Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Estrutura e conteúdos da formação.pdf6.03 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos.

Description

Keywords

Formação inicial de professores Necessidade educativas especiais Conteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professores

Citation

MESQUITA, Helena ; RODRIGUES, David (1994) - Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. Vol. 7, nº 3, p. 55-72.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho

CC License