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Caracterização de contextos educativos pré-escolares: o caso do sistema público no concelho de Castelo Branco
dc.contributor.author | Pereira, Maria José Pinto Infante Lopes | |
dc.date.accessioned | 2011-10-20T14:24:34Z | |
dc.date.available | 2011-10-20T14:24:34Z | |
dc.date.issued | 1996 | |
dc.description | Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão, especialidade de Educação de Infância e Ensino Básico (1º Ciclo), apresentada à Universidade de Aveiro. | por |
dc.description.abstract | Na valorização dos direitos da criança face às constantes mudanças operadas no seio familiar e no papel que a educação Pré-Escolar (EPE) pode exercer como alternativa educativa de qualidade, em co-responsabilidade com os pais, residem os pressupostos deste estudo. Acreditando que a melhor opção para a criança pode ser fornecida através do sistema público pré-escolar assumido pelo Estado, caracteriza-se a sua actual situação considerada, pela generalidade dos teóricos, profissionais e outros elementos da comunidade educativa, relativamente aos objectivos que se propunha atingir aquando da sua criação. Através da metodologia de estudo de caso, identificam-se características dos Jardins de Infância da Rede Pública do Ministério da educação no Concelho de Castelo Branco e procede-se igualmente ao levantamento de problemas actuais, de acordo com a opinião de vários elementos da comunidade educativa. Descrita a singularidade dos resultados, chegamos a algumas conclusões demonstrativas das problemáticas vividas no seio deste sector educativo, designadamente no que respeita às responsabilidades do Ministério da Educação, cujas ausências operativas são sentidas e denunciadas pelos sujeitos da investigação e à necessidade de reformulação de aspectos relativos ao seu funcionamento, por forma a conciliar os interesses das famílias, das crianças e de outros elementos da comunidade educativa, salvaguardando os direitos dos educadores de infância. | por |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria José Infante Lopes (1996) - Caracterização de contextos educativos pré-escolares: o caso do sistema público no concelho de Castelo Branco. Aveiro. Universidade de Aveiro. 214 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/866 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | Sistema público de educação pré-escolar português | por |
dc.subject | Jardins de infância | por |
dc.subject | Caracterização de contextos educativos | por |
dc.subject | Educação regional | por |
dc.subject | Problemas do sistema público de educação pré-escolar | por |
dc.title | Caracterização de contextos educativos pré-escolares: o caso do sistema público no concelho de Castelo Branco | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 214 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |