Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.12 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a presente comunicação pretende-se demostrar a importância da análise da linguagem de sala de aula, realizada pelos próprios professores, numa perspectiva crítica e de desenvolvimento profissional.
O estudo que se apresenta centra-se na clareza do discurso utilizado para dar instruções quando se organizam tarefas de índole comunicativa.
Foram gravadas aulas e transcritas as instruções, com a finalidade de, delas, se fazer uma análise detalhada.
Realizam-se três secções de formação em diferentes momentos de desenvolvimento do projecto, sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo.
Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que uma auto-observação crítica da linguagem de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores e formadores reflexivos.
Description
Keywords
Linguagem na aula de inglês Clareza das instruções Tarefa Desenvolvimento profissional
Pedagogical Context
Citation
ABRANTES, Manuela (1997) - A Clareza das Instruções do professor de Inglês. In I Congresso Nacional Supervisão na Formação - contributos inovadores. Aveiro, 19 de Setembro.