Repository logo
 
Publication

A investigação-acção (i-a) e a sua influência na formação dos actuais formadores

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2010-08-26T15:49:30Z
dc.date.available2010-08-26T15:49:30Z
dc.date.issued1996
dc.description.abstractIremos analisar historicamente a evolução da I-A, incidindo-a posteriormente naqueles indicadores educativos necessários à implementação desse instrumento de investigação na prática educativa, dos professores com algum tempo de exercício profissional. Um dos problemas educativos actuais, mas preocupante da nossa sociedade educativa é o aperfeiçoamento técnico ou prático do novo perfil do professor para o séc. XXI. Passámos das exigências de escolaridade obrigatória e de educação integral para indicadores de qualidade de ensino e de educação que directamente atinge a qualidade de vida dos indivíduos e as respectivas mudanças sociais. Neste estudo reflectiremos da necessidade de formação constante dos professores, de modo a encarar os desafios e os avanços da sociedade e dos saberes científicos-tecnológicos, numa nova perspectiva da educação que fomente mais a comunicação e desenvolvimento da pessoa, do “profissional” da educação e da sociedade. Educar hoje para a sociedade do amanhã. Daí, no marco da Lei de Bases do sistema Educativo de 1986, os professores deverem formar-se em estratégias diversificadas, exigindo-se nessa sua formação contínua descentralizada á “Investigação-Acção” um dos meios essenciais a esse aperfeiçoamento.pt
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (1996) - A investigação - acção (I-A) e a sua influência na formação dos actuais formadores. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano II, n.º 2, p. 59-74.por
dc.identifier.issn0873-0504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/344
dc.language.isoporpor
dc.publisherIPCB - Escola Superior de Educação de Castelo Brancopor
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectInvestigação-acçãopt
dc.subjectInvestigação educacionalpt
dc.titleA investigação-acção (i-a) e a sua influência na formação dos actuais formadorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage74por
oaire.citation.startPage59por
oaire.citation.titleEducare Educerepor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Art_Ernesto 1996(59-74).pdf
Size:
794.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: