Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Temos por objectivo, neste breve estudo, fazer inicialmente um esboço histórico-descritivo da formação de professores, antes e depois da LBSE, para de seguida reflectirmos sobre essa formação à luz dessa Lei, cingindo-nos não só ao seu texto, como à análise hermeneutica de algumas questões relativas à formação inicial, à profissionalização em serviço (prolongamento natural da formação inicial) e principalmente à formação contínua dos professores destinada aos formandos profissionalizados e com vida activa.
A L.B.S.E. alterou, desde 1986, o âmbito em que se realiza a educação portuguesa. Manifesta a intenção política de reformar e implementar, com urgência, as devidas alterações de organização educativa e de formação após o 25 de Abril de 1974. A escola (de massas) tornou-se obrigatória até aos 15 anos de idade (Stoer, 1992), passando a ocupar um lugar importante na vida dos estudantes, dos professores e dos agentes educativos.
Description
Keywords
Ensino Reforma educativa Formação inicial de professores Formação contínua de professores Lei de Bases do Sistema Educativo
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (1997) - A formação contínua de professores em Portugal : antes e depois da Lei de Bases de 1986. In XIII Jornades d’Història de l’Educació als Paisos Catalans. Vic, 12 a 14 de Novembro - La formació inicial i permanente dels Mestres : Actes. Vic. p. 189-200.