Repository logo
 
Publication

Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática

dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.date.accessioned2018-04-04T08:49:37Z
dc.date.available2018-04-04T08:49:37Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA formação inicial de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) deve ter em consideração a construção de um perfil de professor capaz de proporcionar aprendizagens ativas e significativas, numa perspetiva integradora do conhecimento. Tal implica a promoção de competências profissionais reflexivas e o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas. Nesse sentido, toma-se como premissa que envolver os futuros professores, no decurso da formação, mas particularmente durante o tempo de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em planeamento, implementação e avaliação de atividades diferentes das práticas tradicionais com reduzido grau de desafio, conduz ao desenvolvimento profissional e à inovação didática. Sustentadas no pressuposto anterior, concebemos uma estratégia formativa que inicia os futuros professores na exploração da interação entre contextos formais e não-formais, concretizada em sequências didáticas estruturadas em pré-visita, visita e pós-visita, através de estudos de investigação-ação conduzidos na PES. O estudo apresentado tem como objetivo analisar a perceção de futuros professores sobre o seu desenvolvimento profissional e inovação didática. Em termos metodológicos, recorremos à análise documental, sendo que o nosso corpus de análise são catorze relatórios de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, com especial enfoque na análise das reflexões produzidas sobre o potencial da interação entre a sala de aula e contextos não-formais. Recorremos à análise de conteúdo, com base na definição prévia de subcategorias para as duas categorias estabelecidas (desenvolvimento profissional e inovação didática). Os resultados apontam que proporcionar aos futuros professores a oportunidade de desenvolverem um trabalho de iniciação à investigação, estabelecendo a ligação entre a escola e um contexto não formal do meio próximo, se reflete de forma muito positiva no seu desenvolvimento profissional, particularmente, ao nível da assunção de uma perspetiva reflexiva sobre a prática e da descentração do foco de atenção de si próprios para as crianças. Igualmente, no que se refere à inovação didática, há evidências da valorização da aprendizagem dos alunos na interação entre contextos formais e não-formais, bem como da apropriação de uma perspetiva de integração curricular favorável ao desenvolvimento e enriquecimento do currículo do 1.º CEB.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima ; MARTINS, Helena (2017) - Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática. In Encontro Internacional de Formação na Docência, 2, Bragança, 5-6 de maio – INCTE : atas. Bragança: Instituto Politécnico. p. 579-588.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-222-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6054
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectInovação didáticapt_PT
dc.subjectContextos não formaispt_PT
dc.titlePerceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage588pt_PT
oaire.citation.startPage579pt_PT
oaire.citation.titleII Encontro Internacional de Formação na Docênciapt_PT
person.familyNameJorge
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: