Publication
O engagement nos docentes da ESALD
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco | |
dc.contributor.author | Barroso, Ana | |
dc.date.accessioned | 2010-12-07T16:20:07Z | |
dc.date.available | 2010-12-07T16:20:07Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | O engagement representa as qualidades positivas que os seres humanos conseguem retirar do seu trabalho. É constituído por três sub-escalas, das quais também importa a sua avaliação individual São a dedicação, a absorção e o vigor. Objectivos: Avaliar os níveis de engagement nos Docentes da Escola Superior de Saúde Doutor Lopes Dias (ESALD). Material e Métodos: Foram estudados 25 Docentes da ESALD, aos quais foi aplicado o inquérito Ultrech Work Engagement Scale (Shaufeli, Salanova, Gonzáles-Romá, Bakker, 2002 ), cujo objectivo é a avaliação do engagement e das suas três sub-escalas. Resultados: Obtiveram-se valores de engagement, tanto individualmente como nas suas três sub-escalas (dedicação, a absorção e o vigor), muito animadores e indicadores de um bom estado de empatia com o trabalho, não tendo nenhum dos docentes apresentado valores baixos, sendo a média de 64,84 pontos e o desvio padrão de 12,96 pontos (o máximo possível é de 81 e o mínimo de 26). A dedicação obteve uma média de 24,32 pontos e um desvio padrão de 5,72 (o máximo possível é de 30 e o mínimo de 6), a absorção ficou-se por uma média de 21,92 pontos e um desvio padrão de 4,04 (máximo possível é de 28 e o mínimo de 14 pontos) e a sub-escala vigor obteve uma valor médio de 18,60 pontos, com um desvio padrão de 5,62 pontos (máximo possível de 27 pontos e mínimo de 5 pontos). Conclusão: Com a realização deste trabalho podemos concluir que há uma relação positiva entre o trabalho desempenhado e o docente, uma vez que este consegue retirar positividade do seu desempenho profissional. | por |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Francisco; BARROSO, Ana - O engagement nos docentes da ESALD. In Jornadas de Análises Clínicas e de Saúde Pública, 3, Bragança, 2009. Bragança: IPB, 2009 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/447 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | por |
dc.subject | Engagement | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Escola Superior de Saúde | por |
dc.title | O engagement nos docentes da ESALD | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | por |
oaire.citation.title | III Jornadas de Análises Clínicas e de Saúde Pública | por |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier | 2982790 | |
person.identifier.ciencia-id | 7A18-045E-330C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8405-4249 | |
person.identifier.rid | JTV-3288-2023 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57214122402 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | d496c83f-3a6b-424e-ba10-452ce609d597 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d496c83f-3a6b-424e-ba10-452ce609d597 |