Repository logo
 
Publication

Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos

dc.contributor.authorSousa, Ana
dc.contributor.authorRibeiro, Inês
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorCorreia, Dina
dc.date.accessioned2022-07-21T12:47:19Z
dc.date.available2022-07-21T12:47:19Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractOs videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos.pt_PT
dc.description.abstractVideo games are aimed at a younger audience, however, with this study we intend to demonstrate that they can also be leveraged with the elderly. The main objective was to investigate whether the Nintendo® Wii has characteristics that allow promoting and improving the inclusion and quality of life of the elderly. In methodological terms, an exploratory study was chosen, because the confinement constraints associated with the pandemic did not allow the participation of a larger group, in which the participant observation method was applied. Data collection was carried out at the Activities Center of a municipality in the district of Castelo Branco, with the participation of three users. After the activities carried out, it appears that video games contribute to the inclusion and quality of life of the elderly, due to the fact that a collaborative environment is felt among the participants, the relaxed and mutual environment and the smiles and laughter that were heard. The fact that they mastered a technological resource was also emphasized because it gave them a feeling of inclusion in a technological world to which, in most cases, they feel on the sidelines. In short, the use of the Nintendo® Wii made it possible to verify that it can promote and contribute to a healthier and more inclusive life for the elderly.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, I., Ribeiro, I, Gil, H. & Correia, D. (2022). Nintendo® WII? For the Elderly, Yes! : Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderly. 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pp. 1-5, doi: 10.23919/CISTI54924.2022.9820451. IEEE Xplore Library (ISI).pt_PT
dc.identifier.doi10.23919/CISTI54924.2022.9820451pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8051
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisher17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) -IEEE Xplore Library (ISI).pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectNintendo Wiipt_PT
dc.subjectidosospt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectElderlypt_PT
dc.subjectVideogamespt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.titleNintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosospt_PT
dc.title.alternativeNintendo® WII? For the Elderly, Yes! Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderlypt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage5pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObject
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
31.pdf
Size:
53.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: