Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Motivação para a prática de exercício físico em ginásios do distrito de Castelo Branco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE Mestrado.pdf2.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos dias atuais, a atividade física tem sido apresentada diariamente nos meios de comunicação como uma grande solução para muitos dos males de saúde que atingem as diversas camadas da população. No entanto, e apesar desta frequente propaganda, percebe-se que muitas pessoas não conseguem manter-se na prática por longos períodos, e abandonam-na após pouco tempo, sem experimentar os reais benefícios de um programa continuado de exercício físico. O objetivo principal deste estudo foi verificar os principais motivos de adesão à prática de atividade física regular pelas pessoas que frequentam ou já frequentaram algum programa de exercício físico em ginásio ou health club. É ainda objetivo principal do estudo, verificar os motivos que os mantém na prática de exercício físico no ginásio, e aferir os possíveis motivos de desistência e desmotivação para a manutenção deste programa. Para tal, foram utilizados questionário e entrevista com praticantes e concluiu-se que os motivos de interrupção e a quantidade de interrupções variam de acordo com os indivíduos e as prioridades estabelecidas por estes. Os motivos iniciais de adesão à prática de exercício físico em ginásios/academias são: Bem-Estar, Saúde, Stress e Condição Física. Apesar da principal adesão destes indivíduos não ser de caráter estético, os mesmos demonstraram uma certa preocupação com a imagem corporal perante a sociedade. Assim, a soma de necessidades torna a atividade física mais significativa.

Description

Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.

Keywords

Motivação Atividade física Fitness

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License