Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Existência de uma pedagogia social ou educação social em Portugal (Séc. XIX – XX)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A existencia de uma pedagogia socia-Actas.pdf11.95 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A pedagogia social (PS) é uma área Cientifica das Ciências da Educação com uma vertente teórica e prática de intervenção em coletivos específicos. Este termo teve pouca difusão em Portugal, talvez pela escassa influência alemã, daí ter-se confundido com “sociologismo pedagógico” e “educação social”. O autor aborda as problemáticas socioeducativas da proteção, prevenção e reeducação das crianças em conflito e situação social de desviação, ao longo dos séculos XIX e XX, defendendo a existência de uma PS e educação social nestes coletivos de menores em Portugal. Neste sentido a PS integra uma perspetiva descritiva e analítico-interpretativa no âmbito da teoria da educação especializada e da História da Educação Social, devido a preocupar-se pela assistência educativa e reeducativa/correcional da infância e juventude com problemas de adaptação à sociedade, incluindo a delinquência. Nesta abordagem aos campos funcionais da PS dos inadaptados destaca as figuras dos Padres António d’Oliveira e Américo como educadores sociais.

Description

Keywords

Pedagogia social Educação social Proteção de menores Reeducação institucional Infância desvalida Delinquência infanto-juvenil

Pedagogical Context

Citation

MARTINS, Ernesto (1996) - A Existência de uma pedagogia social ou educação social em Portugal (Séc. XIX – XX). In 2º encontro de História da Educação Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Braga, 8-9 de Novembro - Fazer e ensinar história da educação : atas. Braga. ISBN 972-8098-32-4. p. 251-270.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto de Educação e Psicologia – Centro de Estudos em Educação e Psicologia - Universidade do Minho

CC License