Publication
A investigação-acção (i-a) e a sua influência na formação dos actuais formadores
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2010-08-26T15:49:30Z | |
dc.date.available | 2010-08-26T15:49:30Z | |
dc.date.issued | 1996 | |
dc.description.abstract | Iremos analisar historicamente a evolução da I-A, incidindo-a posteriormente naqueles indicadores educativos necessários à implementação desse instrumento de investigação na prática educativa, dos professores com algum tempo de exercício profissional. Um dos problemas educativos actuais, mas preocupante da nossa sociedade educativa é o aperfeiçoamento técnico ou prático do novo perfil do professor para o séc. XXI. Passámos das exigências de escolaridade obrigatória e de educação integral para indicadores de qualidade de ensino e de educação que directamente atinge a qualidade de vida dos indivíduos e as respectivas mudanças sociais. Neste estudo reflectiremos da necessidade de formação constante dos professores, de modo a encarar os desafios e os avanços da sociedade e dos saberes científicos-tecnológicos, numa nova perspectiva da educação que fomente mais a comunicação e desenvolvimento da pessoa, do “profissional” da educação e da sociedade. Educar hoje para a sociedade do amanhã. Daí, no marco da Lei de Bases do sistema Educativo de 1986, os professores deverem formar-se em estratégias diversificadas, exigindo-se nessa sua formação contínua descentralizada á “Investigação-Acção” um dos meios essenciais a esse aperfeiçoamento. | pt |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (1996) - A investigação - acção (I-A) e a sua influência na formação dos actuais formadores. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano II, n.º 2, p. 59-74. | por |
dc.identifier.issn | 0873-0504 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/344 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | IPCB - Escola Superior de Educação de Castelo Branco | por |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Investigação-acção | pt |
dc.subject | Investigação educacional | pt |
dc.title | A investigação-acção (i-a) e a sua influência na formação dos actuais formadores | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 74 | por |
oaire.citation.startPage | 59 | por |
oaire.citation.title | Educare Educere | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |