Repository logo
 
Publication

De smart cities a território inteligente : a cooperação como estratégia de place branding

datacite.subject.fosCiências Sociais
dc.contributor.authorFilipe, Sara Brito
dc.contributor.authorDuarte, Paulo
dc.contributor.authorHenriques, Denise
dc.contributor.authorIsidoro Frade de Brito Filipe, Sara Margarida
dc.date.accessioned2025-07-23T09:01:44Z
dc.date.available2025-07-23T09:01:44Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractA crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.por
dc.description.abstractThe growing massification of urban areas has led to the depopulation of small towns and rural areas, already weakened by the decline in infrastructure and lack of digital skills, jeopardising the sustainable development of territories. The concept of the smart city, associated with the ability of cities to increase efficiency, economic development, sustainability and the quality of life of citizens through ICTs, has been restricted mainly to the urban scale, lacking a broader strategic and territorial vision. This article aims to reflect the application of the concept at a broader scale through differentiated models and strategies. The main research question explored focuses on discussing whether cooperation between municipalities in rural or inland towns, developed within the framework of territorial marketing strategies based on intelligent solutions, cancontribute to the overall revitalisation of the territory in which they operate, positioning it as smart in the eyes of the various stakeholders.eng
dc.identifier.citationFilipe, Sara Brito ; Duarte, Paulo ; Henriques, Denise (2025) - De smart cities a território inteligente ; a cooperação como estratégia de place branding. Janus.net : e-journal of international relations. e-ISSN 1647-7251. Vol. 15, nº 2, p. 48-72. https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.3
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.3
dc.identifier.eissn1647-7251
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10243
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Autónoma de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCidade-região inteligente
dc.subjectCooperação intermunicipal
dc.subjectDiplomacia pública
dc.subjectPlace branding
dc.subjectDesenvolvimento sustentável
dc.subjectSmart city-region
dc.subjectIntermunicipal cooperation
dc.subjectPublic diplomacy
dc.subjectSustainable development
dc.titleDe smart cities a território inteligente : a cooperação como estratégia de place brandingpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage72
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage48
oaire.citation.titleJanus.net : e-journal of international relations
oaire.citation.volume15
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameIsidoro Frade de Brito Filipe
person.givenNameSara Margarida
person.identifierHKE-2827-2023
person.identifier.ciencia-id0910-D203-DFA9
person.identifier.orcid0000-0003-4901-3630
person.identifier.scopus-author-id57865965900
relation.isAuthorOfPublication8baeec1b-a731-475b-8ebe-127c2d1eeef9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8baeec1b-a731-475b-8ebe-127c2d1eeef9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3_Article.pdf
Size:
428.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: