Repository logo
 
Publication

O engagement nos docentes da ESALD

dc.contributor.authorRodrigues, Francisco
dc.contributor.authorBarroso, Ana
dc.date.accessioned2010-12-07T16:20:07Z
dc.date.available2010-12-07T16:20:07Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO engagement representa as qualidades positivas que os seres humanos conseguem retirar do seu trabalho. É constituído por três sub-escalas, das quais também importa a sua avaliação individual São a dedicação, a absorção e o vigor. Objectivos: Avaliar os níveis de engagement nos Docentes da Escola Superior de Saúde Doutor Lopes Dias (ESALD). Material e Métodos: Foram estudados 25 Docentes da ESALD, aos quais foi aplicado o inquérito Ultrech Work Engagement Scale (Shaufeli, Salanova, Gonzáles-Romá, Bakker, 2002 ), cujo objectivo é a avaliação do engagement e das suas três sub-escalas. Resultados: Obtiveram-se valores de engagement, tanto individualmente como nas suas três sub-escalas (dedicação, a absorção e o vigor), muito animadores e indicadores de um bom estado de empatia com o trabalho, não tendo nenhum dos docentes apresentado valores baixos, sendo a média de 64,84 pontos e o desvio padrão de 12,96 pontos (o máximo possível é de 81 e o mínimo de 26). A dedicação obteve uma média de 24,32 pontos e um desvio padrão de 5,72 (o máximo possível é de 30 e o mínimo de 6), a absorção ficou-se por uma média de 21,92 pontos e um desvio padrão de 4,04 (máximo possível é de 28 e o mínimo de 14 pontos) e a sub-escala vigor obteve uma valor médio de 18,60 pontos, com um desvio padrão de 5,62 pontos (máximo possível de 27 pontos e mínimo de 5 pontos). Conclusão: Com a realização deste trabalho podemos concluir que há uma relação positiva entre o trabalho desempenhado e o docente, uma vez que este consegue retirar positividade do seu desempenho profissional.por
dc.identifier.citationRODRIGUES, Francisco; BARROSO, Ana - O engagement nos docentes da ESALD. In Jornadas de Análises Clínicas e de Saúde Pública, 3, Bragança, 2009. Bragança: IPB, 2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/447
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectEscola Superior de Saúdepor
dc.titleO engagement nos docentes da ESALDpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapor
oaire.citation.titleIII Jornadas de Análises Clínicas e de Saúde Públicapor
person.familyNameRodrigues
person.givenNameFrancisco
person.identifier2982790
person.identifier.ciencia-id7A18-045E-330C
person.identifier.orcid0000-0001-8405-4249
person.identifier.ridJTV-3288-2023
person.identifier.scopus-author-id57214122402
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationd496c83f-3a6b-424e-ba10-452ce609d597
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd496c83f-3a6b-424e-ba10-452ce609d597

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação do Engagement docentes ESALD.pdf
Size:
49.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: