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ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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  • Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB com a plataforma digital «Code.org»
    Publication . Matos, Carina; Gil, Henrique; Silveira, Paulo
    Num contexto educativo cada vez mais mediado pelas tecnologias, é essencial desenvolver, desde cedo, competências para uma participação crítica na sociedade digital. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação-ação com 26 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, orientada para o desenvolvimento do Pensamento Computacional articulado com os conteúdos curriculares, recorrendo à plataforma «Code.org». Neste estudo, a programação foi utilizada como meio pedagógico para exercitar competências do PC. A intervenção estruturou-se em três fases sequenciais, integrando atividades de Matemática, Português e Estudo do Meio, combinadas com desafios de programação visual. A recolha de dados, de natureza mista, incluiu um Teste de Pensamento Computacional, questionários, entrevistas, focus group e observação participante. A triangulação (análise estatística e análise de conteúdo) permitiu avaliar resultados e o processo de ensino e aprendizagem, revelando melhorias nas competências de sequenciação, decomposição, abstração, definição de algoritmos, repetição e reconhecimento de padrões, bem como desenvolvimento na capacidade de resolução de problemas, motivação para a aprendizagem, trabalho em equipa e criatividade. Os resultados sustentam a relevância da integração intencional do PC e do «Code.org» no currículo como estratégia pedagógica para responder aos desafios da digitalização do ensino.
  • Hábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático
    Publication . Marques, Alexandra; Ingrês, Sónia; Rodrigues, Teresa; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
    O desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas na educação pré-escolar é crucial para o sucesso académico e particularmente desafiante para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este estudo investiga o impacto da aplicação digital Hábil uma ferramenta educativa no nível de envolvimento de uma criança com PEA em atividades educativas. Através de um estudo de caso e da aplicação da Escala de Envolvimento de Laevers, foram analisados quatro momentos distintos de utilização da aplicação para avaliar a participação ativa da criança. Os resultados indicam que o uso de tecnologia adaptada às necessidades específicas da criança aumenta significativamente o envolvimento e a aprendizagem significativa, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por recursos digitais. Este estudo destaca o potencial da aplicação Hábil como uma ferramenta eficaz no apoio à educação inclusiva na Educação Pré-Escolar.
  • “Find me a date” : potencialidades da aplicação digital no combate à solidão 65+ anos
    Publication . Gil, Henrique; Francisco, G,
    Num mundo cada vez mais virtual e também mais envelhecido, há cada vez mais pessoas a procurar um companheiro/a virtualmente e os idosos não são exceção. Este artigo pretende contribuir para o estudo do uso de aplicações digitais de amizade e/ou contexto amoroso como forma de combate à solidão. Os utilizadores ao se registarem na aplicação podem estabelecer ligações e/ou fazer amizades, com um objetivo de estabelecerem um potencial relacionamento amoroso ou parceiro sexual. A sexualidade na faixa etária dos 65+ ainda continua a ser encarada com um tabu, para analisar este tema recorreu-se a uma investigação qualitativa no âmbito de um estudo exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a seis alunos de uma academia sénior na vila da Sertã. O principal objetivo esteve relacionado com a avaliação e a aceitação da aplicação digital “Felizes.pt”, tentando perceber de que forma encontrar um parceiro seria valorizado pelos inquiridos e se ajudaria no combate à solidão. Os resultados obtidos indicam que existe, embora que de uma forma tímida a vontade de um novo relacionamento. As opiniões manifestadas pelos participantes, ainda que a amostra não permita generalizações, são indicadoras da existência de um potencial da aplicação digital na diminuição do isolamento dado poder promover possibilidades de conhecerem mais pessoas que até podem levar a uma relação amorosa ou a uma relação mais sólida e mais próxima.
  • Ementas acessíveis multiformato : uma ferramenta para a inclusão social e a autonomia de todos
    Publication . Gil, Henrique; Saraiva, D.; Sousa, C.
    Diversos estudos comprovam que a acessibilidade carece ainda de um quadro de ação efetivo e eficaz que habilite o acesso a diversos serviços comuns do dia-a-dia para todas as pessoas. Nomeadamente, acessibilidade à informação ainda não é considerado um direito pleno e garantido nos dias de hoje para pessoas com Necessidades Específicas (NE). De forma a responder a esta necessidade procedeu-se à adaptação de ementas de restaurantes, através de um design inclusivo, em comunicação acessível e multiformato (braille, símbolos pictográficos para a comunicação, QR code com áudio e fotografias). Com o objetivo de validar este recurso enquanto instrumento de promoção da inclusão social e da autonomia de pessoas com NE, a presente investigação teve por base um estudo de casos múltiplos com o envolvimento de dois restaurantes, num contexto de educação não formal. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada (n=1), notas de campo, Focus Group com proprietários e colaboradores do restaurante (n=4) e inquérito por questionário dirigido aos clientes (n=80) dos restaurantes. Com recurso à análise de conteúdo e a uma análise estatística descritiva constatamos que todas as categorias de análise revelaram valores significativos e de interesse sobre as perceções das pessoas envolvidas no estudo. Os resultados obtidos numa pesquisa exploratória aferiram que 97% dos inquiridos consideram que os serviços de turismo devem disponibilizar ementas acessíveis para garantir a acessibilidade e a participação de todos. Os dados revelam ainda que a adaptação de ementas em comunicação acessível pode representar uma ferramenta de promoção da inclusão (98%) e autonomia (95%) de pessoas com NE. Apesar de ser um instrumento que carece de mais investigações científicas, a implementação de ementas acessíveis em restaurantes, poderá habilitar uma participação plena e efetiva a todas as pessoas, independentemente das suas NE, outorgando-lhes a autonomia e independência que lhes conferem dignidade.
  • Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB: Resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada
    Publication . Matos, Carina; Gil, Henrique; Silveira, Paulo
    No contexto educativo atual, é essencial promover desde os primeiros anos de escolaridade, o desenvolvimento do pensamento computacional. Esta competência estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, capacitando os alunos para os desafios da crescente digitalização da sociedade. Para avaliar o impacto da integração do pensamento computacional na prática pedagógica e do uso da plataforma digital «Code.org», realizou-se uma investigação de natureza mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, no âmbito de uma investigação-ação. Durante seis semanas adotou-se a prática de entrelaçar as competências do pensamento computacional com os conteúdos programáticos, consolidando as aprendizagens adquiridas através de atividades na plataforma «Code.org». Recorrendo a instrumentos como um Teste de Pensamento Computacional, inquérito, entrevista semiestruturada, entrevista por “focus group” e observação participante, os resultados demonstraram melhorias nas competências avaliadas e também em competências transversais. A triangulação dos dados reforçou a validade das conclusões, evidenciando o impacto positivo e significativo desta abordagem no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos.
  • Cultura, interculturalidade e contos tradicionais: um conjunto de propostas para a sala de aula
    Publication . Sardinha, Maria da Graça; Machado, João
    Sendo a leitura uma atividade complexa e plural, indispensável à entrada no mundo da literacia, que não encontra a sua verdadeira concretização sem alguém que dê aos textos uma existência significativa e significante, refletimos sobre o tipo de leitor de que a sociedade portuguesa necessita e o mundo em geral exige e sobre o valor que a literatura infanto-juvenil detem na formação desse mesmo leitor, quando devidamente explorada e clarificada. Concomitantemente, resgatamos várias formas de percecionar a cultura, enquanto fator determinante e imprescindível na compreensão leitora, assente numa ótica, onde qualquer sujeito e qualquer sociedade podem espelhar diferentes entendimentos acerca das suas mundividências.
  • Lexical knowledge and lexiculture as elements of curricular integration : experiences in pre-service teachers training context
    Publication . Pais, António
    In recent decades, there have been various endeavours in Europe and the United States to rejuvenate curricular development practices, aiming to reinstate didactic-curricular integration as a methodological approach to explicit lexical teaching. The genesis of the curricular integration concept we adopt stems from a phenomenological understanding of this issue and technical-didactic approaches to vocabulary teaching and learning within initial teacher education contexts. Building upon the multidimensional relationship between curricular integration and lexical knowledge architecture, we explore how different conceptions of curricular integration, applicable to students in initial teacher education, manifest during supervised teaching practice in primary education. Approaching this from a technical-didactic standpoint, we delineate the key domains shaped by the interface of Curricular Integration and Lexical Knowledge Architecture at this educational stage. Here, the transversal nature and explicit dimension of word teaching are pivotal for declarative knowledge, encompassing phonetic form, graphic and orthographic representation, inflectional paradigms, meaning in context, word class, and usage restrictions. Our research, grounded in Design-Based Research (DBR) principles, aims methodologically and investigative to cultivate processes and cycles of didactic action within initial teacher education. We focus on producing and implementing integrated curricular units that feature didactic-curricular integration, specifically targeting explicit vocabulary teaching. Our goal is to scrutinize and comprehend the connections between explicit vocabulary teaching, reading practices, and learning success across various curricular domains. The primary investigative objective is to propose and test integrated practical interventions for explicit vocabulary teaching, viable within supervised teaching practice settings. The specific cycles of DBR experimentation seek to operationalize and demonstrate the efficacy of technical-didactic development in approaches to explicit vocabulary teaching processes. We view this as a crucial integrating element, bringing prospective teachers closer to developing lexical awareness and promoting inclusive education and integrated academic success. This entails deep immersion in the linguistic and cultural contexts of the school communities they engage with. Through our research experiences, we have unveiled a direct impact relationship among these three realms, underscoring the technical-didactic importance of considering two key aspects related to explicit vocabulary teaching in early schooling: • The criteria for selecting vocabulary for explicit teaching, alongside reading and writing practices, considering semantic features and shared cultural significance of chosen words. • The methodological approach process, emphasizing, from a didactic perspective, fundamental knowledge of phonetic form, semantic and categorial selection properties, syntactic category, meaning, and selection constraints.
  • Elementos de integração curricular, desenhos de aula e ensino explícito do vocabulário
    Publication . Pais, António
    Com base na relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de arquitetura do conhecimento lexical, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino explícito do vocabulário podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Arquitetura do Conhecimento Lexical determina nesta etapa da escolaridade em que o carácter transversal e a dimensão explícita do ensino da palavra desempenham um papel fundamental em termos de conhecimento declarativo: (i) forma fónica: palavra fonológica (fonema, sílaba e acento); (ii) representação gráfica e ortográfica; (iii) paradigma flexional – palavra morfológica (morfemas gramaticais – processos de flexão, morfemas lexicais – processos de formação de novas palavras); (iv) significado em função do contexto e relação com outras palavras: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) classe de palavra; (v)restrições de uso. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Aprendizagens Essenciais (AE), o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados para o ensino explícito do vocabulário.
  • Ementas acessíveis para todos: Inclusão social e autonomia em contextos educativos não formais
    Publication . Gil, Henrique; Saraiva, Daniela Filipa Silva; Sousa, Célia
    Vários estudos comprovam que a acessibilidade carece ainda de um quadro de ação efetivo e eficaz que habilite o acesso a diversos serviços comuns do dia-a-dia para todas as pessoas. A acessibilidade à informação é, nos dias de hoje, um direito que não se vê contemplado como pleno e garantido para pessoas com Necessidades Específicas (NE). Perante este panorama procedeu-se à adaptação de ementas de restaurantes, através de um design inclusivo, em comunicação acessível e multiformato (braille, símbolos pictográficos para a comunicação, QR code com áudio e fotografias). Com o objetivo de validar este recurso enquanto instrumento de promoção da inclusão social e da autonomia de pessoas com NE, a presente investigação teve por base um estudo de casos múltiplos com o envolvimento de dois restaurantes, num contexto de educação não formal. As técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada (n=1), notas de campo, Focus Group com proprietários e colaboradores do restaurante (n=4) e inquérito por questionário dirigido aos clientes (n=80) dos restaurantes. Recorrendo à análise de conteúdo e a uma análise estatística descritiva constatamos que todas as categorias de análise revelaram valores significativos e de interesse sobre as perceções das pessoas envolvidas no estudo. Os resultados obtidos numa pesquisa exploratória aferiram que 97% dos inquiridos consideram que serviços de turismo devem disponibilizar ementas acessíveis para garantir a acessibilidade e a participação de todos. Demonstrando assim, que a adaptação de ementas em comunicação acessível pode representar uma ferramenta de promoção da inclusão (98%) e autonomia (95%) de pessoas com NE. Apesar de ser um instrumento que carece de maior robustez por parte de investigações científicas, a implementação de ementas acessíveis em restaurantes, poderá habilitar uma participação plena e efetiva a todas as pessoas, independentemente das suas NE, outorgando-lhes a autonomia e independência que lhes conferem dignidade.
  • The use of Pixton software as a pedagogical resource in the teaching and learning process
    Publication . Gil, Henrique; Vitorino, Joana
    Since Information and Communication Technologies (ICT) are quite embedded in everyday life, it is necessary to think about the potential that they can also present in education. In this way, it was intended to understand the potential that the Pixton software could bring to the teaching and learning process. Since it is a versatile, creative, and motivating software, an attempt was made to investigate the use of Pixton software as a teaching and learning strategy, to understand what its contributions are to the teaching and learning process. The use of the Pixton software proved to be an adequate resource and promoter of innovative contexts in the teaching and learning process. In general, and considering the results obtained, this software is motivating, creative, playful, adaptable, and transversal to all curricular areas of the 1st Cycle of Basic Education. In this context, Pixton proved to be a promoter of better levels of educational success, thanks to the high levels of interest, commitment, motivation, and involvement on the part of the students that were observed in the activities developed.