Repository logo
 
Publication

Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPereira, António José Carvalho
dc.contributor.advisorMadeira, Lígia Raquel Brito
dc.contributor.authorVieira, Mariana Morais
dc.date.accessioned2023-02-10T15:19:18Z
dc.date.available2023-02-10T15:19:18Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractA autorregulação da aprendizagem resulta da interação entre um conjunto de fatores, e a aplicação correta das suas dimensões de funcionamento é fundamental para a promoção da autonomia do trabalho individual e para a concretização de objetivos e metas. O presente projeto de investigação, cuja intervenção ocorreu no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, propõe aferir a evolução dos hábitos de estudo (tempo de estudo, número de sessões realizadas diariamente, forma como são despendidas e autoavaliação da sua eficácia) e do nível das dimensões autorregulatórias (autoeficácia, métodos, comportamento, tempo e influência social) dos alunos da classe de violeta através da implementação de ferramentas metodológicas. Os resultados - apurados através da aplicação de um inquérito de autorregulação, da realização de uma análise descritiva dos alunos pela investigadora e da observação do momento de apresentação pública realizado no final da intervenção -demonstram melhorias no desenvolvimento das competências de autorregulação dos alunos no estudo deliberado. Consta também neste trabalho o relatório de estágio profissional, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, cuja Prática de Ensino Supervisionada teve como objetivo o desenvolvimento das competências de docência da professora estagiária e o desenvolvimento de aprendizagens pelos alunos envolvidos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Learning self-regulation results from the interaction between a set of factors, and the correct application of its functioning dimensions is fundamental for the promotion of individual work autonomy and for the achievement of objectives and goals. The present research project, whose intervention took place at the Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, proposes to measure the evolution of study habits (study time, number of sessions performed daily, way in which they are spent and self-assessment of their effectiveness) and the level of self-regulatory dimensions (self-efficacy, methods, behavior, time and social influence) of Viola class students through the implementation of methodological tools. The results - determined through the application of a self-regulation survey, the performance of a descriptive analysis of the students by the researcher and the observation of the moment of public presentation carried out at the end of the intervention - demonstrate improvements in the development of the students self-regulation skills in the deliberate study. This work also includes the report of the professional internship, carried out at the Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, whose Supervised Teaching Practice aimed to develop the teaching skills of the intern teacher and the development of learning by the students involved.pt_PT
dc.identifier.tid203220625
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8305
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEstudo deliberadopt_PT
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_PT
dc.subjectRegulationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectDeliberate studypt_PT
dc.subjectLearning strategiespt_PT
dc.titleImplementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEducapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mariana Vieira(18).pdf
Size:
6.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: