Publication
Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática
dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T08:49:37Z | |
dc.date.available | 2018-04-04T08:49:37Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A formação inicial de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) deve ter em consideração a construção de um perfil de professor capaz de proporcionar aprendizagens ativas e significativas, numa perspetiva integradora do conhecimento. Tal implica a promoção de competências profissionais reflexivas e o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas. Nesse sentido, toma-se como premissa que envolver os futuros professores, no decurso da formação, mas particularmente durante o tempo de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em planeamento, implementação e avaliação de atividades diferentes das práticas tradicionais com reduzido grau de desafio, conduz ao desenvolvimento profissional e à inovação didática. Sustentadas no pressuposto anterior, concebemos uma estratégia formativa que inicia os futuros professores na exploração da interação entre contextos formais e não-formais, concretizada em sequências didáticas estruturadas em pré-visita, visita e pós-visita, através de estudos de investigação-ação conduzidos na PES. O estudo apresentado tem como objetivo analisar a perceção de futuros professores sobre o seu desenvolvimento profissional e inovação didática. Em termos metodológicos, recorremos à análise documental, sendo que o nosso corpus de análise são catorze relatórios de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, com especial enfoque na análise das reflexões produzidas sobre o potencial da interação entre a sala de aula e contextos não-formais. Recorremos à análise de conteúdo, com base na definição prévia de subcategorias para as duas categorias estabelecidas (desenvolvimento profissional e inovação didática). Os resultados apontam que proporcionar aos futuros professores a oportunidade de desenvolverem um trabalho de iniciação à investigação, estabelecendo a ligação entre a escola e um contexto não formal do meio próximo, se reflete de forma muito positiva no seu desenvolvimento profissional, particularmente, ao nível da assunção de uma perspetiva reflexiva sobre a prática e da descentração do foco de atenção de si próprios para as crianças. Igualmente, no que se refere à inovação didática, há evidências da valorização da aprendizagem dos alunos na interação entre contextos formais e não-formais, bem como da apropriação de uma perspetiva de integração curricular favorável ao desenvolvimento e enriquecimento do currículo do 1.º CEB. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima ; MARTINS, Helena (2017) - Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática. In Encontro Internacional de Formação na Docência, 2, Bragança, 5-6 de maio – INCTE : atas. Bragança: Instituto Politécnico. p. 579-588. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-222-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6054 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Inovação didática | pt_PT |
dc.subject | Contextos não formais | pt_PT |
dc.title | Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 588 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 579 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Encontro Internacional de Formação na Docência | pt_PT |
person.familyName | Jorge | |
person.familyName | Paixão | |
person.givenName | Fátima | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática.pdf
- Size:
- 1.08 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: