Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A exploração do âmbito do teclado na iniciação musical ao piano : contributos para um desenvolvimento técnico e criativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Eduarda Barreirinho(18).pdf3.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2021/22 no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “A exploração do âmbito do teclado na iniciação musical ao piano: contributos para um desenvolvimento técnico e criativo”. O projeto teve como objetivo principal familiarizar alunos de iniciação com toda a extensão do teclado do piano e analisar os contributos desta exploração no seu desenvolvimento técnico e criativo. Numa primeira fase realizou-se um inquérito a professores de piano do ensino artístico especializado, através do qual foi possível recolher informações acerca dos métodos de iniciação que mais utilizam e da sua opinião sobre a exploração dos diferentes registos do teclado no ensino da iniciação. Paralelamente, foi levada a cabo uma intervenção pedagógica com nove alunos de iniciação do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. Foram compostas pequenas obras que exploram diferentes registos do teclado e que procuram contar uma história com a qual os alunos se identificassem, seguindo a linha do storytelling. Essas obras foram trabalhadas com os alunos em sala de aula ao longo de dois meses e posteriormente apresentadas em concerto. Os resultados obtidos sugerem que a exploração dos diferentes registos do teclado na iniciação ao piano pode ser uma excelente ferramenta pedagógica para desenvolver elementos técnicos e criatividade.
Abstract : This report was carried out as part of the Masters’ Degree in Music Education at Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco and is divided in two different parts. The first section describes the supervised teaching practice that took place at the Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde during the academic year of 2021/22. The second part describes the research project titled “The musical exploration of the keyboard in piano initiation: contributions to technical and creative development”. This project aimed to familiarize the students with the whole range of the piano keyboard and explores its impact on how students develop technique and creativity. In a first phase, a survey was carried out with Portuguese piano teachers, through which it was possible to find information about the most used methods and their opinion about the exploration of the keyboard range in the beginning of musical training. At the same time, a pedagogical intervention was carried out with nine beginner piano students from the Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. Small pieces exploring different areas of the keyboard were composed. The pieces attempted to tell a story with which the students could relate to, following a storytelling line. The students learned the pieces throughout a period of two months and the project ended with a concert performance. The results suggested that the exploration of different keyboard registers increased development of technical elements and creativity.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Exploração do teclado Ensino da iniciação Ensino do piano Criatividade Técnica Keyboard exploration Beginner level Piano teaching Creativity Technique

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue