Publication
Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.contributor.author | Nunes, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2013-12-09T12:09:21Z | |
dc.date.available | 2013-12-09T12:09:21Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Um aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversificadas, estabelecendo a complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de interdisciplinaridade, criatividade e motivação. Tomando como referência dois estudos desenvolvidos com uma turma de 4.º ano do 1.º CEB, apresentamos alguns dos recursos didáticos desenvolvidos para apoiar a exploração didática de um espaço de educação não formal – o Jardim do Paço de Castelo Branco – e implementar práticas de ensino integrando as áreas de estudo do meio e matemática. Apresentam-se evidências das atividades desenvolvidas pelos alunos, analisam-se os resultados obtidos e sustenta-se a pertinência da utilização dos espaços não formais para a promoção de aprendizagens de índole curricular. | por |
dc.identifier.citation | JORGE, Fátima [et al.] (2013) - Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga, 16-17 de Novembro : atas. p. 561-575. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2147 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho | por |
dc.subject | Ensino Básico | por |
dc.subject | Integração curricular | por |
dc.subject | Interação de contextos formais e não formais de educação | por |
dc.subject | Geometria e medida | por |
dc.title | Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.endPage | 575 | por |
oaire.citation.startPage | 561 | por |
oaire.citation.title | XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
person.familyName | Jorge | |
person.familyName | Paixão | |
person.givenName | Fátima | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 |