ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 361
Results Per Page
Sort Options
- La educación social en Portugal en el siglo XIX y 1º república : contribuciones médico-pedagógicas y sociales a la infanciaPublication . Martins, Ernesto CandeiasEl autor aborda la existencia de una educación social en Portugal en el siglo XIX e en la 1ª república, en prole de la infancia e juventud delincuente, vadea, indisciplinada, desamparada e en peligro moral. En sus argumentos en el ámbito da pedagogía social, son a profundados pela analice à vertiente asistencial, médico-pedagógica, jurídico-penal e social e tratamiento correccional e reducativo aquella infancia desvalida. Destaca las reformas sociales e políticas destinadas a proteger lo menor, a criar instituciones de corrección e asistencia educativa e la difusión de medidas integradoras en la sociedad de aquéllos jóvenes que tuvieran reducación institucional.
- A Existência de uma pedagogia social ou educação social em Portugal (Séc. XIX – XX)Publication . Martins, Ernesto CandeiasA pedagogia social (PS) é uma área Cientifica das Ciências da Educação com uma vertente teórica e prática de intervenção em coletivos específicos. Este termo teve pouca difusão em Portugal, talvez pela escassa influência alemã, daí ter-se confundido com “sociologismo pedagógico” e “educação social”. O autor aborda as problemáticas socioeducativas da proteção, prevenção e reeducação das crianças em conflito e situação social de desviação, ao longo dos séculos XIX e XX, defendendo a existência de uma PS e educação social nestes coletivos de menores em Portugal. Neste sentido a PS integra uma perspetiva descritiva e analítico-interpretativa no âmbito da teoria da educação especializada e da História da Educação Social, devido a preocupar-se pela assistência educativa e reeducativa/correcional da infância e juventude com problemas de adaptação à sociedade, incluindo a delinquência. Nesta abordagem aos campos funcionais da PS dos inadaptados destaca as figuras dos Padres António d’Oliveira e Américo como educadores sociais.
- Um modelo para a ventilação pulmonar explorado com recursos informáticosPublication . Gil, Henrique; Paixão, FátimaA comunicação faz uma alusão ao ensino experimental, no âmbito do ensino das ciências com utilização dos meios informáticos- SATD (sistema de aquisição e tratamento de dados: first sense) para o efeito faz-se a apresentação de uma experiencia relacionada com a ventilação pulmonar ao nível do ensino básico das ciências da natureza.
- A clareza das instruções do professor de inglêsPublication . Abrantes, ManuelaCom a presente comunicação pretende-se demostrar a importância da análise da linguagem de sala de aula, realizada pelos próprios professores, numa perspectiva crítica e de desenvolvimento profissional. O estudo que se apresenta centra-se na clareza do discurso utilizado para dar instruções quando se organizam tarefas de índole comunicativa. Foram gravadas aulas e transcritas as instruções, com a finalidade de, delas, se fazer uma análise detalhada. Realizam-se três secções de formação em diferentes momentos de desenvolvimento do projecto, sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que uma auto-observação crítica da linguagem de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores e formadores reflexivos.
- A formação contínua de professores em Portugal : antes e depois da Lei de Bases de 1986Publication . Martins, Ernesto CandeiasTemos por objectivo, neste breve estudo, fazer inicialmente um esboço histórico-descritivo da formação de professores, antes e depois da LBSE, para de seguida reflectirmos sobre essa formação à luz dessa Lei, cingindo-nos não só ao seu texto, como à análise hermeneutica de algumas questões relativas à formação inicial, à profissionalização em serviço (prolongamento natural da formação inicial) e principalmente à formação contínua dos professores destinada aos formandos profissionalizados e com vida activa. A L.B.S.E. alterou, desde 1986, o âmbito em que se realiza a educação portuguesa. Manifesta a intenção política de reformar e implementar, com urgência, as devidas alterações de organização educativa e de formação após o 25 de Abril de 1974. A escola (de massas) tornou-se obrigatória até aos 15 anos de idade (Stoer, 1992), passando a ocupar um lugar importante na vida dos estudantes, dos professores e dos agentes educativos.
- Substituir velhos modelos didàcticos por novos modelos explorados com recursos informáticosPublication . Paixão, Fátima; Gil, HenriqueO presente artigo faz uma apreciação crítica em relação ao ensino experimental e pretende propor uma mudança de paradigma através de utilização do computador e de software específico para aquisição e tratamento de dados: «first sense».
- A problemática socioeducativa e da reeducação dos menores abandonados e inadaptados entre 1871 e 1962Publication . Martins, Ernesto CandeiasO autor aborda a problemática socioeducativa da reeducação dos menores, no período Histórico de 1871-1962. A investigação de índole histórico-descritiva e documental pretendeu abordar as questões relacionadas da proteção e correção dos menores (delinquentes desamparados, vadios e indisciplinados), nas linhas de abordagem: jurídico-penal e legislativa, assistencial e higiénica, educativa/pedagógica sociológica e jurídico-social; tratamento reeducativo institucional. Da análise à emeusidade e diversidade de fontes, arquivos, documentos e legislação avulsa que foram abordados pode (re)construir o percurso histórico da Educação social de menores e da Historia da Assistência à Infância, no âmbito da proteção, prevenção e promoção da infância e juventude em conflito e situação social de desviação. É pretensão do artigo inserir esta abordagem na pedagogia social portuguesa e na pedagogia dos inadaptados e marginalizados infanto-juvenil. Trata-se de um contributo à historiografia da assistência à infância (historia da criança) que, além de interpretar essa evolução das medidas desde os séculos XIX-XX, analisa estatisticamente os menores processados nas tutorias de infância, entre 1927 a 1962 estabelecendo o “perfil do menor delinquente português nesse arco histórico.
- Formação de professores de ciências via internet : um desafioPublication . Gil, HenriqueNo presente momento a Internet tem vindo a conquistar, de forma gradual e rápida, uma enorme faixa de implantação tanto a nível mundial como também no seio da sociedade portuguesa. Apesar do aparecimento da Internet, em ambiente «doméstico», ser ainda muito recente a simples referência do termo sugere inúmeras questões e curiosidades por quem ainda não teve um contacto mais próximo. Em termos educativos já estão a ser dados os primeiros espaços no cyberespaço… o EuMedea é um curso on-line para formação contínua de professores, no âmbito do «T3 Project (Telematics for Teacher Training)», cujo funcionamento se desenrolou entre Março e Junho de 1998, sobre o tema: «Environmental Education». Neste curso foram participantes 11b grupos de professores de 5 países europeus (Portugal, Reino Unido, Itália, Finlândia, Holanda). Os principais objectivos são: realizar um design de um projecto educativo acerca do meio ambiente, utilizar a Internet para procurar informação, partilhar conhecimentos e trabalhar cooperativamente no design de projectos relacionados com o meio ambiente; usar um ambiente de trabalho baseado numa Comunicação Mediada por Computador (CMC) de forma a trabalhar cooperativamente com outros professores. Na presente comunicação serão apresentados os resultados e as reflexões resultantes da participação de um grupo de dez estagiários do Curso/Variante de Matemática/Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Do mesmo modo, serão ainda apresentadas as conclusões por parte de uma equipa internacional que vai avaliar o referido projecto. No seu conjunto, esta poderá ser uma oportunidade que propicia o levantamento de pistas para se desenvolverem estruturas de forma a que se criem condições para que se possam implementar projectos desta natureza no domínio da formação de professores.
- Challenges on science teacher education for the new century : na approach based on the epistemology of curricular themesPublication . Paixão, Fátima; Cachapuz, AntónioThe guided decisions to an understanding of the nature of the science demand a real understanding of the History and Philosophy of Science. Starting with the analysis of the basic proposals of the recent Portuguese curricular reform, which is in a phase of declining enthusiasm due to the ineffectiveness of the changes in teaching classrooms, the study has been put into the framework of the New Philosophy of Science. The main hypothesis of the study was that, to carry out Teacher Education, exploring action-research perspectives, guiding teachers towards a critical and epistemologically based perspective, particularly starting with the analysis of their usual teaching and leading them to an epistemological reflection on the subjects ( to use a concrete theme and to discuss with them their epistemology), results in a substantial improvement of their teaching practices and, in particular, in their professional fulfillment. We present and discuss some aspects of the teacher education program and the analysis made by participants during and after the participation in the designed program and the implications we point out for a new model of science teacher education using the curricular themes in an action-research perspective.
- The challenge of teacher training through internet: a Portuguese example and international reflectionPublication . Davis, Niki; Gil, HenriqueAs the twentieth century draws to a close there appears to be a consensus that teacher training can be delivered virtually using the Internet. Three EC funded international projects (T3, REM and TRENDS) have demonstrated that this is practical and there are other examples around the world. However, such-modes of teacher training are challenging and appear to require considerable re-engineering of educational processes as well as information and communication technologies. This paper discusses these challenges by focussing on the experience of a group of Portuguese student teachers and their tutor within the multinational EUMedea course. The EUMedea Project was a teacher training on-line course of the T3 Project Telematics for Teacher Training about ‘Environmental Education’. It involved 11 groups of teachers/student teachers from five European countries: United Kingdom, Portugal, Italy, Finland and Holland. The aims of the course were: to designing environmental education project; use Internet to find information, share knowledge and co-operate in designing environmental education projects; use a Computer Mediated Communication (CMC) environment to work with other teachers co-operatively. This paper will present the results, discussions and reflections of the group of Castelo Branco (Portugal). The results of this experimental course will be an opportunity to reflect and propose several insights and clues for the future use of Internet on teacher training.