Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As consequências curriculares do apoio tutorial na inclusão de alunos portugueses com necessidades específicas (Estudo de caso)

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho permite aprendizagem e inclusão dos alunos portugueses com necessidades específicas, usufruindo Apoio Tutorial. O escopo da metodologia qualitativa utilizada, na modalidade de estudo de caso, teve propósito compreender o contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte daqueles alunos num Agrupamento de Escola. É uma pesquisa exploratória (observacional, transversal, descritivo, analítico, interpretativo) assente nos objetivos: compreender significado do apoio tutorial; e caraterísticas do professor-tutor; identificar os conhecimentos dos sujeitos em estudo sobre o papel do professor-tutor; caraterizar as metodologias de intervenção desenvolvidas no apoio tutorial; compreender as vantagens do apoio tutorial no acesso ao currículo, por parte dos alunos; conhecer várias áreas de competências trabalhadas na tutoria. A amostra inclui 4 alunos, intencionalmente selecionados, beneficiadores ano letivo 2022-23 daquela medida normativa de suporte, respetivos pais, diretores de turma e coordenadora da equipa de apoio e educação especial. Recorremos às técnicas de recolha de dados: observação participante, não-participante e documental; entrevistas semiestruturadas; notas de campo. Submetemos os dados à análise de conteúdo, agrupando a informação relevante em categorias/subcategorias, interpretando-as na base da triangulação. Cumprimos os procedimentos éticos e legais da investigação. Os resultados confirmaram que a tutoria é mediadora e habilitativa no acesso às aprendizagens dos alunos com necessidades específicas, desde que seja ajustada, ponderada, estruturada e monitorizada. Verificámos que o Apoio Tutorial contribui no acesso ao currículo, numa compensação relacional, promoção de competências, adaptação ao currículo, num efetivo exercício autonomia e flexibilidade curricular.
Abstract: Decree-Law No. 54/2018, of July 6, allows the learning and inclusion of Portuguese students with specific needs, benefiting from Tutorial Support. The scope of the qualitative methodology used, in the case study modality, aimed to understand the contribution of tutorial support in accessing the curriculum by those students in a School Group. It is an exploratory research (observational, transversal, descriptive, analytical, interpretative) based on the objectives: understanding the meaning of tutorial support; and characteristics of the teacher-tutor; identify the knowledge of the subjects under study about the role of the teacher-tutor; characterize the intervention methodologies developed in tutorial support; understand the advantages of tutorial support for students’ access to the curriculum; get to know various areas of skills worked on in tutoring. The sample includes 4 students, intentionally selected, beneficiaries of the 2022-23 academic year of that normative support measure, their parents, class directors and coordinator of the support and special education team. We used data collection techniques: participant, non-participant and documentary observation; semi-structured interviews; field notes. We submit the data to content analysis, grouping relevant information into categories and subcategories, interpreting them on the basis of triangulation. We comply with ethical and legal research procedures. The results confirmed that tutoring is a mediator and enabler in accessing learning for students with specific needs, as long as it is adjusted, considered, structured and monitored. We found that Tutorial Support contributes to access to the curriculum, relational compensation, promotion of skills, adaptation to the curriculum, an effective exercise of autonomy and curricular flexibility.
Resumén: El Decreto-Ley nº 54/2018, de 6 de julio, permite el aprendizaje y la inclusión de estudiantes portugueses con necesidades específicas, beneficiándose del Apoyo Tutorial. El alcance de la metodología cualitativa utilizada, en la modalidad de estudio de caso, tuvo como objetivo comprender la contribución del apoyo tutorial en el acceso al currículo por parte de aquellos estudiantes de un Grupo Escolar. Se trata de una investigación exploratoria (observacional, transversal, descriptiva, analítica, interpretativa) basada en los objetivos: comprender el significado del apoyo tutorial; y características del profesortutor; identificar los conocimientos de los sujetos en estudio sobre el rol del profesor-tutor; caracterizar las metodologías de intervención desarrolladas en apoyo tutorial; comprender las ventajas del apoyo tutorial para el acceso de los estudiantes al plan de estudios; conocer diversas áreas de habilidades que se trabajan en la tutoría. La muestra incluye a 4 estudiantes, seleccionados intencionalmente, beneficiarios del curso 2022-23 de esa medida normativa de apoyo, sus padres de familia, directores de clase y coordinador del equipo de apoyo y educación especial. Se utilizaron técnicas de recolección de datos: observación participante, no participante y documental; entrevistas semiestructuradas; notas de campo. Sometemos los datos a análisis de contenido, agrupando la información relevante en categorías/subcategorías, interpretándolas en base a una triangulación. Cumplimos con los procedimientos de investigación éticos y legales. Los resultados confirmaron que la tutoría es un mediador y facilitador en el acceso al aprendizaje de estudiantes con necesidades específicas, siempre que sea ajustada, considerada, estructurada y monitoreada. Encontramos que el Apoyo Tutorial contribuye al acceso al currículo, la compensación relacional, la promoción de habilidades, la adaptación al currículo, un ejercicio efectivo de la autonomía y la flexibilidad curricular.

Description

Keywords

Apoio Tutorial Flexibilização curricular Necessidades educativas específicas Tutorial Support Curricular flexibility Specific educational needs Soporte tutorial Flexibilidad curricular Necesidades educativas específicas

Citation

Martins, Ernesto Candeias & Ferreira, Ana Isabel Nogueira (2024) As consequências curriculares do apoio tutorial na inclusão de alunos portugueses com necessidades específicas (Estudo de caso). Revista Saber Incluir, vol. 2, nº 3, set/dez., pp. 1-21. ISSN 2965-8950. DOI: 10.24065/rsi.v2i3.2812

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue