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ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

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  • Percepções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Brasil
    Procuramos contribuir para analisar as situações de indisciplina em contexto de sala de aula, pois a dimensão e contornos desse fenómeno são tão frequentes nas escolas, sendo uma preocupação para professores, pais e alunos e que determinam planos estratégicos de prevenção e combate. A pesquisa de metodologia quantitativa, realizada em 2023, teve como base o estudo de caso (8º ano escolaridade), ancorando-se na prevalência dos atos de indisciplina nos alunos portugueses (amostra por conveniência N=25) dum Agrupamento de Escola. Trata-se dum estudo cariz exploratório, transversal, descritivo, analítico e explicativo, norteado pelos seguintes objetivos: compreender conceitos “disciplina-indisciplina” e infrações às regras disciplinares impostas; analisar causas/fatores condicionantes da indisciplina escolar; conhecer as representações dos alunos sobre atos indisciplinares; conhecer medidas/estratégias promovidas pela escola como forma de prevenção; envolver mais os pais no conhecimento das regras disciplinares. As técnicas de recolha de dados assentaram: observação documental com análise de conteúdo (projeto educativo, dossiê de turma); observação participante (registos); inquérito por questionário aos alunos (itens) e tratamento estatístico; entrevista semiestruturada professores (N=2). Os resultados obtidos confirmaram que a indisciplina é uma prática corrente na aula, com perceções distintas pelos alunos em relação “graus de gravidade” dos seus comportamentos, que diferem da perceção dos professores.
  • Relembrar o mentor da Lei de Proteção à Infância em Portugal no centenário da sua morte: Padre António d’Oliveira (1867-1923)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Instituto Serviço Social da Universidade Lusófona
    No centenário da morte do Pe. António d’Oliveira (1867-1923) analisamos a sua obra e ações em prol da proteção e reeducação dos menores delinquentes, em especial dos internados na Casa de Correção de Lisboa. O Pe. António d’Oliveira elaborou um regulamento inovador de intervenção nesse estabelecimento (1901) e foi mentor da Lei de Proteção à Infância (1911), a qual projetou o país para a esteira das nações preocupadas com infância. É um estudo histórico-documental com recurso à análise hermenêutica das fontes (primárias, secundárias) e legislação, com os seguintes objetivos: analisar a sua obra na vertente da proteção à infância; interpretar a Lei de Proteção à Infância à luz da época; compreender a intervenção reeducativa (Deus, Pátria, Trabalho) com menores internados. É nosso intuito relembrar historiograficamente esta figura dedicada ao problema da infância e delinquência infantojuvenil e à consciencialização da opinião pública para os graves problemas sociais, que deu contributos à História da Educação (Social).
  • As consequências curriculares do apoio tutorial na inclusão de alunos portugueses com necessidades específicas (Estudo de caso)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Ferreira, Ana Isabel Nogueira; IPSantarém-PA
    O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho permite aprendizagem e inclusão dos alunos portugueses com necessidades específicas, usufruindo Apoio Tutorial. O escopo da metodologia qualitativa utilizada, na modalidade de estudo de caso, teve propósito compreender o contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte daqueles alunos num Agrupamento de Escola. É uma pesquisa exploratória (observacional, transversal, descritivo, analítico, interpretativo) assente nos objetivos: compreender significado do apoio tutorial; e caraterísticas do professor-tutor; identificar os conhecimentos dos sujeitos em estudo sobre o papel do professor-tutor; caraterizar as metodologias de intervenção desenvolvidas no apoio tutorial; compreender as vantagens do apoio tutorial no acesso ao currículo, por parte dos alunos; conhecer várias áreas de competências trabalhadas na tutoria. A amostra inclui 4 alunos, intencionalmente selecionados, beneficiadores ano letivo 2022-23 daquela medida normativa de suporte, respetivos pais, diretores de turma e coordenadora da equipa de apoio e educação especial. Recorremos às técnicas de recolha de dados: observação participante, não-participante e documental; entrevistas semiestruturadas; notas de campo. Submetemos os dados à análise de conteúdo, agrupando a informação relevante em categorias/subcategorias, interpretando-as na base da triangulação. Cumprimos os procedimentos éticos e legais da investigação. Os resultados confirmaram que a tutoria é mediadora e habilitativa no acesso às aprendizagens dos alunos com necessidades específicas, desde que seja ajustada, ponderada, estruturada e monitorizada. Verificámos que o Apoio Tutorial contribui no acesso ao currículo, numa compensação relacional, promoção de competências, adaptação ao currículo, num efetivo exercício autonomia e flexibilidade curricular.
  • Portuguese Pedagogue of the Escola Nova in the 1st Republic (1910-26), Military Dictatorship (1926-28) and New State (1928-1974): Joaquim Tomás (1873-1973)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Study of a historical-documentary and/or bibliographical nature around the pedagogical figure of Joaquim Tomás, using hermeneutic methodology in the analysis and interpretation of sources (primary, secondary), complemented with interviews with a relative of his, which allowed us to historically reconstruct the life path and primary school teacher/inspector, admirer of the ideals of the New School and innovative school experiences in Europe. The hermeneutic method, indebted to the text/language and mediator in the research and interpretation of documentary sources, made us contextualize this figure of pedagogue in the socio-historical and political time in which he lived. We were guided by the following objectives: analyzing the work and actions of J. Tomás in the historical period of his life; understand in light of the time (context), the author, documentary authenticity and reliability, the nature of the argumentative interpretation related to education/teaching and modern pedagogy; identify J. Tomás within the ideas of the Escola Nova movement; value this pedagogical figure for the History of Education. In this rescue of individual memory for the collective in the field of Education, we wanted to deepen J. Tomás' contributions to the History of Education in Portugal and, mainly, his didactic-pedagogical aspect of primary education.
  • Perceção dos professores portugueses (educação especial) sobre os impactos da sua formação e experiência prática no contexto inclusivo
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Canteiro, Regina Aparecida Felgueiras Caló; Centro Universitário de Patos de Minas
    Utilizando uma metodologia mista (estudo exploratório, transversal, descritivo, explicativo e analítico, realizado em 2023), abordámos os impactos da formação e experiência prática dos professores portugueses de educação especial no contexto da educação inclusiva, tendo em conta a legislação em vigor e a diferenciação pedagógica. Aplicámos um inquérito por questionário (amostra de N=72 professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico) e realizámos observação documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas aos responsáveis. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico (Qui-quadrado, teste de Fisher) e análise de conteúdo, permitindo a verificação das seguintes questões: analisar a prática pedagógica do "professor inclusivo"; conhecer as opiniões dos professores sobre medidas inclusivas; compreender a profissão docente no âmbito da educação especial para a inclusão e aprendizagens inclusivas; averiguar se a formação e experiência implicam um melhor sucesso nos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e determinar se as medidas implementadas nas escolas promovem a inclusão. Os resultados confirmaram que os professores conhecem o regime jurídico e que a formação (inicial e contínua) é determinante para a implementação de estratégias adequadas.
  • Jovens em risco portugueses institucionalizados em lar de acolhimento: percurso formativo escolar e projeto de vida (Estudo de caso)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Sorocaba - São Paulo - Brasil
    O estudo, inserido na metodologia qualitativa (estudo de caso – situacional e institucional), pretende compreender o percurso escolar e autonomia de N=11 jovens portugueses em risco institucionalizados numa instituição de acolhimento -ADME (Castelo Branco) (período de realização do estudo ano letivo: 2021-22). Estabelecemos os seguintes objetivos: analisar perceção dos jovens em risco quanto à sua institucionalização e autonomização; perceber a integração desses jovens em risco no contexto escolar (processo educativo); identificar as dificuldades de aprendizagem desses jovens na sua escolarização; caracterizar o percurso socioeducativo desses jovens relativo ao desempenho e ao rendimento escolar; Determinar a adaptação desses jovens em risco quanto às relações educativas com os seus pares; compreender o papel técnicos da instituição no processo formativo dos jovens; analisar colaboração entre ‘ADME-escolas’; conhecer a construção do projeto de vida desses jovens. Utilizámos as seguintes técnicas de recolha de dados na pesquisa: observação documental (instituição) e participante; entrevistas semiestruturadas aos professores e técnicos da instituição de acolhimento; notas de campo; realização de ‘Focus Group’. Efetuamos uma análise de conteúdo às informações obtidas da observação (notas de campo) e das entrevistas e, posteriormente submetemos ao processo de triangulação tendo os resultados confirmado importância técnicos da instituição no percurso escolar, desenvolvimento das competências de autonomia e projetos de vida dos jovens, para além da boa inter-relação entre ‘ADME-escolas’. Há uma sintonia e colaboração adequada dos técnicos da instituição com a escola/professores ao longo do processo formativo desses jovens em risco e, ainda na construção do projeto de vida e inserção na sociedade.
  • Sistema vasconceliano nos meandros da Escola Nova: Pedagogo português Faria de Vasconcelos
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Estudo histórico-descritivo e documental sobre Faria de Vasconcelos (1880-1939), incluído na História da Educação, recorrendo às fontes primárias/secundárias, submetidas à metodologia hermenêutica analítica (análise de conteúdo). O objetivo foi abordar este pedagogo português no seu pensamento escolanovista e contributos à pedagogia contemporânea. A estrutura do texto assenta em 3 pontos: conhecer influxos do Movimento da Escola Nova no pensamento vasconceliano; analisar os contributos à orientação profissional na dimensão da pedotecnia/psicotecnia; compreender o seu legado pedagógico para a História da Educação portuguesa. Reconhecemos dessa análise ao sistema vasconceliano a projeção nacional e internacional deste pedagogo, impregnado ideais da Escola Nova, que os levou à prática, numa preocupação pela formação pedagógico-didática dos educadores/professores, pela pedagogia escolar, a orientação escolar/profissional e pelo âmbito psicopedagógico do ensino-aprendizagem. Propôs soluções aos problemas escolares dos alunos, incluindo os 8anormais9, bem evidentes na Proposta de Reforma do Sistema Educativo de João Camoesas, em 1923.
  • Institucionalização do serviço social português (Estado Novo) e a figura de Mª Leonor Sampaio
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Esta pesquisa de teor histórico-descritivo e hermenêutica aborda a institucionalização da formação serviço social em Portugal, com surgimento de escolas e profissionais na área do social, no período do Estado Novo (de 1928 a 1974), onde inserimos Mª Leonor Sampaio (1915–1996), com as suas intervenções sociais e parlamentárias em organismos estatais e religiosos. Estabelecemos os seguintes objetivos: compreender a institucionalização e evolução do serviço social até 1974; analisar as intervenções parlamentárias de Mª Leonor; conhecer o seu desempenho nas várias instituições inseridas no corporativismo Estado (índole estatista, católico, conservador). Propomos dois pontos de análise: institucionalização e consolidação da formação do serviço social (criação de escolas, significado da profissão); ação social e parlamentária sobre política social, proteção menores, medidas de assistência social às famílias trabalhadoras e vulneráveis, papel da mulher trabalhadora etc. Na reconstrução deste tempo histórico os contributos de Mª Leonor são positivos em prol da profissão serviço social, como trabalho social.
  • Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Revista Cadernos Pós-Graduação (São Paulo)
    Estudo de natureza histórico-documental sobre o escolanovista J. Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise interpretativa às fontes (primárias, secundárias), complementada com as entrevistas a um familiar, que nos permitiram, no contexto do ambiente educativo/ensino da época, analisar o percurso de vida e de professor/inspetor do ensino primário deste admirador dos ideais da Escola Nova e das experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico fez-nos contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sóciohistórico e político. Norteámo-nos pelos seguintes objetivos: analisar e compreender à luz da época este pedagogo, pela autenticidade e confiabilidade documental e pela natureza da interpretação argumentativa no seio da pedagogia moderna; o ambiente educativo e as ações de J. Tomás; identificar as influências da Escola Nova neste pedagogo; valorizar esta figura pedagógica para a História da Educação em Portugal. Neste resgate da memória, quisemos aprofundar os contributos didático-pedagógicos de J. Tomás para o ensino primário e para a formação de professores.
  • Comportamentos indisciplinares no 2º Ciclo do Ensino Básico português: representações de professores e pais num Agrupamento de Escolas
    Publication . Martins, Ernesto Candeias; Revista Alpha - Br.
    Realizámos estudo de metodologia quantitativa, exploratório, descritivo, transversal, analítico e explicativo, num Agrupamento de Escolas, sobre comportamentos indisciplinares dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, considerando as representações dos professores e dos pais/encarregados de educação dos alunos. Aplicámos um inquérito por questionário (respostas tipo Likert) a N = 8 professores e N = 30 pais/encarregados de educação, com observação documental (Projeto Educativo, dossiê de turmas do 5º e 6º ano de escolaridade) e notas de registo, durante março/maio de 2023. Os resultados confirmam existência de indisciplina na escola, sendo que raramente os professores realizam participações e processos disciplinares, enquanto a maioria dos pais (estilo parental autoritário), com educandos de problemas comportamentais indisciplinados, aplica castigos, zanga-se (ou ralha) ou proíbe os seus telemóveis, quando da prática de atos de indisciplina. Há uma tentativa de os professores utilizarem estratégias diversas para colmatar as situações de indisciplina, logo no início do ano.