Repository logo
 
Publication

“Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação

dc.contributor.authorTorres, Ana Cristina
dc.contributor.authorNascimento, Patrícia
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Vera
dc.contributor.authorCouceiro, Fernanda
dc.contributor.authorVieira, Rui
dc.contributor.authorVieira, Celina Tenreiro
dc.contributor.authorJorge, Manuela Maria Costa
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorPraia, João
dc.contributor.authorMartins, Isabel
dc.date.accessioned2012-06-29T14:20:44Z
dc.date.available2012-06-29T14:20:44Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractApresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.por
dc.identifier.citationTORRES, Ana Cristina [et al.] (2007) - “Experimentar e Agir para a Compreensão”: Caminhos na Formação de Professores para Implementar um Projecto de Inovação. In XV Colóquio AFIRSE - Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?. Lisboa : Universidade de Lisboa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 15-17 de Fevereiro, actas, p. 1-12.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1318
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Lisboa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
dc.subjectCiência vivapor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTrabalho prático do tipo investigativopor
dc.subjectRecursos/materiais didácticospor
dc.title“Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage12por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleXV Colóquio AFIRSEpor
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Experimentar e Agir.pdf
Size:
171.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: