Repository logo
 
Publication

Guia prático de produção gráfica

dc.contributor.advisorMarques, Tiago Navarro
dc.contributor.authorFigueiredo, Igor Augusto Henriques
dc.date.accessioned2013-11-22T13:01:58Z
dc.date.available2013-11-22T13:01:58Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráficopor
dc.description.abstractO conceito de produção gráfica subentende-se ao conjunto de processos por que passa um projeto gráfico, desdobrado em três fases principais: pré-impressão, impressão e acabamentos. Embora o Designer intervenha sobretudo ao nível da pré-impressão, a qualidade da produção gráfica também depende do que o Designer conheça sobre as formas de impressão, acabamentos e controlo de qualidade. O principal objetivo deste trabalho consiste na criação de um guia prático de produção gráfica, de forma a auxiliar o Designer, em início de carreira, na resposta às suas dúvidas relativas a este tema. Consequentemente, este projeto prtende contribuir para uma maior qualidade do produto final, reduzindo a margem de erro, justificando-se a sua realização. Pela sua relevância, poderá tornar-se numa ferramenta imprescindível para o Designer. Para a realização deste projeto de investigação recorreu-se a uma metodologia mista, nomeadamente intervencionista e não intervencionista. Na investigação não intervencionista, através de questionários, foram recolhidos dados sobre os conhecimentos e principais dificuldades de recém-formados em cursos técnicos de Design ou de licenciatura. Paralelamente, junto de empresários do setor da produção gráfico, procurou-se detetar os erros mais persistentes cometidos pelos Designers ao nível da pré-impressão. Finalmente, foi explorado um caso de estudo cujo objetivo é a empresa Grafinelas. A investigação intervencionista ativa consistiu na elaboração de um guia de produção gráfica que visa colmatar uma lacuna existente em algumas formações de alguns Designers, conforme verificado pela aplicação dos questionários e entrevistas. O guia de apoio à produção gráfica foi concebido através de uma linguagem direta, onde se apresenta gradualmente as principais fases de um projeto gráfico e permite ajudar os Designers a tomar decisões.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2078
dc.language.isoporpor
dc.subjectProdução gráficapor
dc.subjectGuiapor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectPré-impressãopor
dc.titleGuia prático de produção gráficapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
IGOR_MARQUES.pdf
Size:
31.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: