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Caracterização de contextos educativos pré-escolares: o caso do sistema público no concelho de Castelo Branco

dc.contributor.authorPereira, Maria José Pinto Infante Lopes
dc.date.accessioned2011-10-20T14:24:34Z
dc.date.available2011-10-20T14:24:34Z
dc.date.issued1996
dc.descriptionDissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão, especialidade de Educação de Infância e Ensino Básico (1º Ciclo), apresentada à Universidade de Aveiro.por
dc.description.abstractNa valorização dos direitos da criança face às constantes mudanças operadas no seio familiar e no papel que a educação Pré-Escolar (EPE) pode exercer como alternativa educativa de qualidade, em co-responsabilidade com os pais, residem os pressupostos deste estudo. Acreditando que a melhor opção para a criança pode ser fornecida através do sistema público pré-escolar assumido pelo Estado, caracteriza-se a sua actual situação considerada, pela generalidade dos teóricos, profissionais e outros elementos da comunidade educativa, relativamente aos objectivos que se propunha atingir aquando da sua criação. Através da metodologia de estudo de caso, identificam-se características dos Jardins de Infância da Rede Pública do Ministério da educação no Concelho de Castelo Branco e procede-se igualmente ao levantamento de problemas actuais, de acordo com a opinião de vários elementos da comunidade educativa. Descrita a singularidade dos resultados, chegamos a algumas conclusões demonstrativas das problemáticas vividas no seio deste sector educativo, designadamente no que respeita às responsabilidades do Ministério da Educação, cujas ausências operativas são sentidas e denunciadas pelos sujeitos da investigação e à necessidade de reformulação de aspectos relativos ao seu funcionamento, por forma a conciliar os interesses das famílias, das crianças e de outros elementos da comunidade educativa, salvaguardando os direitos dos educadores de infância.por
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria José Infante Lopes (1996) - Caracterização de contextos educativos pré-escolares: o caso do sistema público no concelho de Castelo Branco. Aveiro. Universidade de Aveiro. 214 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/866
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectSistema público de educação pré-escolar portuguêspor
dc.subjectJardins de infânciapor
dc.subjectCaracterização de contextos educativospor
dc.subjectEducação regionalpor
dc.subjectProblemas do sistema público de educação pré-escolarpor
dc.titleCaracterização de contextos educativos pré-escolares: o caso do sistema público no concelho de Castelo Brancopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Aveiropor
oaire.citation.endPage214por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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