas, de base qualitativa. Numa primeira fase, dedicada à análise e recolha de informação sobre o tema, aplica-se a metodologia não intervencionista. Já na segunda fase, que se dedica ao desenvolvimento projetual da marca, será necessário recorrer a uma metodologia intervencionista, a investigação ativa. Todos os projetos desenvolvidos na Bem Amanhado – Iguarias de Peixe do Rio, propriedade da Conserveira do Interior, cooperaram para a investigação e suas conclusões, assim como contribuíram para verificar as capacidades da autora no seu papel enquanto designer. Pretende-se contribuir para que a marca se posicione no mercado de modo adequado e seguro, estando à frente das tendências, permitindo-lhe não só diferenciar-se, como também afirmar o seu espírito empreendedor fase aos seus concorrentes. Os benefícios deste estudo consistem num contributo para o conhecimento na área, junto da academia, na medida em que trata um tema pouco aprofundado, bem como para a indústria alimentar e para o setor piscícola em particular.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The present research proposal has as its object of study the role of Communication Design in the communication of food products, in this case of canned fish. It arises from the need to identify the gaps in the presentation process of existing brands in the river fish market. The research on the topic of identity and visual communication of food brands will meet the research topic that deals with communicating and differentiating the Bem Amanhado brand from its competitors. For this study, both interventionist and non-interventionist methodologies of a qualitative nature were selected. In the first phase, dedicated to the analysis and collection of information on the theme, the non-interventionist methodology is applied. In the second phase, which is dedicated to the projectual development of the brand, it will be necessary to use an interventionist methodology, the active research. All the projects developed at Bem Amanhado - Iguarias de Peixe do Rio, owned by the Conserveira do Interior, cooperated for the investigation and its conclusions, as well as contributed to verify the author's abilities in her role a designer. It is intended to help the brand position itself in the market in an appropriate and safe way, being ahead of the trends, allowing it not only to differentiate itself, but also to affirm its entrepreneurial spirit phase its competitors. The benefits of this study are a contribution to the knowledge in the area, to academia, in that it deals with a subject that is little studied, as well as to the food industry and the fish farming sector in particular.pt_PT
dc.identifier.tid203048830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8093
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarca alimentarpt_PT
dc.subjectPosicionamentopt_PT
dc.subjectComunicação de marcapt_PT
dc.subjectRótulopt_PT
dc.subjectEmbalagempt_PT
dc.subjectFood brandingpt_PT
dc.subjectPositioningpt_PT
dc.subjectBrand communicationpt_PT
dc.subjectLabelpt_PT
dc.subjectPackagept_PT
dc.titleO papel do design de comunicação na comunicação de conservas piscícolas: estágio curricular na Bem Amanhado – Iguarias de Peixe do Riopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mariana Fernandes - (17).pdf
Size:
11.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format